Home / Colunas / BJJF Entrevista / Ricardo Demente fala ao BJJForum sobre sua volta aos tatames

Ricardo Demente fala ao BJJForum sobre sua volta aos tatames

Ricardo Demente (Foto: UFC)

Ricardo Demente recentemente anunciou a sua volta aos tatames após passagem no MMA. Demente chegou a participar do TUF e fez duas lutas no UFC e decidiu retornar às competições de Jiu Jitsu se aposentando com o cartel no MMA de 5-1.

Faixa preta de Robson Moura, Demente, que tem duas medalhas de prata em mundiais (2009-2010), falou com exclusividade ao BJJForum:

BJJForum: Como você enxerga as diferenças entre o jiu jitsu de sua época e o atual?

Demente: O Jiu-jitsu sempre está evoluindo, atualmente está bem mais dinâmico, com posições sendo efetuadas tanto quanto pesados ou galos. Acho isso muito bom, pois deixa as lutas mais movimentadas e dinâmicas de assistir.

BJJForum: Como vê o crescimento da IBJJF e o surgimento da UAEJJ?

 Demente: A IBJJF vem crescendo de uma forma espantosa, alguns campeonatos estão enchendo e esgotando as inscrições. Isso mostra que o jiu jitsu vem crescendo muito, principalmente nos Estados Unidos. 

A UAEJJ vem crescendo também, porém de forma mais sutil, mesmo que ofereça a premiação em dinheiro, o que deixa bastante competitivo.

A IBJJF investe bastante em marketing e divulgação. Em compensação a UAEJJ oferece prêmios em dinheiro, o que vem atraindo mais atletas deixando a competição mais acirrada. Isso fez com que a IBJJF se mexesse e começasse a oferecer prêmios em dinheiro com a liga profissional.

BJJForum: Como foi a transição para o MMA?

Demente: Foi boa, tive a ajuda de muita gente que me deu muita dica, como André Dida, Rafael Cordeiro, Fabricio Werdum, Tito Ortiz entre outros grandes atletas que me deram dicas, me ensinaram muita coisa. O MMA é bem diferente do jiu jitsu. Quando envolve socos e chutes, especialmente com atletas experientes, fica muito difícil aplicar só jiu jitsu.

BJJForum: Como programa a volta? Mundiais? Lutas casadas?

Demente: Estou ainda terminando de montar minha minha academia em Dallas, Texas. Já estou treinando e me preparando para voltar aos tatames, sempre gostei de competir jiu jitsu.

BJJForum: O que acha da implementação do antidoping no Jiu Jitsu?

Demente: Acho que precisa ser feito para todos, como nos esportes olímpicos onde todos são testados. Da forma que é feito hoje, somente os primeiros colocados dos mundiais são testados se não me engano, deixa-se muita margem para uso de anabolizantes pelos outros participantes. Mas isso requer um investimento muito grande por parte da IBJJF pois custa cara cada exame, o que, acredito, deixa inviável de acontecer.

BJJForum: Em qual categoria pretende retornar?

Demente: Super-pesado ou pesado, vamos ver, na categoria que me sentir melhor. Nunca fui de cortar peso para lutar jiu jitsu, gosto de me sentir bem, independentemente se estou um pouco mais leve do que os meus oponentes da categoria. Para mim o importante é se sentir bem, com energia pra lutar. Qual é a vantagem de cortar peso? lutar se sentindo fraco e apático? Eu não estando no meu potencial máximo, não faz muito sentido pra mim. Mass muita gente pensa diferente e respeito a opinião deles.

BJJForum: Vai ser kimono ou no gi?

Demente: Os dois. Gosto mais de Kimono, tenho prazer em lutar, me faz sentir vivo, feliz.

BJJForum:  Como é a relação dele com o Robinho? E com a Nova União?

Demente: Eu sou aluno do Robinho, desde da faixa branca até a preta. O Robinho era Nova União, por isso eu era nova união também. Mas sempre fui próximo de algumas pessoas que estavam na nova união como: Bruno Bastos e Ricardo (fala asneira) Bastos. Depois que eles saíram também deixei de fazer parte. Hoje eu levo a bandeira do meu professor Robinho e a minha: Ricardo Abreu BJJ.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com