Home / Colunas / Arquivos Históricos / O que torna Rickson Gracie diferente dos outros?

O que torna Rickson Gracie diferente dos outros?

by Henry Akins, publicação original em BJJEE.com

Mestre Rickson Gracie, foto by Graciemag

Mestre Rickson Gracie, foto by Graciemag

Esse é um dia muito especial! Eu só queria tirar um tempo para desejar à Rickson Gracie, meu professor e uma das maiores inspirações na minha vida e uma pessoa que inspira a muitos outros, um feliz aniversário.

Para celebrar seu aniversário eu vou dividir uma das muitas histórias que me motivou e me inspirou durante minha jornada nos tatames.

Era o final dos anos 1990 (97 ou 98) na academia em Pico, quando Fábio Gurgel veio visitar a cidade com vários faixas pretas brasileiros. Um deles era Roberto “Spider” Traven. Eu acredito que Traven era campeão na faixa preta na época ou iria conquistar seu primeiro mundial logo em seguida.

Eu me lembro de ver Rickson treinar com todos os faixas pretas, e fazer o que ele normalmente fazia: finalizava todos muitas vezes em 5-6 minutos de rola. Mas com Traven ele não conseguiu nem mesmo passar sua guarda. Veja que essa foi a primeira vez que fomos apresentados à guarda-aranha (nomeada em homenagem à Traven). Roberto fez pegada nas mangas e usou seus pés no bíceps de Rickson para criar espaço e mante-lo afastado, apesar de não ter conseguido nem raspar e nem finalizar, ele amarrou até o final do tempo do rola.

No dia seguinte todos apareceram novamente para treinar e Rickson foi até Roberto logo de cara. Todos que viram o que aconteceu no dia anterior sabíamos que Rickson estava frustrado e queria um novo round. Dessa vez ele passou a guarda de Roberto muitas vezes e o finalizou com facilidade. Eu fiquei CHOCADO!

Esperávamos que seria mais um rola duro e frustante para Rickson. Como as coisas mudaram tanto de um dia para outro? Eu perguntei à um dos instrutores desacreditando o que estava vendo se Rickson havia aliviado no dia anterior. Ele disse: Rickson estava puto quando ele foi embora ontem, eu sei  que ele não parou de pensar no rola durante toda a noite.

Devido ao seu profundo conhecimento dos conceitos e idéias do Jiu Jitsu, ele foi para casa e pensou o que estava acontecendo, em quais problemas essa nova guarda estava lhe causando e DEPOIS pensou em um jeito de lidar com ela e a destruí-la. Era algo que nenhum de nós havia experimentado antes em um único dia, devido à sua paixão, determinação e sua força mental, Rickson foi capaz de achar uma solução.

Essa foi apenas uma das muitas vezes que vi Rickson ver algo, aprender algo e em apenas um dia ser capaz de fazer melhor ou de anulá-la por completo.

Quando as pessoas me perguntam o que faz de Rickson um cara tão especial eu sempre digo que é sua mente. Seu profundo conhecimento do Jiu Jitsu e sua habilidade de resolver qualquer problema que ele encare com técnica e não com força ou velocidade. É por isso que quando eu ensino jiu jitsu eu tento passar esses conceitos que aprendi com Rickson Gracie. Veja bem, nenhum de nós, incluindo Rickson, sabe tudo de Jiu Jitsu.

Mas pelo entendimento dos conceitos você consegue resolver qualquer problema que enfrente e algumas vezes melhorar as técnicas. Rickson não me ensinou somente técnicas, ele me ensinou a pensar sobre Jiu Jitsu, o que foi o maior presente que ele poderia ter me dado.

Feliz aniversário Mestre Rickson e obrigado por tudo que você deu para a comunidade do Jiu Jitsu!

Henry Akins foi o terceiro americano a receber a faixa preta diretamente do lendário Rickson Gracie. Akins treinou com Rickson por 15 anos e se tornou professor na academia do Gracie de 2005 a 2008 quando se aposentou por uma lesão nas costas. Recentemente lançou um site instrucional chamado Hidden Jiu-Jitsu (Jiu jitsu escondido), onde ele revela em detalhes técnicas não ensinadas a pessoas fora da família Gracie.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com