Home / Destaques / Após ouro duplo no Mundial, Rudson Mateus fala sobre seu desempenho em 2017

Após ouro duplo no Mundial, Rudson Mateus fala sobre seu desempenho em 2017

Fonte: Instagram (@rudsonmateusbjj)

No último sábado, o amazonense Rudson Mateus colocou seu nome no hall dos lutadores que conquistaram ouro duplo na faixa marrom como: Roger Gracie, Ronaldo Jacaré, André Galvão, Erberth Santos e outras feras. Rudson fez um total de onze lutas, sendo sete na categoria Meio-Pesado e quatro no Absoluto.

O atleta da Brasa CTA nos conta como foi a sua performance no Mundial, como foi a preparação para a competição e comenta sobre o convite para participar do Royal Invitational, campeonato idealizado por Joel Tudor (Proprietário da Studio 540), cujo intuito é misturar atletas das faixas de base (azul, roxa e marrom) e separá-los por categorias de peso.

BJJFORUM – Nesse ano de 2017, você conseguiu grandes êxitos como o ouro no absoluto do Pan e o ouro duplo do mundial, descreva a sensação de ter conquistado esses grandes feitos?

Rudson Mateus: Quando eu fui campeão absoluto no Pan e vice na categoria, eu voltei para casa insatisfeito. Parei para refletir e me perguntei: Com quantos campeões eu lutei no Pan? Não tinha tantos nomes na Faixa Marrom. Voltei para San Jose e iniciei meu foco para o Mundial. Após eu ter sido Campeão Mundial eu pensei: Agora sim meu dever foi cumprido! Pois eu venci os melhores atletas na Faixa marrom! Eu tenho acordado todos os dias e me lembrado que tenho duas medalhas de ouro do mundial! Essa sensação é maravilhosa!

BJJFORUM – Sabemos que todas as lutas em um Mundial são duras, porém tem alguma que você gostaria de destacar como a mais marcante na campanha?

Rudson Mateus: Eu gostaria de mencionar não só uma, e sim três lutas. A primeira foi a final da categoria, quando eu venci o Gustavo Batista. A luta foi bem disputada e acabou 10 x 7 ao meu favor. A segunda luta foi contra o Gutemberg Pereira, que era um dos favoritos ao título absoluto. Essa luta foi bem disputada e terminou com uma raspagem minha no finalzinho e garantindo o 2×0. Por último, a luta contra o Vinicius Gazola da Alliance, um dos caras que vem se destacando entre os pesos pesados e eu consegui finalizá-lo.

Rudson em ação no Mundial – Fonte: IBJJF

BJJFORUM – Acompanhamos sua carreira desde a época de faixa azul, quando você treinava na Game Fight. De uns tempos pra cá, você se juntou ao Caio Terra. Conta para nós o quão importante é a figura do Caio na sua carreira?

Rudson Mateus: Eu estou com o Caio desde 2015. Além dele ter ajustado meu jogo, ele preparou um programa de treinamento mais específico para mim. As vezes eu nem gosto de lembrar desse treino porque chega a ser cansativo (Risos). Falando sério, o Caio Terra tem me ajudado bastante não só como atleta, mas também como pessoa. Sou muito grato a ele.

BJJFORUM – Como é a sua rotina de treinos na Califórnia e como foi o camp para o Mundial?

Rudson Mateus: Quando eu iniciei minha preparação para o Mundial, eu pensei em lutar como Peso Pesado, inclusive eu bati 96 kg, um peso que nunca nem cheguei perto. Tive uma conversa com o Caio a respeito de eu treinar Jiu-Jitsu apenas uma vez por dia e malhar duas vezes por dia. Ele aceitou, mas com uma condição, e a condição seria aceitar o treino dele, o treino específico! Imagina você treinar um,dois ou três minutos com os caras mais duros da academia? E você ter que ficar em uma roda para treinar com duas, três ou quatro pessoas? Eu aceitei e foi bem desgastante! Saia exausto todos os dias! Mas quando eu coloco uma meta na minha mente, não tem quem tire!

BJJFORUM – Você vai participar do Royal Invitational (Evento que mistura atletas de diferentes graduações de base: azul,roxa e marrom). Qual a expectativa para esse evento?

Rudson Mateus: Eu aceitei esse convite porque eu gosto de competir! Tem muitos azuis e roxas na minha divisão. A princípio, eu iria lutar na categoria até 195 libras (88,3 kg), mas agora após o Mundial, eu só quero comer e resolvi mudar de divisão e lutar entre os pesados.

BJJFORUM –  Deixe um recado para a galera que acompanha o BJJFORUM. Fique a vontade para mencionar seus patrocinadores e incentivadores que te acompanham em sua carreira.

Rudson Mateus: Eu gostaria de agradecer ao BJJFORUM pela oportunidade e gostaria de mandar um recado para a galera que pensa que está estacionada. Gostaria de dizer que tudo tem o seu tempo! Se você quer, você consegue! Apenas acredite em si próprio! Gostaria de agradecer a Deus por tudo que vem proporcionando em minha vida, a minha família, meus amigos e aos meus patrocinadores.