Home / Colunas / Grappling pelo mundo #4: Catch-as-catch-can

Grappling pelo mundo #4: Catch-as-catch-can

Luta de CACC

Luta de CACC

O professor de educação física ingles J.G. Chambers é citado como criador do estilo  Catch-as-Catch-Can, desenvolvido em 1871. Embora inicialmente tenha ganhado pouco reconhecimento, foi ganhando notoriedade nos distritos de mineração onde os mineradores já desenvolviam outras formas de grappling. A natureza bruta e com ritmo acelerado do estilo criou um espetáculo excitante e casou com a disposição dos mineradores e proveu um ganho extra para eles.

Com o tempo, muitos wrestlers de sucesso começaram a viver de suas lutas, tanto das bolsas quanto de apostas. Isso levou a uma profissionalização do wrestling, não no sentido de trabalho de hoje mas sim como lutas reais com bons pagamentos.

Os pioneiros do Catch-as-Catch-Can começaram a viajar para lutar, como o inglês “Little Demon”Joe Acton de Lancashire que em 24/04/1882 desafiou qualquer americano entre 66 e 77 KG para lutar. O fatoe mais determinante para a expansão foram os imigrantes ingleses indo para os Estados Unidos, levando o conhecimento do Catch-as-Catch-Can e espalhando para a América.

Catch-as-Catch-Can wrestling teve grande popularidade entre a poulação americana comprovados por torneios internacionais feitos de forma regular no século dezenove. Em 1900, a modalidade tinha se destacado como o estilo mais popular de luta Greco Romana e com os campeões mais famosos, como o grande Frank Gotch (treinado pelo ex-campeão mundial Martin “Farmer”Burns), Ed “Strangler”Lewis e Tom Jenkins, junto com os internacionais Joe Acton, George Hackensmidcht da Estonia e os Irmãos poloneses  Zybszko Stansilau and Waldek. Com a difusão do esporte, os EUA produziram os maiores campeões e lotavam arenas para as lutas.

Regras: 

Em contraste com o estilo Greco-Romano, o Catch-as-Catch-Can permite que os lutadores ataquem da cabeça aos pés. Vence quem imobiliza ou finaliza o adversário e as lutas são feitas em ringues.

Com o tempo o esporte foi se aproximando mais das lutas arranjadas e a legitimidade dos títulos mundiais começou a ser questionada. Muitos das antigas lendas viraram treinadores e alguns viajaram pelo mundo para propagar a arte, tendo papel fundamental no desenvivolmento da Luta Livre brasileira, mas essa é matéria de artigo futuro do Grappling pelo mundo.

Apesar de bem menos popular que no começo do século e de ter o nome associada as lutas arranjadas da WWE o catch-as-catch-can é um estilo de luta legítimo com sua eficiência comprovada pelo mais famoso praticante na atualidade: Josh Barnett, que já foi campeão de MMA e recentemente ganhou o título de grappling do Metamoris em luta onde surpreendeu Dean Lister com uma cervical bem típica do estilo.

Barnett foi treinado pela lenda Billy Robinson que você pode conferir nos vídeos abaixo

 Luta de Catch-as-Catch-Can em 1903 entre dois meninos:

http://www.youtube.com/watch?v=bIGCTyUchaY

Conceitos do CACC por Billy Robinson:

1911 Frank Gotch .vs. George Hackenschmidt

Referências:

http://www.bjjee.com/articles/the-history-of-wrestling-before-the-development-of-luta-livre/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Catch-as-catch-can

http://damagecontrolmma.com/2010/12/keeping-catch-wrestling-alive/

http://www.mmawiki.org/it/catch-as-catch-can-wrestling/

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com