Home / Colunas / Escapadas: a chave para evoluir o seu jiu jitsu

Escapadas: a chave para evoluir o seu jiu jitsu

 by: Mark Mullen

Nós todos queremos acrescentar novas técnicas no nosso jiu jitsu. Mas tentar novas técnicas durante o rola vem com um preço: no primeiro momento elas vão falhar. Quando aquela nova preparação para raspagem ou triângulo falhar, sua guarda será passada e você estará preso no 100 kg.

 Uugghhh!!

Essa é um fator bem desencorajador para tentar novas técnicas. Talvez você pense que o melhor seja ficar preso no que você sempre faz e NÃO ter sua guarda passada?

Não desista!

Eu tenho um conselho que há muito tempo atrás REALMENTE me ajudou a liberar meu jiu jitsu e me deu confiança para tentar coisas novas: “Trabalhe suas escapadas e defesas primeiro!” 

Como trabalhar minhas escapadas e contra-ataques para finalizações ajudam a atacar? 

Se você treinar suas escapadas, você terá muito mais confiança de ter sua guarda passada, você pode repor a guarda e tentar de novo. Até se sua preparação para o triângulo faltar você pode rapidamente repor e tentar novamente.

Temos de lembrar que o primeiro objetivo de treinar NÃO é ganhar. A coisa mais importante a se lembrar é que o rola serve para você melhorar seu jiu jitsu. Nós melhoramos quando tentamos coisas novas e incorporamos ao nosso jogo novos movimentos que aprendemos nas aulas.

Exemplo: Eu quero trabalhar minhas finalizações da guarda (preparações para a omoplata e triângulo) mas eu estava tendo minha guarda passada frequentemente até pelos faixas roxas enquanto eu trabalhava os detalhes das novas técnicas.

27340845003_9969991b2f_k

Eu dei um  passo para trás e trabalhei em duas coisas: 
1) Retenção na guarda
2) Escapada do 100 kg para repor a guarda

Assim que eu melhorei essas duas áreas, eu renovei minha confiança e pude tentar minhas novas finalizações.

Esse pequeno “segredo” REALMENTE me ajudou a liberar meu jogo e apliquei esse pensamento a todas minhas outras posições. Assim ficará mais fácil executar as técnicas em companheiros de treino que são um ou dois níveis abaixo do seu. Eu recomento que você experimente novas técnicas em oponentes com menos experiência que você e gradualmente vá aumentando o nível da experimentação.

Escapadas te dão confiança e abrem seu jogo para que possa melhorar posições que não parecem se relacionar com as escapadas.

Credits: Mark Mullen 
Gracie Barra Black belt based in Saigon, Vietnam
Twitter: @MarkMullenBJJ

Originalmente publicado em:

Escapes: Secret to Freeing Up Your Jiu-jitsu

About Hallan Alencar

Hallan Alencar, 35 anos, é administrador de empresas, mora em Brasília, é casado há 8 anos e não tem filhos por enquanto, sonha em ter um moleque para dividir o tatame. Executivo do setor de saúde, treinou karate até a faixa amarela. Começou a treinar jiu jitsu em abril de 2013 buscando equilíbrio após ler muitas histórias de como essa arte fortalece a mente e o corpo. Faixa azul, entre uma escovada e outra entrou em um grupo de jiu jiteiros onde, da idéia de criarem um site especializado em jiu jitsu, nasceu o BJJForum. Hoje treina na equipe LFTeam, com o professor Luiz Fernando Mendonça, no DF e contribui para o site com traduções de artigos gringos, reviews e escreve a coluna Grappling pelo mundo.
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com