Home / Colunas / Quando a idade chega: lutar de Adulto ou Master?

Quando a idade chega: lutar de Adulto ou Master?

Helvécio Penna, que aos 56 anos ainda luta entre os adultos. Foto de: Tatame

 

A vida do competidor no Jiu-Jitsu é bastante intensa, desde as faixas iniciais. Alto número de competições de diversas federações, corte de peso, treinamento intenso, preparação física, tratamento de lesões e desgaste gradativo do corpo fazem parte da vida do atleta de alto rendimento.

O avançar da idade traz consigo vitórias, derrotas e muito aprendizado e experiência. Mas traz também uma nova categoria, um novo horizonte a partir dos 30 anos: a categoria Master.

Uma regra universal do Jiu-Jitsu, independente da federação, é que o atleta que tem 30 anos ou mais pode competir tanto na categoria Master quanto na categoria adulto. Mas como escolher em qual faixa etária competir?

O primeiro aspecto a ser analisado é pessoal e intrínseco. O atleta tem que avaliar sua própria condição física com honestidade. Como a categoria adulto vai dos 18 aos 29 anos, acaba abrangendo uma faixa etária bem ampla e heterogênea, trazendo a possibilidade de confrontos contra “garotos” na faixa dos 20 anos, cheios de força e disposição. Já a categoria master 1 vai dos 30 aos 34 anos, restringindo bastante a diferença de idade entre os seus competidores, trazendo maior equilíbrio, em teoria.

Outro aspecto importante é o objetivo propriamente dito do atleta, se luta exclusivamente pela medalha de ouro, para ser campeão ou se, além disso, busca o autoconhecimento, se testar. Por abranger uma faixa etária mais restrita, a categoria master tende a ter muito menos lutas em suas categorias de peso em relação às categorias no adulto. Mas não há como negar que é um grande desafio quando o atleta master se aventura no adulto!

A categoria master também apresenta uma situação muito curiosa para quem acha que essa categoria é “fraca”:

Imaginem um atleta que, aos 32 anos, é promovido à faixa preta e resolve competir no master. Este atleta tem altíssimas probabilidades de topar, na sua estreia na faixa mais escura de todas, com um adversário de mesma idade e que seja faixa preta desde os 20 anos de idade! Mais ainda: ele pode topar com lendas do esporte como Saulo Ribeiro, Rodrigo Comprido, Rubens Cobrinha e tantos outros que já passaram com folga dos 30 anos e continuam competindo em alto nível!

Portanto, não há uma regra para decidir se você vai competir no adulto ou no master. A decisão é pessoal.

Mas o amigo que vos escreve aqui tem uma sugestão para quem gosta de pódio: lute em ambas as categorias de idade, peso e absoluto. Já pensou em quatro medalhas de ouro no mesmo campeonato?

Mas antes, hora do treino!

Até a próxima!

Curta BJJForum

OSS

  • Sinistro Lacerda

    Animal a materia, a pior parte sobre a decisão são os patrocinios, pois eles visão quem ta na adulto e master só se vc tiver uma bagagem boa, eu por ex comecei no bjj com um pé na master hj opto em competir na master justamente pelo caso de pegar um garoto 10 anos mais novo que eu não que eu nao va fazer frente, mas é outra cabeça outra rotina de treino! oss parabens pela materia!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com