Home / Colunas / Coluna da Mayra: Fui mal na competição. E agora?

Coluna da Mayra: Fui mal na competição. E agora?

Foto de Graciemag.com

O ano de 2004 foi muito difícil pra mim. Eu fui treinar nos Estados Unidos com meu amigo Marcel Stürmer e a técnica Gracie Martinez. Eu estava indo muito bem fisicamente e mentalmente. Com certeza aquele seria um ano de vitórias para mim. Faltando poucos meses para o mundial eu machuquei as costas. Mesmo assim ainda tentei insistir um pouco mais e resolvi participar de um torneio local, na Califórnia.

Eu fui muito mal na competição e aquilo me deixou muito desmotivada. Todo meu esforço daquele ano inteiro, todo investimento em treinamentos, viagens, materiais, foram por água baixo.

Mas espera! Será que foi tão ruim mesmo??

O período que eu precisei parar para me recuperar foi fundamental para eu rever muita coisa. Eu analisei o que estava fazendo de errado, estudei, decidi mudar a estratégia e ir para ação. Eu podia ter me lamentado. E confesso que me lamentei por um tempo. Mas depois tudo aquilo me deu tanta força, que ao invés de desistir eu decidi lutar!

Tracei novas metas e objetivos para o ano seguinte. Mudei completamente a minha estratégia e o ano de 2005 foi o meu melhor ano com patinadora.

É claro que você não precisa passar por um campeonato ruim para encontrar motivação para continuar sua jornada, mas acredite, a derrota é uma das maiores lições que a vida nos dá. E se você for inteligente, você passa por tudo isso de cabeça erguida e faz do campeonato seguinte ser o melhor da sua vida!

Isso é um exemplo de resiliência. E esse é um dos principais temas que eu trabalho com os meus clientes no meu programa de alta performance, sejam eles atletas, estudantes ou empresários.

Lembre-se: o seu pior momento pode ser a mola que você precisa para alcançar o seu melhor resultado!

Se essa mensagem faz sentido para você, compartilha no seu Facebook. Se você é técnico e trabalha com atletas, converse com eles sobre isso

E não se esqueça, todo campeão precisa entender sobre resiliência

Por isso, eu ensino algumas técnicas de resiliência (para aprender a lidar com derrota) no meu workshop “A mente do Atleta Campeão”.

Eu vou rodar o país com o Workshop e a palestra motivacional nestes meses de julho e agosto.

Se você quer participar, envie uma mensagem para mim, ainda da tempo

***

Mayra Ramos Kawamoto
Ex-atleta da seleção brasileira de Patinação Artística
Atualmente, Mayra mora nos Estados Unidos e atua como coach de alta performance para atletas de diversas modalidades esportivas.
mayrakawamoto@gmail.com