Home / Colunas / Lucha Canaria

Lucha Canaria

luta-canaria-1

A História

As Ilhas Canárias são um conjunto de sete ilhas localizadas no Oceano Atlântico ao noroeste da África e ao sudoeste da Espanha, em frente a costa de Marrocos. Esse arquipélago é uma das unidades autônomas da Espanha. As sete ilhas são: Tenerife, Gran Canaria, Lanzarote, La Palma, Fuerteventura, La Gomera e El Hierro.

A origem da Lucha Canaria remete aos primeiros habitantes das ilhas (aborígenes guanches) resgatando manuscritos da época da conquista da ilha pelos espanhóis verifica-se referências a luta e a “maña” em que dois lutadores se enfrentam em lutas corpo a corpo, provavelmente para resolverem conflitos, disputas por terra ou brigas de família.

A Lucha Canaria como se pratica hoje é um símbolo da cultura local onde os ensinamentos são passados de geração em geração e se usa as “mañas” (golpes) para se derrotar o adversário, valendo-se da inteligência, astúcia e usando da força do adversário contra ele próprio.

As “mañas” na luta canária fazem referência ao conjunto de movimentos usados para derrubar o adversário sem usar golpes traumáticos, busca-se desequilibrá-lo usando os braços, as pernas e o corpo. As mañas se dividem em três grandes grupos: de ataque, de bloqueio e de desvio.

lucha-canaria

Regras

As lutas são disputadas em um círculo de areia com duas marcações concêntricas de 15m e de 17 metros, denominado terrero. Não se usa nenhuma vestimenta especial e as disputas normalmente são de camiseta e shorts.

Existe um árbitro central que media a disputa entre os combatentes, perde quem tocar o chão com qualquer parte do corpo que não seja os pés.

Existem disputas individuais e de equipe, nas competições de equipe cada oponente eliminado é contado um ponto, ganha a equipe que tiver a maior quantidade de pontos ao final das lutas.

Veja os vídeos:

 

 

Referências:

La Lucha canaria

http://www.fedluchacanaria.com/new_detail/8/

http://grancanaria.com/patronato_turismo/760.0.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Canarian_wrestling

https://es.wikipedia.org/wiki/Lucha_canaria

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com