Home / Colunas / Agnes Lima / Senhor promotor, sou lutador e não vendedor!

Senhor promotor, sou lutador e não vendedor!

Evento mma

Público participativo em evento de mma. (Foto: Reprodução/UFC)

Quais os pontos, na minha visão, em que lutador deve sim ser um colaborador em vendas do evento que participa? Vou contar pra vocês.

Antes de ser qualquer coisa, seja lutador, promotor, organizador, jornalista, colunista e etc de MMA, todos somos fãs do esporte.

Sem isso, nenhum de nós teria sequer se prestado a assistir uma luta, participar de um evento, escrever uma coluna, ou ainda mais, organizar e lutar num evento.

Sendo assim, falarei primeiro sobre o olhar de fã que sou.

O evento de MMA para o fã

O que espera um fã de MMA quando vai assistir um evento?

Ora, o que mais seria se não um grande espetáculo? A rivalidade entre os oponentes, as grandes lutas, mesmo em eventos amadores (que em alguns casos surpreendem mais que os profissionais). Aquela provocação sadia, o nascimento de rivalidades, a conquista de torcedores para que, cada vez mais, as lutas sejam assistidas?

Pois bem… Como conquistar isso num país sem incentivo ao esporte como o nosso?

Pra mim, com a união. De todos. Eventos, lutadores, torcedores e afins.

Conscientização de todos

Acho que chegou o momento da conscientização de todos de que somos um país sem incentivos e, se queremos ver a coisa acontecer, temos que arregaçar as mangas.

Nós, torcedores, tirar o escorpião do bolso e, sem dó ou miséria, pagarmos pra ver a luta de amigos e bons lutadores.

A iniciativa privada enxergar que o MMA hoje é um esporte altamente rentável e não mais carrega aquela estigmatização do tempo do vale-tudo onde mães temiam que os filhos participassem. Hoje elas incentivam. Hoje é um esporte realmente regrado.

Lutador-vendedor?

Por último, e mais delicado, gostaria de deixar aqui minha opinião sobre os lutadores vendedores. Sim, vendedores.

Vejo em muitos casos lutadores que se recusam a lutar por bolsa bilheteria, entendendo que isso seria exploração do evento, afinal ele é a estrela do show. E realmente é! Porém tem que entender que, se quer crescer no Brasil, precisa ser parte desse incentivo.

Quando se passa a conhecer e participar da organização de eventos de luta, conhece-se um mundo de gastos antes inimaginável. Desde a lâmpada que ilumina o evento, os prestadores de serviço, cadeiras, octógono (ou ringue), ring girls, imprensa, fotógrafo, arbitragem, fita pra demarcar espaços, segurança, ambulância, médico, etc, etc, etc…. é uma infinidade de gastos que muita gente nem imagina.

Como bancar tudo isso sem que se tenha público? E olha que eu nem falo de evento lucrando horrores, porque a maioria nada lucra. Falo de pagamento de gastos mesmo.

Aí entra a decisão do lutador em ser um, também, incentivador e trabalhador para o crescimento do seu esporte.

Vender 20, 30 ingressos, além de não ser o fim do mundo, é uma ótima forma de garantir lá a sua bolsa, mesmo que pequena para os iniciantes.

É uma forma de fazer o espetáculo acontecer, de ampliar o esporte e de mostrar o trabalho dentro do cage sem que deixe de ganhar e sem que o evento fique sem ter como pagar o que precisa.

E no mais, fazer uma grande luta sem plateia, que graça teria?

Eu entendo que lutador quer lutar, quer mostrar seu trabalho lá dentro do cage, mas estamos chegando à era em que sem essa conscientização de que MMA virou entretenimento e precisa aliar o marketing às lutas, vai acabar engolindo gente muito boa.

Por isso eu peço aos lutadores, encarem esse desafio. Sejam também incentivadores da propagação do MMA!

É claro que não vou eximir os eventos de suas responsabilidades e funções, porém, para não alongar, deixarei esse tema, também delicado, pra próxima semana.

Confiram!

 

Por Agnes Lima
Facebook: Grupo Do Vale Tudo ao MMA

Para ficar por dentro das principais notícias do mundo da luta, siga nossos perfisno Twitter e Instagram, e curta também a nossa página oficial no Facebook.

*O material acima representa a opinião pessoal do autor, não retratando necessariamente a opinião do BJJForum.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com