Home / Colunas / Arquivos Históricos / Competidores Lendários – Parte 5(Roger Gracie e Mario Sperry)

Competidores Lendários – Parte 5(Roger Gracie e Mario Sperry)

Falaremos agora, do maior medalhista da história do Mundial de Jiu-Jitsu.

Roger Gracie, é nada menos que Deca-campeão mundial, o neto de Grande Mestre Carlos Gracie é o responsável por nada menos do que 5% das medalhas de ouro da história da competição.

Primeiro Tri-campeão mundial absoluto(8 vezes finalista) e mais 7 vezes campeão variando das categorias Super-pesado e pesadíssimo. Roger Gracie é um lutador excepcional e inquestionável, na faixa preta, com exceção de pé de pano em sua estréia na faixa preta em 2003, ninguém o venceu sem que fosse fazendo uma tática de anti-jogo.

Roger é uma referência do Jiu-Jitsu básico e aplicado quase com perfeição, conseguiu a façanha de ser campeão mundial peso e absoluto em 2009 finalizando todos os seus oponentes tanto no peso quanto no absoluto, um feito inédito e visto quase como inalcançável. O detalhe disso tudo, foi que quase todas as lutas foram finalizadas com um dos estrangulamentos mais básicos da montada, o estrangulamento de gola com as mãos cruzadas que boa parte das pessoas costuma aprender na primeira ou segunda aula de Jiu-Jitsu.

As coisas não param por aí, Roger finalizou todos os atletas TOPs de sua geração, inclusive atletas que nunca tinham sido finalizados, e nunca aparentou estar perto de ser pego. E quem disse que tinha tática de luta? Roger foi tão superior e completo em sua carrerira, que aceitava o jogo de seus adversários, os vencia na área que eles eram melhores, isso provavelmente influenciou em algumas das 5 vezes o qual perdeu a final do mundial absoluto.

Roger também teve carreira no ADCC, onde foi campeão em 2005 peso e absoluto finalizando todas as suas lutas, em uma final contra Ronaldo Jacaré(o seu maior rival de sua carreira, que o derrotou em 2 oportunidades). Venceu também a super luta contra Jon Olav Einemo em 2007, mas teve que abandonar em 2009 para se dedicar ao MMA. Se aposentou também do Jiu-Jitsu competitivo no mundial 2010, devido ao MMA.

A lista de Monstros do Jiu-Jitsu que Roger finalizou é longa, alguns nomes são: Ronaldo Jacaré, Xande Ribeiro, Fernando Margarida, Fernando Tererê, Marcelinho Garcia, Fabrício Werdum, Rodrigo Comprido, Romulo Barral, Claudio Calasans, Rodrigo Cavaca, Ricardo Demente, Bernardo Faria, Leo Leite, Robert Drysdale, Rodrigo Comprido, Vinny Magalhaes, Rafael Lovato, Saulo Ribeiro, e etc, querem mais?

Fez uma luta casada contra Buchecha em 2012(empatou no metamoris) e contra Comprido nesse ano(finalizou) especula-se que Roger retorne em 2016, seria um grande presente para o Jiu-Jitsu, concordam?

Imagem

 

Quem faz parte desse Hall é José Mario Sperry

Linha de frente de Carlson Gracie, chegou a ser o rei do mundial e do ADCC . Devido ao seu grande tamanho e pressão absurda na passagem de guarda, o gaúcho logo ganhou o apelido de “Zé Maquina”.

Foi campeão Mundial em 1996, 1997 e 1998 , ano em que obteve a maior conquista que um lutador de Jiu-Jitsu pode conseguir. A façanha de ser campeãoabsoluto do Mundial e do ADCC.

Após a vitória, Ze Mário se tornou o rei do ADCC, vencendo as super lutas em 1999 e 2000, parando somente em Mark Kerr em 2001. Em 2011 e 2013 fez super lutas do ADCC, vencendo Renzo Gracie e Fabio Gurgel.

Teve carreira vitoriosa no MMA como atleta e mais ainda como treinador, foi um dos líderes da BTT formando atletas como Minotauro, Minotouro e Ricardo Arona.

Imagem

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com