Home / Colunas / Agnes Lima / Overeem: o maior conquistador, mas não o maior lutador

Overeem: o maior conquistador, mas não o maior lutador

Alistair Overeem, peso-pesado do UFC (Foto: www.foxsports.com)

Alistair Overeem, peso-pesado do UFC (Foto: www.foxsports.com)

Amanhã teremos novamente a disputa de título da maior categoria do maior evento de MMA do mundo na luta principal do UFC 203, que acontcerá na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos.

O UFC coloca em jogo o seu cinturão peso-pesado na primeira defesa do atual campeão Stipe Miocic, que depois de 11 lutas pelo Ultimate, 17 na carreira, sendo duas derrotas, chegou ao tão almejado título.

O desafiante por sua vez é o veterano Alistair Overeem que, apesar de ter somente 9 lutas pelo UFC, soma um cartel de 56 lutas de MMA, fora as 14 lutas de Kickboxing.
Isso obviamente faz do Overeem um lutador que realmente merece essa disputa, apesar de sua irregularidade ao longo da carreira entre vitórias e derrotas. No Ultimate seu cartel é de 6 vitórias e 3 derrotas.

A declaração do desafiante

Alistair Overeem, holandês oriundo do Kickboxing, declarou essa semana que caso vença o campeão Miocic, será o maior peso-pesado da história do MMA.
É aí que entra minha discordância.

É claro que não posso negar que Overeem figura hoje entre os maiores nomes peso pesado do mundo (eu diria que entre os 5) e caso conquiste o cinturão amanhã será, definitivamente, o maior conquistador de títulos da história.
Porém ser o maior peso-pesado, ostentando essa instabilidade e vencendo os nomes que venceu não será, pra mim, algo possível.

Alistair Overeem com seus títulos no MMA

Alistair Overeem com seus títulos no MMA

Prometi a mim mesma antes de começar a escrever esse texto que nem mencionaria o uso de substâncias ilícitas para

justificar o fato de pra mim Overeem não é o MAIOR, então deixando essa retórica de lado, vou concordar que as conquistas do rapaz são realmente dignas de uma lenda do esporte.
Campeão do GP mundial do K1, detentor dos títulos do Pride, Strikeforce e Dream, com certeza Overeem será o maior dono de títulos se vencer amanhã.

Por que não o maior da história?

Que Fedor Ememlianenko é meu lutador preferido eu sempre deixei muito claro.
Agora não é somente por ser fã, mas tenho que ser honesta em dizer que, mesmo conquistando o título amanhã, Overeem não ultrapassará a história dessa lenda.

Ok. Alguns podem justificar dizendo que Overeem será campeão em muitos eventos e modalidades, e que venceu nomes como Lesnar, Mir, Cigano, Arlovski e até Werdum no Strikeforce, porém dentre as circunstâncias ocorridas, e à própria instabilidade de cartel, pra mim fica muito difícil considerá-lo o maior. Isso sem contar aquela vitória sobre Buentello na conquista do cinturão do Strikeforce, mas não vou aqui desmerecer a vitória do campeão naquele momento.

Apesar do próprio Overeem ter declarado que não considera Fedor o maior do mundo (claro, ele tá puxando a sardinha para o próprio lado), não há como competir com a soberania (desculpem, não resisto) do russo.

Fedor Emelianenko é pra mim, sem dúvidas, o maior peso –pesado da história, querendo Overeem ou não.
Passou 10 anos invicto, venceu os maiores nomes da história, tais como Mark Coleman, Kelvin Randleman, Mirko Cro Cop, Rodrigo Minotauro (DUAS vezes), Arlovski, Hunt, entre muitos outros.
Dominou o evento que é, ainda hoje considerado por muitos o melhor do mundo, o PRIDE, da primeira à última participação que foi entre 2002 e 2006 e, enfim… é o Fedor!

Claro, Overeem figura dentre os maiores e o título do UFC só virá a selar isso.
Tá ali no top list com Fedor, Minotauro, Werdum, que pra mim lideram os peso-pesado.

Mas sendo bem sincera, eu espero que amanhã Miocic acabe com essa festa do holandês.
Acho que sempre simpatizei por bombeiros, então minha torcida amanhã é do Fireman.

 

Por Agnes Lima
Facebook: Grupo Do Vale Tudo ao MMA

Para ficar por dentro das principais notícias do mundo da luta, siga nossos perfis no Twitter e Instagram, e curta também a nossa página oficial no Facebook.

*O material acima representa a opinião pessoal do autor, não retratando necessariamente a opinião do BJJForum.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com