Home / Colunas / 12 Dicas para os novos jiu jiteiros (e que os antigos devem lembrar sempre)!

12 Dicas para os novos jiu jiteiros (e que os antigos devem lembrar sempre)!

Vida nova no tatame, todo mundo gente boa querendo ajudar, empolgado em começar a rolar e aí o que eu faço??

No começo do jiu jitsu tudo é novo e empolgante, vão aqui algumas dicas para os novos jiu jiteiros:

  1. LAVE SEU KIMONO – kimono sem lavar fede. Muito! Fora que o suor destrói as fibras do tecido, então lave sempre que usar. Compre dois para não correr o risco de ficar sem treinar pelo kimono estar molhado. Existem bons kimonos abaixo de R$ 200. Dicas de como lavar aqui
  2. NÃO SE AFOBE – é normal se sentir mal quando em situações difíceis. Tenha calma senão piora. Não se debata feito um peixe fora d’água, não vai adiantar nada e você só vai se machucar e se cansar. Coloque na sua cabeça: NÃO É FINAL DO MUNDIAL ABSOLUTO É UM TREINO Aqui nosso faixa preta Andrei Santiago fala sobre isso.
  3. NÃO TREINE MACHUCADO– entendo que você não queira ficar atrás de seus colegas e não queira perder treino, mas treinar com lesão séria pode complicar ainda mais a situação e fazer você ficar meses sem colocar um pé no tatame. Aqui como evitar lesões
  4. BATA SEMPRE QUE PEGAR – não segure finalizações em articulações, você vai destruí-las mais rapidamente dessa forma. O que pode te levar ao ítem 3 e você atrasar seu progresso
  5. TENTE FAZER MENOS FORÇA-  a falta de técnica leva, invariavelmente, ao uso da força. Se você fizer uma força enorme e cansar depois de 1 minuto de treino pode saber que está exagerando. O uso da força nivela por baixo as faixas mais baixas, para melhorar você terá de usar cada vez menos força
  6. NÃO DEIXE O EGO SUBIR PARA SUA CABEÇA – rolei com aquele faixa roxa e ele não me finalizou, peguei o faixa preta, dei trabalho hoje! Já perdi as contas de quantas vezes ouvi isso nos tatames, a pergunta é: será mesmo? Será que o cara não estava num dia ruim? testando posição? cansado de outros mil treinos? ferrado no trabalho? tu nunca vai saber, logo agradeça o companheiro que treinou contigo e toque seu barco.
  7. NÃO ATAQUE DE DENTRO DA GUARDA – Bom, essa você vai aprender tomando triângulo ou armlock, risos. Mas quando começa o que se pensa é em atacar. Dentro da guarda fechada você só tem uma coisa a fazer: passar.
  8. NÃO FUJA DOS EXERCÍCIOS- fuga de quadril, rolamento, quedas, movimentação: é cansativo mas não fuja deles. Vai te ajudar a aprender a se movimentar.
  9. NÃO CHAME O MAIS GRADUADO PARA ROLAR – graduação e disciplina são importantes dentro do tatame. Algumas escolas o professor casa os rolas, onde não for siga a graduação.
  10. OUÇA SEU PROFESSOR – você sai da sua casa, coloca seu kimono, morre de fazer exercícios e na hora de explicar posição ou quando está rolando simplesmente desliga o ouvido!!!!!!!!!!! Sempre esteja atendo às explicações, preste atenção ao professor e aos mais graduados.
  11. CORTE AS UNHAS – você não quer ser o Edward mãos de tesoura
  12. NÃO PEGUE O DEDO DO COLEGA – pequenas articulações não devem ser torcidas/puxadas/arrancadas

Algo a acrescentar?

Manda aí embaixo sua observação!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com