Home / Colunas / Arquivos Históricos / Competidores Lendários – Parte 6 (Roberto Roleta)

Competidores Lendários – Parte 6 (Roberto Roleta)

Difícil conversar sobre guarda do Jiu-Jitsu com alguém “das antigas” sem citar Roberto Roleta “Magalhães”, o homem que colocou Wallid Ismail “para voar”. Essa talvez seja sua raspagem mais famosa, mas está longe de ter sido a única.

Em uma categoria cheia de “Passador”, Roleta foi o primeiro a desenvolver um jogo de guarda ofensiva. Sua guarda fez tanto sucesso que seu jeito de lutar ficou conhecido como “Esqui-Jitsu”.

Com uma elasticidade de peso pena, Roleta nao se importava quando seus adversários tentavam amassá-lo e os raspava quando menos esperavam, apresentando raspagens diferentes das comuns, Roleta sempre inovava nos campeonatos com raspagens novas.

Em entrevista recente, Roleta afirmou que tinha raspagens guardadas na manga para cada tipo de lutador, quando enfrentava Tops aplicava aquelas que somente funcionava com os Tops de sua equipe.

Roleta teve uma guarda tão temida, que a lenda da passagem de guarda José Mario Sperry resolveu puxar ele para guarda na final do Absluto do Mundial de 98(assim o vencendo após ter perdido no peso).

Roleta é tido como pioneiro da “guarda invertida” e raspagens do seu jogo são muito utilizadas por lutadores nos dias de hoje.

Venceu 4 mundiais na faixa preta e foi vice absoluto em dois deles(98 e 2000), venceu também 4 panamericanos e um Brasileiro.

Em sua carreira, obteve vitórias sob TOPs como Ze Mario Sperry, Amaury Bitetti, Murilo Bustamante, Wallid Ismail e e Saulo Ribeiro.

Resultado de imagem para roberto roleta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com