Home / Colunas / Dicas para melhorar seu jogo de passagem de guarda

Dicas para melhorar seu jogo de passagem de guarda

rodolfo-vieira-x-leandro-lo

É notável que o aspecto que mais evoluiu no Jiu-Jitsu, de Carlos Gracie até nós, é a guarda. Hoje convivemos nos treinos e competições com uma infinidade de tipos de guarda e suas variações, como a guarda fechada, guarda aberta, guarda aranha, meia guarda, guarda de gancho, guarda tartaruga, guarda borracha, guarda 50/50, etc…

Com tamanho desenvolvimento e variações, os passadores de guarda também precisaram evoluir para não se tornarem presas fáceis para os guardeiros, criando adaptações e novas leituras para vencer essas novas guardas.

Em um primeiro momento, vale um adendo: a evolução do seu jogo de passagens acontecerá mais rápido se você compreender como as guardas que você irá enfrentar funcionam. Isso significa que você também deve treinar por baixo, experimentando o jogo de guarda, seus ajustes, seus pontos de desequilíbrio e finalizações para conseguir neutralizá-las quando estiver jogando por cima.

Outra dica importante é a variação de passagens. O Jiu-Jitsu, em qualquer situação de luta, nos dá a liberdade da improvisação, nos permite adaptar as técnicas de acordo com o momento. Sendo assim, não existe nenhuma fórmula matemática que permita aplicar à passagem X em uma guarda Y. A combinação de movimentos tem que acompanhar ou se antecipar às situações de guarda.

Paciência é um fator chave para o bom passador. Progredir devagar durante a passagem garante que você não retroceda, não dê passos atrás, mantendo sempre o adversário desconfortável e em desvantagem na luta. Ritmo cadenciado e pressão constante vão abrir excelentes possibilidades para a concretização da passagem de guarda.

Velocidade de raciocínio ajuda bastante na hora em que a improvisação seja necessária. Drills específicos nos treinos condicionam o corpo a reagir automaticamente à determinadas situações, conferindo equilíbrio na execução das técnicas de passagem.

Por fim, novas variações de guarda continuarão a surgir graças à evolução cada vez mais rápida da Arte Suave e, com elas, novas formas de passar serão necessárias. Quem ganha com isso é o nosso esporte, o Jiu-Jitsu.

Hora do treino, até a próxima!

OSS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com