Home / Colunas / Grappling pelo Mundo #2 – Huka Huka

Grappling pelo Mundo #2 – Huka Huka

Índios lutando o Huka-Huka

Índios lutando o Huka-Huka

 

O huka-huka é uma luta tradicional dos povos indígenas brasileiros da região do alto Xingu.

Trata-se de uma forma de luta agarrada cujo objetivo é colocar o adversário com as costas ou o peito no chão ou agarrar a perna do adversário.

Os adversários se pintam , passam óleo de pequi no corpo para diminuir o atrito do corpo e amarram grossos panos nos joelhos para se protegerem do contato com o solo.

A luta é feita no chão batido em arena previamente preparada com a retirada de pedras e tocos, começam lutando de joelhos e normalmente enlaçam a nuca fazendo pegada para tentar derrubar o oponente.

A preparação para a luta é dura e começa aos 14 anos de idade quando os guerreiros são treinados para o combate, ficando reclusos na oca  só saindo para lutar, marca o ritual de passagem para a idade adulta dos indígenas do xingu

Em reportagem da revista Trip o campeão da época, Were, explica: “ Durante a reclusão, na oca, são preparados para a vida adulta e principalmente para lutar. “Nesse tempo raspamos a pele com a ranhadeira, feita com espinhas de peixe. Passamos nas costas, nas pernas, nos braços… Depois passamos algumas raízes em cima, aí arde muito. Temos que aguentar pela nossa tradição, significa força. Também tomamos algumas raízes que fazem a gente vomitar. Eu tive que provar muitas, umas dez diferentes.” No alto dos braços e nos calcanhares são amarrados barbantes para engrossar o bíceps e a batata da perna. De casa, só saem para lutar com outros índios mais experientes no centro da aldeia. “Depois voltamos ao confinamento pra ficar pensando só sobre o huka-huka.”

Imagem do Kuarup

Imagem do Kuarup

O huka-huka é a parte final da festa conhecida como Kuarup, onde cerca de oito etnias indígenas diferentes se reúnem em um festival onde homenageiam e convocam os mortos.

A festa termina com os combates entre os guerreiros de diversas tribos.

 

Confira com o  huka-huka:

fontes: http://ti.socioambiental.org/noticia/39145

http://revistatrip.uol.com.br//revista/207/reportagens/anderson-silva-no-xingu.html

http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=Ministra_da_Cultura_vai_ao_Parque_Nacional_do_Xingu_participar_de_ritual&id=275036

http://pt.wikipedia.org/wiki/Huka-huka

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com