Home / Competições / Brasil / Lucas Valente fala sobre ‘endeusamento’ de mídia e aconselha atletas: ‘Você tem que saber o seu valor’

Lucas Valente fala sobre ‘endeusamento’ de mídia e aconselha atletas: ‘Você tem que saber o seu valor’

Lucas Valente (Reprodução: Instagram)

 

É verdade que a mídia é, atualmente, uma das maiores vitrines para atletas e age de maneira muito positiva em muitos aspectos. Mas como nem tudo tem apenas lados positivos, nem sempre o atleta que recebe o elogio – ou até mesmo a crítica – da mídia sabe como lidar com a situação.

 

Em entrevista para o canal do YouTube e podcast Jiu-Jitsu in FramesLucas Valente, faixa preta da Gracie Barra e atual vice-campeão mundial peso leve, após travar uma batalha duríssima que terminou na decisão dos árbitros contra Lucas Lepri em 2019 (seu primeiro mundial na faixa preta), falou bastante sobre o papel da mídia.

 

Ele disse que antes, nas faixas coloridas, se importava muito com o que os veículos de comunicação iam dizer e, muitas vezes, chegou a lutar campeonatos em que nunca o citavam como favorito e, ainda assim, ele conseguia finalizar as lutas e vencer. Mas hoje em dia, com a experiência, sua cabeça mudou e ele aproveita para dar conselho para os atletas que se preocupam com o que estão falando por aí.

 

“Porque a mídia diz algo de você, não significa que você é, seja bom ou ruim. Então você tem que saber o seu valor, você tem que olhar para você no espelho e falar: ‘esse sou eu’. Se a mídia fala que você é ruim, se a mídia fala que você é bom, beleza. Se falar que você é bom, que maneiro. (…) E continua na certeza de quem você é. E se falou mal, pega isso como motivação para provar que eles estão errados, mas não focando neles, focando em você”, disse.

 

Lucas também destacou um conselho que recebeu do faixa preta Viktor Doria, da Fight Sports Miami e levou para a vida. Uma mídia específica havia citado que a guarda de Lucas era “impassável” e ele disse: “Lucas, não deixa isso subir a tua cabeça e não queira essa pressão em você. Porque todo mundo quer ver o gigante cair. Se você é uma pessoa que é ‘irraspável’, todo mundo quer te ver ser raspado”.

 

“Às vezes a pessoa até gosta de você, mas ela quer mostrar para ela mesma que não existe isso ou aquilo. Então ele me deu esse conselho de não deixar a cabeça se levar pelo que a mídia fala e não querer esse peso nas minhas costas”, contou Lucas.

 

Por conta disso, ele aproveitou para deixar o conselho para os mais jovens, que estão começando a jornada no jiu-jitsu. Ele diz para não se importar também sobre o que a mídia está falando do seu oponente e se focar apenas no que você pode fazer. “Saiu lá [na mídia] e o que tem? (…) Na hora que você está ali, você tem que olhar do queixo pra baixo. Muitas vezes você quer ficar olhando a pessoa, mas e você?”, finalizou Lucas.

 

Para assistir a entrevista completa com Lucas Valente, acesse o canal no YouTube do Jiu-Jitsu in Frames ou se preferir, pode ouvir também no podcast.