Home / Colunas / BJJF Entrevista / Promessas do Jiu Jitsu – André “Dedé” Porfirio – Faixa Roxa- PSLPB

Promessas do Jiu Jitsu – André “Dedé” Porfirio – Faixa Roxa- PSLPB

um

André Porfirio é mais um dos campeões formado por Cicero Costha. Jovem Santista de caráter reservado tem colecionado títulos na sua curta carreira. Seu Jiu Jitsu baseado na sua excelente e agressiva 50/50 com bastantes ataques ao pé já lhe rendeu títulos no Brasileiro, Europeu(peso e abs), Mundial e World Pro. Algumas horas após pegar a faixa roxa André respondeu ás nossas perguntas.

Fala-nos do teu início no jiu jitsu, onde e com quem começaste…

Comecei a treinar jiu jitsu por causa do meu pai que sempre se preocupou muito com meu peso já que na infância fui uma criança obesa , meu pai desde cedo me colocou em esportes como natação, Muay Thai, caratê, mas nunca tinha gostado de verdade de nenhum deles até que um dia meu pai me propôs a fazer judô, como eu ainda morava na cidade de Santos fomos na academia do medalhista olímpico Rogério Sampaio. Assisti um treino mas não gostei tanto, no caminho de volta pra casa vimos uma placa escrito jiu jitsu é meu pai me propôs a assistir uma aula , aí foi amor a primeira vista, no outro dia já compramos kimono, faixa e eu comecei a treinar…Em 2011 com o mestre Valdir Canuto “Tio Chico “…
kmSempre gostei muito da adrenalina que tem na competição, então logo com 3 meses de treino já fui pro meu primeiro Campeonato , perdi na primeira luta mas ali eu já vi o que eu queria pra minha vida , sempre com meu pai me acompanhando.
Os meus cinco primeiros campeonatos acabei perdendo na primeira luta , mas não desisti e continuei treinando forte e consequentemente os resultados começarão a vim , na época eu ainda era infanto juvenil…

Como conheceste o Mestre Cicero Costha? O que te levou a juntares-te á PSLPB?  

Comecei a competir muito pelo interior de são Paulo mas minha equipe não competia no mesmo ritmo, então acabava sempre indo só eu e meu pai mesmo , chegava nos campeonatos e sempre encontrava com uma galera bem descontraída e que sempre ia atrás dos absolutos, que no caso era a equipe do Cícero Costha. No final de 2012 decidi vim morar com meu pai em São Paulo já que antes morava com minha mãe em Santos para tentar a vida no jiu jitsu e me juntar a equipe Cícero Costha que sempre admirei muito.

André embora sejas uma estrela em ascensão mantens-te sempre “low profile”… Acreditas q muitos campeaoes coloridas perdem o foco e isso acaba prejudicando a sua vida de atleta?⁠⁠⁠⁠

Desde que comecei já conheci muita gente boa no esporte que acabaram parando por diversos motivos, meu jeito é bem tranquilo, tento manter-me discreto….

Como foi o sentimento de receber a faixa roxa? 

André sendo graduado

André sendo graduado

Já tenho 5 anos de jiu jitsu, fiquei 2 anos e meio em cada faixa , acho que foi bom esse tempo pra mim, pois consegui me adaptar bem as faixas e acho que recebi a faixa em boa hora, me sinto preparado para enfrentar os melhores da faixa…

André recentemente estiveste em Portugal e acabaste por receber um patrocínio de uma empresa portuguesa… como surgiu essa oportunidade? 

André e Manoel Neto

André e Manoel Neto

Acabei conhecendo o Manoel Neto na Califórnia em um dos treinos que fiz em uma pequena filial da Atos, eu não o conhecia mas ele disse que acompanhava meu trabalho e que se eu precisasse de um suporte no próximo europeu que no caso foi o desse ano , ele me daria uma força.
Então quando fui à Portugal ele recebeu eu e mais dois amigos de braços abertos, logo após a minha conquistas do duplo ouro tivemos uma breve reunião e ele acabou por me oferecer esse ótimo apoio

Tu tens uma 50/50 muito agressiva… o que achas dos que são da opinião q essa posição trava o jogo e devia ser proibida? 

Eu uso muito a 50/50 em minhas lutas buscando sempre a finalização, com a chave de pé no caso.
Acho que não deveria ser proibido pois é apenas uma posição como as outras , os atletas que devem treinar mais a saída ou não deixar ou outro atleta entrar nela

Constantemente vemos a #hashtag #paiheroi nas tuas postagens… diz-nos o porquê…

Uso sempre a hashtag Pai Herói pois meu pai é o cara que mais me incentivou e me incentiva até hoje no esporte, pagando inscrições, me levando no campeonato, gritando para mim , me dando broncas quando eu comia porcarias kkkkkkkkk
Então tudo que conquistei até hoje foi por culpa dele com certeza…

Quais o teus planos para o futuro? 

WhatsApp-Image-20160628

Em Abu Dhabi

Meus planos para o futuro são tentar fazer meu melhor na nova faixa , me tornar o melhor quem sabe…
E ano que vem vão ter muitas novidades na minha carreira profissional…

Queres deixar algum agradecimento?

Quero agradecer ao meu pai primeiramente que sem ele Hoje não seria nada , ao mestre Cícero Costha que tá sempre pagando no meu pé pra eu treinar cada vez mais , aos meus patrocinadores: Academia Workout , Crash Fight Wear, Black Widow , agradeço todos meus parceiros de treino que me ajudam diariamente e ao BjjForum pelo espaço que me deu pra contar um pouco mais sobre minha história…

Nome: André Porfirio

Idade: 18 anos

Equipe: PSLPB- Cicero Costha

Apelido: Dedé

Professor: Cicero Costha

Categoria: Meio pesado / Pesado

Posições Favoritas: Chave de pé e 50/50

Tempo de Treino: 5 anos

 

Títulos Principais:  

WhatsApp-Image-20160628 (2)

Mundial IBJJF 2016

Azul: 

Campeão Mundial IBJJF 2016

3 x Campeão Brasileiro CBJJ

Campeão World Pro 2016

Campeão Absoluto Europeu IBJJF 2016

Campeão Europeu IBJJF 2016

Campeão Mundial IBJJF 2015 (fechando final)

Campeão Mundial  IBJJF 2014 (juvenil)

 

Instagram:@andreporfiriobjj

Facebook: André Porfirio

 

Patrocinadores:

||Academia Workout ||  ||Crash Fight Wear||  ||Black Widow ||

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com