Home / Destaques / Jiu Jitsu e Poker: Quais as semelhanças?

Jiu Jitsu e Poker: Quais as semelhanças?

Artigo traduzido do site Attacktheback

Enquanto não há dúvida de que se manter em uma condição física ótima é essencial pra qualquer atleta, é importante dizer que você deveria também manter e aumentar sua capacidade mental. Aderir a uma rotina afiada de drills e técnicas é parte de qualquer tipo de arte marcial, e especialmente no jiu jitsu. Mas não importa em que nível de habilidade ou experiência você esteja, sempre há espaço e possibilidades de você melhorar sua estratégia, força e técnica.

Uma boa percepção faz uma diferença gigante quando o assunto se resume às artes marciais ou à defesa pessoal.

Percepção e a habilidade de ler as pessoas na vida, nos esportes e além, é algo extremamente significativo. No jiu jitsu, é ainda mais necessário expressar nossos pensamentos, sentimentos, necessidades e vontades através de maneiras verbais e não-verbais.

O mesmo se aplica a jogadores de poker: eles precisam ler as intenções dos outros pra fazer suas jogadas. Ao aumentar suas habilidades de leitura e percepção, isso vai acabar te ajudando a estar na posição de entender as jogadas de seus oponentes e avaliar objetivamente suas habilidades.

Não importa quanto você treine, você não vai melhorar até que pense sobre o que seus oponentes estão fazendo. Jogadores de poker são um ótimo exemplo da importância de estudar a performance de seus oponentes. Com o jiu jitsu, você também precisa procurar outra estratégias de oponentes que possam estar num nível maior de habilidades que o seu. Isso pode ser feito de inúmeras maneiras: através de livros, vídeos de treinos, aulas particulares ou até mesmo discutir estratégias com seus companheiros de treinos.

Manter a cabeça em dia é vital em qualquer ambiente competitivo, e é crítico que se tenha uma razão lógica, analítica pra o que se faz. A habilidade de controlar suas emoções pra fazer as jogadas lógicas vez após outra é uma das coisas mais difíceis de se fazer no poker, ou em outros esportes.

Avaliar o que podem ser situações complexas e ser capaz de ajustar suas reações de acordo são habilidades essenciais se você quiser buscar um melhor desenvolvimento, seja se você quiser jogar poker, empreender ou ser um lutador de jiu jitsu. O poker é um esporte que demanda dos seus jogadores a habilidade de tomar centenas de decisões em pouco tempo, e no jiu jitsu acontece a mesma coisa.

Quando jogadores, ou lutadores, precisam se concentrar e desenvolver estratégias únicas, se ajustar às situações que surgem se torna uma tarefa instintiva. Lutadores precisam ser lógicos em suas decisões, e entender a linguagem corporal e psicológica de seus oponentes.

Pensamento criativo também é algo necessário para pessoas de praticamente todas as áreas da vida, mas o poker e o jiu jitsu, especialmente, recompensam bastante aqueles que são capazes de sobrepor seus oponentes, absorvendo e analisando informações com rapidez para tomar suas decisões.

Há muitas coisas que você pode fazer pra aumentar suas habilidades de estratégia, ou impulsionar sua capacidade de análise e memória. Todas essas coisas podem ter alguma forma de impacto em como você luta. Entretanto, atividades de estratégia como poker podem te ajudar a aprender, desenvolver e usar habilidades tem tempo real que, por sua vez, podem te ajudar a aumentar suas funções cognitivas, foco e, por fim, aumentar suas habilidades no jiu jitsu.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com