Home / Colunas / Arquivos Históricos / Um pouco da história do jiu jitsu by Geo Omori – parte 2: Kodokan

Um pouco da história do jiu jitsu by Geo Omori – parte 2: Kodokan

Na década de 1930 o Rio de Janeiro vivia um frenesi em torno do jiu jitsu. Essa arte marcial era representada pelos irmãos Gracie (Carlos, Hélio e George) e por alguns japoneses que haviam treinado direto na Kodokan. Dentre eles destacamos Takeo Yano e Geo Omori. 

Omori era aluno da lenda da Kodokan  Tokugoro Ito e havia sido instrutor na escola japonesa antes de ser embaixador do Kano jiu jitsu (posteriormente conhecido como judo).

Os desafios entre o jiu jitsu, outras artes marciais e homens notáveis (como dobradores de aço de circo, estivadores, etc) diariamente ocupavam as páginas de jornais.  Geo Omori publicou no Diário de Notícias em 1932 uma série de quatro reportagens onde contava a origem do Jiu Jitsu. É uma visão muito próxima da fonte da Kodkwan jiu jitsu (judo) e tem 85 anos que essa história foi contada. É interessante notar que nessa época o judô não era judô e sim Kodkwan Jiu Jitsu, ainda não havia “pegado” o nome judô. Havia muitas escolas de jiu jitsu no Japão no começo do século 20 a Kodkwan (Kodokan) era mais uma delas.

A segunda reportagem foi publicada em 03 de Agosto de 1932 e você confere na íntegra abaixo (adaptamos as grafias aos tempos modernos):

by Geo Omori

Grande mestre, o célebre professor Jigoro Kano! Pertenceu à famosa escola de Kodokwan (NT Kodokan) de onde tem saído os mais completos lutadores de Jiu Jitsu de que se há memória.

Homem de louvável saber, Jigoro Kano nunca recuou diante de obstáculos para se aprofundar no estudo rigoroso do Jiu Jitsu. Analisou o sistema meticulosamente,, e o seu interessem em fazer do jiu jitsu um método de defesa pessoal era tão grande, que chegou ao ponto de estudar também todos os outros existentes em tal época, escolhendo afinal, apenas dois: o “Shinyo Ryu” e Kitou Ryu, que já citei em meu artigo anterior. Isso feito, Jigoro Kano prosseguiu em novas e estafantes pesquisas sobre os doi métodos referidos e quando nada mais havia para analisar ele se deu por satisfeito

OS RESULTADOS DA TAREFA DE JIGORO KANO

O grande e inesquecível mestre introduziu numerosas modificações sobre os golpes de ataque e de defesa. Alterou e aperfeiçoou muita coisa, descobrindo outros tantos golpes e, graças à sua longa experiência e a vivacidade sem par do seu espírito. Jigoro Kano, decuplicou a eficiência do jiu jitsu

KODOKWAN – O TEMPLO SAGRADO DO JIU JITSU

Há uma escola de jiu jitsu no Japão que, pela sua importância e pelo rigor dos ensinamentos, é como que considerada um templo sagrado. Trata-se de Kodokwan (koudo-kan) escola fundada por Jigoro Kano em Tóquio, capital do império japonês, em 1882 (século Meiji,15 anos)

E O JIU JITSU PASSOU A CHAMAR JUDO

Fundado esse estabelecimento Jigoro Kano resolveu modificar o nome da luta japonesa que, em vez de jiu jitsu foi alterado por ele para Jiu-Do ou Judo. Ainda hoje, quando se fala em Judo sabe-se logo que se trata da luta que obedece aos preceitos de Jigoro Kano.

A sua escola chamava-se Kodokwan Judo

QUANDO A ESCOLA DE JIGORO KANO DESLUMBROU O JAPÃO

Após 10 anos de incessante atividade a escola Kodkwan judo era popularíssima no Japão, porém nem todos sabiam ainda seu verdadeiro valor. Ela que se ofereceu a Jigoro Kano a oportunidade de romper de vez o mistério em torno da Kodokwan

E A INVENCIBILIDADE DOS DISCÍPULOS DE JIGORO KANO GLORIFICOU AINDA MAIS O GRANDE PROFESSOR

Jigoro Kano era um homem devotado ao estudo e ao trabalho. Nunca se deixou seduzir pela fama e nem jamais se preocupou com a publicidade. Cumpria uma elevada missão educativa e jamais permitiu os ruídos que vinham de fora o empolgassem. Na sua opinião trabalhava com mais utilidade pelo Japão, dispensando todos os cuidados à sua escola, não perdendo tempo em reclames que se achavam em antagonismo com seu temperamento e geralmente contrárias à sua índole sossegada de japonês.

Uma vez ficou resolvida a realização de um competição de honra entre a escola policia central de Tóquio e a Escola de Kodokwan de Jigoro Kano. Grande interesse se despertou nessa competição porque todos desejavam ver até onde ia a eficiência do famoso mestre. Estávamos então em 1895 (século Meiji, 28 anos).

Nessa época não havia escola que vencesse a Polícia Central, que possuía um corpo de jogadores exímios e terríveis. Pois bem meus caros leitores, a escola de Kodokwan fo professor Jigoro Kano saiu triunfante em toda linha, derrotando amplamente todos os lutadores da Polícia Central de Tóquio!

Foi aí que se começou a falar do valor exato da escola de Kano. Dessa época para cá (NT 1932), não há quem não conheça o notável estabelecimento de ensino de jiu jitsu – o mais célebre e mais importante – onde a luta nipônica é estudada e praticada com um carinho verdadeiramente científico.

Entre os alunos da Kodokwan, veem-se os vultos dos mais proeminentes do Império

ONDE SE FALA DO CONDE MAEDA DE KOMA

Falar de Maeda de Koma no BRasil é recordar toda uma série de momentos brilhantes da vida desse grande mestre do jiu jitsu. Acredito que Maeda seja tão popular no Brasil quanto o é no Japão. Ele fez muito, sem dúvida, para a aproximação do povo japonês e do povo brasileiro. É pois um nome que está tão profundamente integrado na história esportiva desse país que julgo desnecessário fazer referência mais extensa a sua individualidade. Hoje no Pará, vivendo uma velhice gloriosa e calma, o Conde Maeda de Koma exerce uma importante comissão do Governo Nipônico

UMA PLEIADE DE ASTROS DO JIU JITSU

Ao tempo do professor Jigoro Kano, existia uma pleiade de lutadores, seus alunos a qual é merecedora de um registro especial. Os mais conhecidos lutadores de tal época foram: Yoshiaki Yamashita, Sakujiro Yokoyama (Diabo Yokoyama) Tsunejirou Tomita, SItigoyo Baba, Hajume Tsogai, HIdeti Nagaoka, Shirou Saigo, etc

Maeda de Koma foi discípulo do célebre Sakujiro Yokoyama um dos mais notáveis lutadores do Japão e aprendeu tão bem as lições do mestre que, mas tarde, rivalizou em saber com o mesmo, revelando uma capacidade técnica e uma habilidade simplesmente admiráveis.

——————————————————

(continua na próxima quarta)

Parte 1

Veja a matéria original abaixo:

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com