Home / Destaques / Conheça Alcenor Alves, um dos maiores formadores de atletas infanto-juvenis do mundo

Conheça Alcenor Alves, um dos maiores formadores de atletas infanto-juvenis do mundo

Por Gustavo Ricci

O BJJForum entrevistou aquele que, provavelmente, é o maior formador de atletas infanto-juvenis do mundo. Nascido no estado do Amazonas, Alcenor Alves tem um exército de alunos nas categorias: Mirim, Infantil e Juvenil que faturam quase tudo que disputam, desde torneios estaduais até torneios internacionais, como o Pan Kids.

Atualmente com a sua própria equipe (White House BJJ), Alcenor Alves tem como principal tarefa, revelar novos talentos no Jiu-Jitsu. Tive o privilégio de conviver com Alcenor durante muitos anos, e sempre pude ver o tratamento dado às crianças, sempre com muita atenção, como se fossem seus filhos. Tive a oportunidade de entrevistá-lo após o Pan de 2018, confira a entrevista completa.

BJJForum: Quais atletas seus participaram do Pan 2018?

Alcenor Alves – Tive a felicidade de ver alguns pupilos que treinei desde criança, e hoje já estão lutando na categoria Juvenil e Adulto. Nomes como Giovanna Caxias que ganhou peso e absoluto( Juvenil Azul Pena/Absoluto até Leve), outros destaques foram os prodígios como: Thalison Soares no adulto Roxa Galo, Meyram Maquiné no adulto Roxa Pena, e Matheus Gabriel no adulto Marrom Pena, que infelizmente foi desclassificado junto com seu oponente na final por dupla puxada. O Gabriel estava ganhando a luta por 2×0, mas serviu de aprendizado para as próximas competições. No geral, eu fiquei feliz em ver que o meu trabalho foi bem realizado.

BJJForum: Entre o pessoal que está ou já esteve no topo, quem passou por suas mãos?

Alcenor Alves – Difícil enumerar, mas foram muitos atletas. Vou citar alguns nomes conhecidos no cenário do Jiu-Jitsu, nomes como: Ary Farias, Ronaldo Jacaré, Adame da Silva, Matheus Gabriel, Erberth Santos são nomes que já são conhecidos do grande público. Da nova safra, posso citar o Meyram Maquiné (Campeão panamericano 2018 na faixa roxa pena), Thalison Soares, Lucas Carvalho, Giovanna Caxias, Mayram Daniel, Matheus Lima, Lucas Maquiné e muitos outros.

BJJForum: Como você começou no Jiu-Jitsu?

Alcenor Alves – Minha introdução no Jiu-Jitsu foi nos anos 90, através de um convite de grande amigo de escola que treinava judo junto comigo. Como Todos sabem, a escola de Jiu-Jitsu em Manaus, foi introduzida pelo Mestre Osvaldo Alves, figura bastante conhecida no mundo da luta. Tive a honra deser graduado faixa preta por um de seus alunos, Jorge William, mais conhecido como (Lilinho). Um grande lutador nascido no estado de Amazonas.

BJJForum: Qual o segredo de se formar tantos campeões nessa categoria, algum treino específico para essa criançada?

Alcenor Alves – O segredo é fazer com amor aquilo que você repassa para seus alunos, tentar da melhor maneira fazer com que eles absorvam todos os ensinamentos, e coloquem em prática. E lógico, a confiança que você tem que passar para cada um.

BJJForum: Sabemos das dificuldades de se trazer alunos de Manaus para lutar Brasil à fora, como está o seu time para a disputa do brasileiro agora em maio?

Alcenor Alves – Acredito que a dificuldade exista em qualquer lugar e Manaus não ficaria de fora dessa realidade. Mas temos algo que pra mim faz a diferença, que é a garra e vontade do povo do Norte! Para se ter uma idéia, o Amazonas já colocou 6 campeões mundiais na faixa preta em um único evento! Portanto isso já não é a maior dificuldade pro nossos guerreiros. A White House School Brazilian Jiu Jitsu inscreveu 26 atletas para esse Brasileiro CBJJ 2018 e iremos fazer barulho.

Ronaldo Jacaré visita a academia de Alcenor Alves

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com