Home / Colunas / Análise e palpites / Copa Pódio: Editores das mídias especializadas apontam os favoritos para o GP dos Pesados

Copa Pódio: Editores das mídias especializadas apontam os favoritos para o GP dos Pesados

copa-podio

Estamos há apenas dois dias do GP dos Pesados da Copa Pódio, que chega pela primeira vez a São Paulo, que contará com alguns dos maiores nomes da arte suave na atualidade. As regras gerais sobre a divisão de grupos e forma de classificação já foram explicadas em por nós neste artigo.

E hoje apresentamos a vocês uma análise sobre os competidores dos Grupo Verde e Grupo Amarelo e quem são os favoritos na opinião dos responsáveis por algumas das melhores mídias especializadas do Brasil e do mundo!

Relembrando, os dois primeiros colocados de cada um dos grupos se classificam para as semifinais, e os atletas foram divididos da seguinte forma:

Grupo Verde
Nelton Pontes (POR)
Gabriel Fedor (BRA – ES)
Diego Borges (BRA – MA)
Rodrigo Cavaca (BRA – SP)
Alexander Tráns (DIN)

Grupo Amarelo
Fellipe Trovo (BRA – SP)
Leandro Lo (BRA – SP)
Erberth Santos (BRA – SP)
Isaque Bahiense (BRA – SP)
Cássio Silva (BRA – MG)

Sem mais delongas, vamos à análise dos especialistas, começando por Hywel Teague, do Flograppling:

  • Flograppling Hywel Teague (Editor Sênior)

Analisando-se os dois grupos, existem alguns candidatos óbvios para aa primeira rodada.

Alexander Trans é provavelmente o favorito no Grupo Verde. Ele tem o tamanho e as habilidades necessárias para passar facilmente às semi-finais. Escolher quem mais vai avançar é mais difícil. Eu acho que serão ou Gabriel Fedor ou Rodrigo Cavaca, mas é difícil dizer.

Eu seria louco de não escolher Leandro no Grupo Amarelo. Ele e Erberth são ambos os lutadores mais fortes entre os cinco atletas. Com dois faixas marrons em seu grupo, sinto que o único perigo real que enfrentam será ao se enfrentarem. Cássio Francis é hábil, mas é improvável que vença Erberth ou Lo, então acho que veremos os dois nas semi-finais.

A partir deste ponto, eu não vou fazer uma previsão. A Copa Pódio é tão emocionante exatamente porque você nunca sabe o que vai acontecer, e eu realmente não sei dizer que eu acho que vai ganhar o Grand Prix dos Pesados!

 

  • BJJ Heroes Andre Borges – Editor

O GP da Copa Pódio apresenta várias lutas e lutadores interessantes, mas no que diz respeito a favoritos (em meu ver) esse rótulo pertence a 3 lutadores: Leandro Lo, Erberth Santos e Alexander Tráns. Três atletas com estilos completamente diferentes que num dia bom, podem levar qualquer título de qualquer campeonato de nível mundial.

Penso que os estilos e ajustes de cada lutador farão a diferença no resultado. O Erberth tem boas chances de levar, principalmente porque deve ter aprendido com aquela derrota para o Leandro no GP dos pesos médios. Virá mais fechado e certamente dará bem menos espaços para o Lo trabalhar a sua ginga. Já contra o Tráns penso que o Erberth sentirá mais dificuldades, devido a força superior do viking. Por outro lado, penso que o Tráns encaixa melhor no jogo do Santos do que na velocidade do Lo. Então temos um (bem apropriado) triângulo no GP de pesos pesados.

Quem leva? No Sábado a gente descobre.

