Home / Colunas / BJJF Entrevista / Conheça o Defesa Pessoal pras Minas, que ensina defesa pessoal gratuita para mulheres

Conheça o Defesa Pessoal pras Minas, que ensina defesa pessoal gratuita para mulheres

Defesa Pessoal Minas

Batemos um papo com a Maira Bandeira e a Juliana Vicentis, organizadoras de um projeto muito legal que ensina defesa pessoal para mulheres gratuitamente, o “Defesa Pessoal pras Minas” (clique aqui para conhecer a página delas no Facebook). O projeto, nas palavras das próprias, trata-se de uma “iniciativa de aulas gratuitas de defesa pessoal para minas no contexto de empoderamento e auto defesa em um espaço de diálogo”.

***

Primeiro queria saber de onde veio a ideia do projeto, como vocês se juntaram pra isso. 

Juliana Vicentis – A ideia começou basicamente com eu e a Bia (responsáveis pela organização) querendo aprender a lutar com a Maira. Pedimos pra ela nos ensinar e então lançamos a proposta do “Por que não criar algo maior e fazer disso um projeto?”, e construir um espaço só de mulheres é importante justamente para nós mulheres sabermos reconhecer que somos sim capazes. Então inicialmente as aulas aconteciam no Parque Ibirapuera e com o tempo os donos da Academia Classe A (amigos da Maira) começaram a apoiar nós cedendo o espaço. E toda aula além do treino, rola um lanche no intuito de abrirmos um bate-papo sobre experiências próprias e descontrair

Maira, você é a responsável por ensinar as técnicas às meninas, certo? Conta um pouco sobre sua história nas artes marciais e na defesa pessoal, onde você aprendeu tudo que repassa hoje. 

Maira Bandeira – Eu aprendi em muitos lugares o que eu passo. Luto Taekwondo desde os 5 anos de idade. Depois mais crescida eu quis conhecer outra arte marcial e então fiz 1 ano de Muay Thai. Com 17 anos eu comecei a trabalhar em uma academia de artes marciais e auxiliava o professor nas aulas, então acabei treinando de tudo: Taekwondo, Boxe, muay thai e até comecei no jiu jitsu, mas acabei saindo daquele emprego por motivos de distancia. Depois voltei a treinar taekwondo na academia Classe A. E la eu continuei no taekwondo (alias acabei de ganhar a medalha de ouro no campeonato sulamericano pela academia) e retornei ao jiu jitsu também.

Fora isso, já frequentei vários seminários de defesa pessoal e no próprio Taekwondo tem uma parte só pra defesa pessoal, e então eu resolvi passar pras meninas o que eu conheço de artes marciais que eu acho q seria útil em situações de risco variadas ou constrangedoras. Mas o principal que eu ensino elas e é o meu maior objetivo é q elas criem confiança nelas mesmas. Pois postura é tudo. Você já evita muita coisa.

Defesa Pessoal Minas 3

Então você tenta passar tanto uma parte técnica efetivamente, quanto uma parte psicológica?

Maira – Meu objetivo é redefinir a personalidade delas quanto à confiança e autossuficiência. por que isso acaba se aplicando em tudo, em não deixar ninguém por elas pra baixo seja marido, namorado, chefe, ou qualquer um na rua.

Fala um pouco sobre como você passa os golpes para as meninas que geralmente não possuem experiência em artes marciais

Maira – Tudo que eu passo é com muita técnica e prestando muita atenção nos detalhes. Às vezes faço elas treinarem o movimento base do golpe varias vezes antes de fazerem o golpe completo, para pegarem a mecânica certa. Como por exemplo a a fuga de quadril do jiu jitsu, que elas fazem varias vezes quase todas as aulas.

E vcs já passaram por alguma situação que precisaram usar o que aprenderam?
Maira – Eu já, as meninas, ainda bem, ainda não. Por que eu sempre digo para elas evitarem ao maximo usar o que eu ensino, a não ser que seja muito necessário.

Juliana – A Maira ja passou por situações que de fato precisou usar, mas eu e quase todas meninas já passamos por situações que nos sentimos ameaçadas por caras. Seja em olhares, seja um caminhar diferente de um cara achando que algo podia acontecer.

Obrigado, Maira e Juliana, e parabéns pelo projeto! Alguma consideração final? 

Maira – Queríamos agradecer à Academia Classe A por nos apoiar e fornecer o espaço para esse projeto!

***

Se interessou? Confere aí o cronograma de aulas gratuitas para o primeiro semestre de 2016, curte lá o Face do projeto e aproveita!

E se você não tiver disponibilidade nestes dias e horários das aulas gratuitas, ou não conseguiu uma das vagas limitadas, a Academia Classe A e a professora Maira estão também com aulas todas as segundas feiras às 20h. Qualquer dúvida mandem inbox no facebook da professora Maira Bandeira ou liguem no celular dela (11)98581-4643 ou na academia onde as aulas serão dadas (11) 2367-3050.

Defesa Pessoal Minas 2

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com