Home / Competições / Igor Schneider “Tigrão” comenta carreira no Jiu Jitsu, Mundial IBJJF e planos para o futuro

Igor Schneider “Tigrão” comenta carreira no Jiu Jitsu, Mundial IBJJF e planos para o futuro

Igor Schneider, mais conhecido como “Tigrão”, é faixa preta da Ns Brotherhood é um dos principais competidores do Jiu Jitsu na atualidade. Em seu terceiro ano de faixa preta, aos 24 anos de idade, ele soma títulos importantes ao longo de sua carreira, como Mundial, Pan Americano e Brasileiro.

Em entrevista ao BJJForum, ele conta um pouco sobre como começou no jiu-jitsu, sobre sua rotina de treinos, lesões, seu jogo favorito de meia guarda e planos para o futuro:

***

BJJ Fórum: Como e porque começou a treinar jiu-jitsu?

Igor Schneider: Comecei em 2004 por incentivo do meu pai. Na época tinha 10 anos de idade, entrei de início para perda de peso e pela necessidade de achar um esporte no qual eu me encaixasse após já ter tentado futebol natação e outros.

Quais as principais mudanças que o esporte trouxe em sua vida?

O esporte mudou principalmente minha concentração, além do foco,  disciplina e qualidade de vida.

Como é sua rotina de treinos?

Atualmente faço meu primeiro treino das 12:00 às 15:00 (treino de competição da NS Brotherhood), depois lá pelas 17h faço um treino de musculação e por volta das 20h dou aulas de jiu-jitsu, de segunda, quarta e sexta na Bio Fitness Alphaville e de terça e quinta na USP. Fim de semana descanso.

Quais os seus maiores títulos?

Na faixa azul conquistei meu maior título, o Mundial da IBJJF, também ao longo das faixas coloridas somei 3 títulos pan-americanos, 5 títulos brasileiros  e 1 Sul-americano e Vice Campeão mundial na marrom (2015), na faixa Preta fiquei em terceiro colocado no único Pan-americano que disputei (2016), 2x vice Campeão Brasileiro (2016 e 2017) e Vice Campeão Sul-Americano (2016), 2x Campeão do São Paulo international Open (2016 e 2017). Nesse ano também lutei o ACBJJ, ficando em segundo lugar na categoria e terceiro no absoluto.

Qual foi o momento mais importante pra você no jiu jitsu?

Foram muitos, mas o mais recente foi o embate com o Buchecha nas quartas de final no mundial de 2017, em que apesar de ter perdido, consegui fazer uma grande luta contra o melhor do jiu-jitsu da atualidade. Uma parte do vídeo aqui.

Quais os planos para esse ano?

Estou baixando de categoria (indo para a super pesado) para melhorar minha mobilidade, agilidade e pretendo assim alcançar o meu maior objetivo, que é estar preparado para lutar contra qualquer atleta e em qualquer momento.

Já teve alguma lesão séria? Se sim, como foi a recuperação?

Quando eu era faixa azul, em 2010, rompi o menisco do meu joelho direito 70%, lutando o Pan-americano e o médico disse que teria de fazer a artroscopia, porém eu tinha ganhado a passagem para disputar meu primeiro Mundial em Long Beach, e então decidi suportar a lesão até o Mundial. Aí fui fortalecendo e acabou que após o Mundial não sentia mais dor e acabei optando por não realizar a cirurgia, mas sigo fortalecendo até hoje.

 Como e quando percebeu que o jogo de meia guarda era bom pra você?

Quando eu era faixa verde meu primeiro professor Lino Cotti (Palito) ao notar que eu era totalmente perdido quando me encontrava por baixo em uma luta, decidiu me ensinar meia guarda, e todo dia falava pra eu chegar mais cedo no treino para ficar treinando entrada de meia guarda funda, e na hora dos rolas falava que eu só poderia rolar por baixo e assim fui aprendendo a me virar, foi sofrido e chorei algumas vezes de tanto tomar amasso, mas acabou virando minha posição de confiança que fui lapidando ao longo dos anos, observando e inventado alternativas para raspagens e defesas.

Igor, muito obrigado por responder nossas perguntas. Agora deixe o seu recado final para os leitores do BJJForum.

Ame o jiu-jitsu e acredite em seu jogo, acho que isso é o essencial, tendo isso em mente não deixará as tentações da vida te distanciar dos seus sonhos e objetivos,  pois o foco é o mais difícil de se manter, a vontade de ser melhor a cada dia tem que sempre estar presente nos treinos, competições e na vida.

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com