Home / Colunas / Jiu-jitsu aos 40 Ou: Endless Summer aos 40

Jiu-jitsu aos 40 Ou: Endless Summer aos 40

Hoje, o dia que completo meus 40 anos, uma frase não sai da minha cabeça: “Você já está nu”. Quem disse isso foi Steve Jobs, fundador da Apple, no célebre discurso na Universidade de Stanford.

Na verdade, estamos todos nus. O que Jobs queria dizer é que temos que nos livrar da armadilha que representa pensar que temos algo a perder. Lembrar que um dia não estaremos mais aqui é uma ferramenta fortíssima para balizar a maneira como encaramos a vida. Porque quase tudo — expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar — caem diante da morte, deixando apenas o que é importante. Não há razão para não seguir o seu coração, não há razão para ficar preso ao pior dogma possível, que é viver segundo o que os outros esperam que você faça. Estamos nesse mundo por um tempo limitado, para gastá-lo vivendo a vida de outro alguém, para deixar que a opinião dos outros sufoque a sua voz interior.

No dia de hoje, isso é o que eu desejo a você. Que encontre seu “endless summer”, o verão sem fim dos surfistas, dentro do seu coração. Que corra atrás do que te faz feliz, seja lá o que for. Só você tem essa resposta.

E não pense que é um caminho fácil, mas tenha certeza, é melhor que qualquer outra opção. Mesmo nos dias que acordo com o corpo todo quebrado, cansado dos treinos anteriores, e sabendo que hora que chegar no tatame os mais novos vão querer arrancar a minha cabeça para pendurar na parede de suas salas de estar, nada disso importa. Levanto da cama feliz como Kelly Slater depois de pegar um tubo perfeito em Pipeline, a mão riscando a parede da onda, deixando a perigosa bancada de coral para trás. Não existe a menor dúvida dentro de mim que vivo no meu paraíso.

Antes que me esqueça, meu próximo desafio será em Lisboa, em janeiro, no Europeu de Jiu-jitsu. Inverno no hemisfério norte, temperaturas bem próximas de 0 grau Celsius. Mas o que é o frio, para quem tem um verão eterno no coração?

 

Faltam 33 dias.

Me segue lá no Instagram para acompanhar essa jornada no dia a dia: @jiujitsuaos40!

***

  • Antonio Fontes Filho

    Parabéns meu Brother!!!!
    Saúde e Sucesso!!!!

    Endless Jiu-jítsu ….

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com