Home / Competições / Pan 2020 – Confira um raio-x do evento que marca o retorno do calendário competitivo da IBJJF

Pan 2020 – Confira um raio-x do evento que marca o retorno do calendário competitivo da IBJJF

Após um longo período de suspensão de eventos por conta da Pandemia do COVID-19, a IBJJF retorna ao cenário com a edição 2020 do Pan, que havia sido cancelado uma semana antes da sua data habitual em março. Ao contrário das edições anteriores, a IBJJF teve que remanejar o evento de Irvine para Orlando, no estado da Flórida, onde as medidas de lockdown estão mais flexíveis que na California.

Com a fronteira fechada para os competidores residentes no Brasil, o Pan terá a ausência de alguns nomes importantes. Entretanto, os nomes que entraram no campeonato são atletas com alto potencial e que estão prontos para entregar um ótimo show ao público do Jiu-Jitsu que está carente dos grandes eventos.

Como já é tradição aqui no BJJForum, nós faremos um raio-x de todas as categorias da faixa preta, apontando os seus potenciais favoritos e os nomes que podem surpreender. Confira:

Peso Galo

Atual Campeão: Cleber Clandestino (Almeida Jiu-Jitsu)

Sem a presença do atual campeão Cleber Clandestino (Almeida Jiu-Jitsu) e de figurinhas carimbadas como: Tomoyuki Hashimoto (CTA) e Rodnei Junior (Qatar BJJ), o peso galo tem em Lucas Pinheiro (Atos) e Jonas Andrade (PSLPB Cícero Costha) os seus principais nomes. Matheus Viana (GFTeam) e Willis Nunes (Checkmat) podem embolar a disputa.

Peso Pluma

Atual Campeão: João Miyao e Hiago George fecharam a categoria para a PSLPB Cícero Costha

Conhecida por ser a equipe que domina o peso pluma, a Cícero Costha tem em Paulo Miyao o seu único soldado em busca da manutenção da hegemonia. Apesar de ser o favorito, Miyao não terá vida fácil na competição. Nomes como: Hiago Gama (Alliance), Bebeto Oliveira (GFTeam) e Pedro Clementino (Carlson Gracie) são nomes que podem complicar a vida de Paulo na categoria.

Peso Pena

Atual Campeão: Matheus Gabriel (Checkmat)

Em busca do bicampeonato no peso pena, Matheus Gabriel chega ao Pan 2020 com um alvo nas costas. Na chave número um, caso não aconteça nenhum imprevisto, poderemos ter um encontro de Matheus Gabriel com Kennedy Maciel (Alliance), um duelo que poderia tranquilamente ser a final da categoria. Além dos dois nomes citados, a chave número um conta com a presença de Richar Nogueira (Rodrigo Pinheiro BJJ) e João Mendes (Atos).

Na chave de número dois, Isaac Doederlein (Alliance) e Gianni Grippo (Alliance) surgem como os principais nomes para uma semifinal. Samuel Nagai (Checkmat)  e Thiago Macedo (Rodrigo Pinheiro BJJ) correm por fora.

Peso Leve

Atual Campeão: Levi Jones-Leary (Unity)

De todas as categorias, o peso leve é a categoria que mais reúne talentos por metro quadrado. Na chave número um, Johnatha Alves (AOJ), Jonnatas Gracie (Atos) e Edwin Najmi (Gracie Barra) despontam como favoritos a uma vaga na final. Na chave número dois,  Márcio André (Nova União),  Renato Canuto (Checkmat) e Michael Liera (Atos) surgem como os principais nomes que disputarão uma vaga na final.

Peso Médio

Atual Campeão: Isaque Bahiense (Alliance)

Em busca do bicampeonato, agora como peso médio, Levi Jones-Leary (Unity) é um dos principais nomes da chave de número um. Do outro lado da chave, Guthierry Barbosa (Carlson Gracie) aparece como o principal oponente do Australiano em busca de uma vaga na final. Na chave número dois, Lucas Valente (Gracie Barra), Ronaldo Júnior (Atos) e Felipe Cesar Silva (Unity) são os principais nomes em busca de uma vaga na final da categoria.

Peso Meio-Pesado

Atual Campeão: Gustavo Braguinha e Lucas Hulk fecharam a categoria para a ATOS

Com a ausência de grandes nomes como: Gustavo Braguinha (Atos), Lucas Hulk (Atos) e Rudson Mateus (CTA), o meio-pesado tem em Gabriel Almeida (Checkmat) e Manuel Ribamar (Rodrigo Pinheiro BJJ) os seus principais nomes com chances de chegar na final da categoria. Apesar da experiência de Otávio Sousa (Gracie Barra) e Murilo Santana (Unity), Gabriel e Ribamar estão em uma fase melhor e contam com o trunfo da juventude para surpreender.

Peso Pesado

Atual Campeão: Kaynan Duarte (Atos)

No peso pesado, Gustavo Braguinha e Rafael Vasconcellos são os soldados da Atos em busca da manutenção do domínio da categoria. Os dois estão em chaves opostas e caso vençam seus confrontos, podem fechar a categoria para a equipe de André Galvão. Dois nomes surgem com potencial para evitar um possível fechamento: Roberto Jimenez (Studio 76) e Horlando Monteiro (Kimura KMR).

Peso Super-Pesado

Atual Campeão: Fellipe Andrew (Zenith)

Em busca do bicampeonato, Fellipe Andrew chega ao Pan de 2020 com algumas mudanças no seu treinamento. Até o Europeu desse ano, o pernambucano representava a Zenith. Recentemente, Andrew se juntou ao time da Alliance San Diego, que conta com alguns parceiros da época de Zenith.

A principal pedra no sapato de Andrew em busca do bi será o americano Keenan Cornelius (Legion American Jiu-Jitsu), que terá logo de cara o difícil Devhonte Johnson (Unity) pela frente.

Peso Pesadíssimo

Atual Campeão: Ricardo Evangelista e Max Gimenis fecharam a categoria para a GFTeam

Em busca do bicampeonato, Max Gimenis (GFTeam) chega a mais um Pan com grandes chances de disputar mais um ouro. Por conta de uma boa posição no ranking, o atleta da GFTeam já entrará nas semifinais. Do outro lado da chave, Luiz Panza (Checkmat) é o principal nome na disputa de uma vaga na grande final.