Home / Colunas / Grappling pelo mundo #3 – Laamb – Lutte sénégalaise (Senegal)

Grappling pelo mundo #3 – Laamb – Lutte sénégalaise (Senegal)

senegaleze

No Senegal tem-se uma forma de wrestling cujas tradições remontam o século 14, conhecida mundialmente como  Lutte sénégalaise, e localmente como Laamb.

Começou como uma forma de preparação para a guerra e um rito de passagem para os jovens da tribo Serer, que viviam onde hoje é o Senegal. As tribos organizavam um torneio após a época das chuvas, chamado mbaapat, em que os vencedores ganhavam prêmios como grãos, gado e terras.

Com a ascensão de um lutador chamado Mohamed Ndao(Tyson) nos anos 1990, a luta se espalhou pelo país e hoje é um grande evento esportivo televisionado e regulamentado pela federação Comité National de Gestion de la lutte(CNG). 

Tem-se dois tipos de disputas: valendo socos ou somente grappling.  O ganhador é decidido quando  a cabeça, nádegas ou as costas do oponente tocam o chão, quando coloca o outro em quatro apoios, por desistência ou por incapacidade física.

Nas vilas os combates são realizados em arena de terra fofa, os maiores combates acontecem em 01 de janeiro e 4 de abril, na grama do estádio Leopold Sedar Senghor.

Estádio preparado para o Laamb

Estádio preparado para o Laamb

 

A preparação física é intensa e envolve vários exercícios para aumentar força e resistência.  Além disso a luta tem o seu lado místico, onde os lutadores performam danças e rituais para atrair a boa sorte. Nenhum lutador, por mais forte que seja, se atreve a entrar na arena sem o seu marabout, que é uma espécie de guia espiritual do guerreiro que faz rituais para afastar a má sorte.

Marabout

Marabout

 

Confira em vídeo:

 

 

referências:

http://sportif225.com/histoire-de-la-lutte-senegalaise/

http://www.discoversenegal.com/ho/wrest.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Senegalese_wrestling

http://en.wikipedia.org/wiki/Senegalese_wrestling

 

 

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com