Home / Colunas / JIU-JITSU PARA CRIANÇAS

JIU-JITSU PARA CRIANÇAS

maxresdefault

Uma dúvida recorrente de pais que desconhecem o Jiu-Jitsu é sobre a possibilidade de seus filhos praticarem, a idade ideal, etc. Falaremos hoje sobre alguns benefícios que o Jiu-Jitsu proporciona às crianças.

Dentre todos os aspectos positivos que a Arte Suave pode dar aos praticantes infantis, a saúde é o mais importante. Com as últimas gerações de crianças tendo uma alimentação cada vez mais industrializada e gordurosa e com a comodidade trazida pela internet, vídeo games e TV’s com centenas de canais, o sedentarismo e a obesidade infantil já são parte da realidade atual.

O Jiu-Jitsu oferece, graças à sua complexidade e infinidade de movimentos, uma atividade física intensa e completa, capaz de trabalhar o corpo da criança homogeneamente, queimando calorias e conferindo elasticidade, agilidade e força gradativamente, potencializando também as habilidades motoras.

Outro fator positivo advindo da prática do Jiu-Jitsu é a autoconfiança. Um sistema de defesa pessoal completo e eficiente como possui o Jiu-Jitsu torna crianças, muitas vezes tímidas e assustadas, seguras e equilibradas para a vida dentro e fora do tatame.

A rotina de treinos também pode despertar um senso de  competitividade nas crianças. É uma característica inata, bem pessoal, uma vez que existem pessoas que não gostam de competir, embora gostem muito de treinar. Mas quanto mais empenhada a criança se torna no tatame, naturalmente a vontade de competir pode aflorar.

Além da preocupação com a saúde de seus filhos, os pais também buscam nos esportes de luta pela disciplina marcial. Em uma sociedade cada vez mais permissiva, o convívio no tatame com os companheiros de treino mais graduados e a rotina da hierarquia marcial desenvolvem o sentido da disciplina e do respeito nas crianças, bem como a lealdade ao professor e seus ensinamentos.

O ambiente da academia, as aulas em grupo e toda a atmosfera que o envolve o Jiu-Jitsu faz com que a criança interaja com pessoas de todos os tipos: adultos, adolescentes, pessoas mais maduras. Essa convivência possibilita conhecer outras experiências, outras culturas e desenvolve amizades, cenário este ideal para que crianças retraídas ou que tenham algum tipo de distúrbio de natureza psicológica consigam desenvolver a capacidade de interação e convivência em sociedade.

Vale ressaltar que todos os benefícios que o Jiu-Jitsu pode trazer para as crianças dependem de professores gabaritados. Os pais devem ter muita atenção ao escolherem a academia onde vão matricular seus filhos, pesquisar referências do professor e informações sobre a sua equipe. Isso é fundamental para a qualidade do ensino que a criança terá.

Hora do treino, até a próxima!!

Oss

About Andrei Santiago

Andrei Gustavo Santiago é militar e um dos faixas pretas professores do Prime Team BJJ, no Rio de Janeiro. A paixão pelo Jiu-Jitsu surgiu assistindo as atuações de Royce Gracie nos primórdios do UFC. Torce para que a Arte Suave não se torne esporte olímpico, pelo bem do esporte.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com