 

  • BJJ Girls Mag – Samanta Fonseca e Mayara Munhos
O card estará realmente bem disputado e promete grandes lutas, de forma com que fica bem difícil opinar, afinal conta com atletas de ponta como Alexander Tráns, que teve um ótimo desempenho na última edição do evento, vencendo Braulio Estima por 6 x 0 no desafio Vikings x Cabras da Peste. Fora isso, o faixa preta da GFTeam teve vitórias notáveis sobre nomes como Keenan Cornelius, Erberth Santos e Mahamed Aly e lutas disputadíssimas contra o Buchecha e, por isso, acreditamos que no Grupo Verde ele deve ficar em primeiro, seguido de Rodrigo Cavaca em segundo, restando a disputa pelo terceiro lugar entre Fedor e Diego Borges.
O Grupo Amarelo está bem complicado de opinar. Por conta da invencibilidade de Leandro Lo, é possível que ele termine em primeiro, mas vamos combinar que no meio do caminho teremos Erberth Santos, que provavelmente entre na luta vacinado e com o jogo de Lo completamente destrinchado. Apesar de ele ter perdido, a primeira luta entre os dois foi duríssima e muito movimentada, tendo um ataque de pé do Erberth que realmente podia ter chegado a uma finalização, e Leandro Lo suou para pegar as costas.
Aqui, nossa opinião se divide: Samanta acredita que poderá dar tanto Lo quanto Erberth contra Trans. Já Mayara, acredita que a final será novamente entre Lo e Erberth, porém, tem grandes dúvidas se o Lo vai manter seu legado e acredita que haverá um novo rei da Copa Pódio.
Samanta: Para a final aposto em Trans x Lo, sendo Trans campeão.
Mayara: Aposto em Lo x Erberth, mas acredito que dessa vez, Erberth sagra-se campeão.
  • BJJ FórumBruno Fugazza – Editor Sênior

Essa não será a primeira vez que eu palpito sobre a Copa Pódio. E se eu aprendi algo com as últimas vezes, é que esse é um dos eventos mais imprevisíveis e difíceis de analisar. As lutas de 6 minutos são muito dinâmicas, e deixam pouco espaço para erro. Além disso, o sistema de classificação dando mais pontos por finalização pode acabar premiando os lutadores mais agressivos. Com isso em mente, vamos ver se dessa vez eu acerto:

O Grupo Verde é claramente o “grupo da morte”, com os campeões mundiais Rodrigo Cavaca e Gabriel Fedor, além do gigante dinamarquês Alexander Tráns, e o já experiente em Copa Pódio e duríssimo Diego Borges. Ou seja, a vida não deve ser fácil para o português Nelton Pontes neste sábado. Uma curiosidade é que dentre os 5 integrantes, 4 fizeram parte da Checkmat ao mesmo tempo no passado. Neste grupo, aposto em Alexander Trans como favorito para vencer suas quatro lutas e ficando com o primeiro lugar. O segundo lugar acredito que fique entre Rodrigo Cavaca e Gabriel Fedor, e seja definido pelo confronto direto e pela pontuação extra de quem conseguir finalizar ao menos um dos seus confrontos. Aposto na experiência de Cavaca aqui.

Já o Grupo Amarelo ficou um tanto desequilibrado, e Leandro Lo e Erberth Santos partem com um enorme favoritismo. Cássio Francis é duríssimo, e conta com uma finalização sobre Erberth na Seletiva do ADCC em 2015, mas corre por fora na disputa pela semifinal. Isaque Bahiense vem embalado após vencer o torneio interno entre faixas marrons e pretas da Alliance e pode surpreender quem o menosprezar com base em sua faixa marrom. Trovo é uma promessa, e entra sem pressão na disputa. O primeiro e o segundo lugar devem ser decididos no confronto direto entre Erberth e Lo. Acredito que desta vez Erberth levará a melhor, e Lo ficará em segundo.

Desta forma, as semis seriam Trans x Lo e Erberth x  Cavaca, dois confrontos que já aconteceram algumas vezes. De um lado, acredito que Erberth mais uma vez vencerá Rodrigo Cavaca. Mas do outro, aposto que Trans dessa vez deve surpreender Lo e passar para a final.

Na final, tudo pode acontecer. Mas creio que Trans saberá impor seu jogo e sua força para ser o primeiro não brasileiro a vencer a Pódio!

***

E você, aposta em quem??

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com