Home / Competições / Brasil / GP dos Pesados – Copa Pódio: Como o evento garante lutas empolgantes usando regras inteligentes

GP dos Pesados – Copa Pódio: Como o evento garante lutas empolgantes usando regras inteligentes

copa-podio

 

Em sua quarta temporada, a Copa Pódio chega pela primeira vez à cidade de São Paulo com o eletrizante GP dos Pesos Pesados. O evento acontecerá dia 22/10, no Ginásio do Clube Sírio, e contará com diversos lutadores de renome na arte suave como Leandro Lo, Rodrigo Cavaca, Alexander Trans, Erberth Santos, Gabriel Fedor, Diego Borges e Cássio Francis.

E o BJJ Fórum preparou uma série de posts especiais sobre esse evento que promete ser uma das melhores edições nos quatro anos da organização. Para começar, explicaremos brevemente o sistema adotado pela Copa Pódio para definir seus campeões, e então fazer uma análise do card do evento. .

Em cada uma de suas edições, a Pódio junta 10 dos melhores lutadores do planeta e os coloca para fazer diversas lutas em uma noite. Os 10 atletas são divididos mediante sorteio em dois grupos, com 5 integrantes cada, e uma tabela é montada de forma que um atleta enfrente todos os oponentes que estão em seu grupo na chamada Etapa Classificatória. As lutas são de 6 minutos, seguindo o sistema oficial  de pontuação e regras.

O grande diferencial do evento é o sistema de pontuação no grupo: o vencedor de uma luta por finalização ganha 5 pontos, o vencedor por pontos 3 pontos, por vantagens 2 pontos, e no caso de empate, 1 ponto para cada atleta.

Por este motivo, as lutas na Copa Pódio costumam ser empolgantes e surpreendentes, pois todos tendem a buscar a finalização para garantir os 5 pontos, pois uma vitória por finalização vale mais que quatro vitórias nas vantagens! Além disso, o atleta precisa se preocupar com o desgaste, pois para ser campeão ele fará 6 lutas na mesma noite contra oponentes duríssimos!

Ao final da fase de grupos, as pontuações de todos os atletas são somadas, e os dois maiores pontuadores de cada grupo passam para a segunda etapa, as semifinais. Neste momento, as lutas passam a ser eliminatórias, com o 1º colocado do Grupo Verde enfrentando o 2º colocado do Grupo Amarelo, e vice-versa. Isso possibilita que dois atletas que estejam no mesmo grupo se enfrentem novamente na final, caso ambos vençam os lutadores do outro grupo nas semifinais.

Outro ponto interessante da Copa Pódio é a montagem do card. A organização do evento costuma incluir faixas marrons de destaque para competir entre os pretas, como  Nicholas Mereghali, Erberth Santos, e Vicor Honório no passado. Nesta edição, Isaque Bahiense e Felipe Trovo se enfrentarão na luta de abertura valendo uma vaga no Grupo Verde para o vencedor.

copa-podio-faixas-marrons

E entre as lutas válidas pelo GP, teremos também lutas válidas pelos “Desafios”, como a super luta NOGI entre o paraguaio Max Montanha e o brasileiro Joaquim Mamute, além do Desafio Vikings x Cangurus, que contará com promessas do Jiu Jitsu da Noruega e Finlândia (Vikings) e da Austrália (Cangurus).

Resumindo: o evento promete ser um show de Jiu Jitsu, imperdível para os fãs da arte suave. Se você está em São Paulo, garanta seu ingresso AQUI. E se não estiver, pode assistir assinando o site Flograppling AQUI.

Confira abaixo o card completo do evento:

GRAND PRIX DOS PESOS PESADOS
LOCAL: GINÁSIO DO CLUBE SÍRIO
HORÁRIO: 18 horas
ABERTURA DOS PORTÕES DE ACESSO: 16:30 hs

Luta de Abertura:
Isaque Bahiense (BRA) vs Fellipe Trovo (BRA)

Desafio NO-GI:
Max Montanha (PAR) vs Joaquim Mamute (BRA)

Disputa do Grand Prix (até 105 kg):

Grupo Verde
Nelton Pontes (POR)
Gabriel Fedor (BRA – ES)
Diego Borges (BRA – MA)
Rodrigo Cavaca (BRA – SP)
Alexander Tráns (DIN)

Grupo Amarelo
Lutador a Definir
Leandro Lo
Erberth Santos
Vencedor da Luta de Abertura (Isaque Bahiense ou Fellipe Trovo)
Cássio Silva (BRA – MG)

VIKINGS VS. KANGAROOS (1ª RODADA)
Espen Mathiesen (NOR) x Ben  Hodgkinson (AUS)
Tommy Langaker (NOR) x Vicente Cavalcanti (AUS)
Emilia Tuukkanen (FIN) x Livia Gluchowska (AUS)

 

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com