Home / Colunas / BJJF Entrevista / Copa Pódio BJJForum entrevista Nelton Pontes

Copa Pódio BJJForum entrevista Nelton Pontes

nelton-podioA apenas alguns dias do próximo GP dos Pesados da Copa Pódio o BJJForum entrevista o multi-campeão europeu Nelton Pontes. O atleta Luso/Angolano fala-nos um pouco do seu percurso no Jiu Jitsu e a Copa Pódio que se aproxima.

 

Nelton, embora você seja um dos competidores top europeus és praticamente desconhecido do público brasileiro. Fala-nos um pouco do teu trajeto no Jiu Jitsu e principais conquistas..  

nelton-alex

Nelton e Alex Machado

nelton-estimas

Nelton e os irmão Estima

O meu trajeto é muito simples, comecei o Jiu Jitsu em 2008 na Gracie Barra aqui em Portugal …. Treino imenso com os meus alunos e aproveito para treinar na academia do meu professor Alex Machado. Quando posso, aproveito para treinar com os irmãos Estima e na academia Roger Gracie. As minhas conquistas já foram várias é um fato, posso falar que já fui campeão 17 vezes nos torneios internacionais da IBJJF. Campeão europeu com e sem kimono, campeão mundial em Abu Dhabi (2014 marrom), já ganhei o ouro no Brasilia Open, nunca perdi para um europeu entre a faixa Castanha (marrom) e a Preta.

Esta é a segunda vez que vais lutar a copa pódio. Na primeira vez vinhas de uma longa recuperação de uma lesão e a falta de ritmo pesou na tua performance. Esses problemas estão ultrapassados? Como está a preparação para o próximo GP dos pesados?

nelton-jorge-e-igor

Nelton, Jorge Gonçalves (judoca olímpico) e Igor Sanchez (preparador físico)

Sim, no ano passado durante a Copa Pódio vinha de uma recuperação complicada, vinha sem ritmo e tinha acabado de ganhar a faixa preta, mas mesmo assim consegui bater de frente com aqueles monstros kkkk…. Este ano estou numa excelente forma física, venho com ritmo de competição, estou muito bem preparado… a minha preparação foi feita em Portugal treinei sempre no limite 3 vezes por dia de segunda a sábado durante 1 mês .

Sendo um dos competidores mais regulares do circuito Europeu fala-nos da evolução do Jiu Jitsu na Europa mais precisamente em Portugal. Nos últimos anos começamos a ter os primeiros Campeões Mundias como foi o teu caso, Vanessa Fernandez, Paquito, Guilherme Jardim entre outros. Acreditas que nos próximos anos vai surgir o primeiro campeão português na faixa preta? Acreditas que podes ser tu? 

nelton-campeao

WPJJC 2014

Sim Portugal já conta com vários campeões Mundiais. E mais vão vir, e na minha academia tenho uns atletas, que acredito que vão ser campeões Mundiais . Em relação a ser o primeiro campeão mundial português na categoria Adulto é algo que não me diz muito, o meu objetivo é ser melhor do que fui ontem e espalhar o Jiu Jitsu Português Pelo Mundo…o que conquistar será fruto do meu trabalho.

Para além da rotina de atleta és também professor tanto na tua academia, como em alguns colégios. Trabalhar com crianças é algo que te dá prazer?  

nelton-criancasGosto imenso de trabalhar com crianças, elas são futuro …. Não me cansam nem um pouco, até é um privilegio poder passar a nossa arte suave e torná-los pessoas melhores no futuro.

Muito obrigado pelas respostas. Queres deixar alguma mensagem ou agradecimento antes da despedida? 

Agradeço ao grão mestre Carlos Gracie, graças a eles faço Jiu Jitsu como Profissão. Aos meus treinadores e alunos, sem eles não teria chegado aqui. A minha namorada que me atura e que me trata ao mais alto nível…

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com