Home / Colunas / Como receber o aluno iniciante na sua academia?

Como receber o aluno iniciante na sua academia?

Medo, ansiedade, apreensão e incerteza são alguns sentimentos naturais quando iniciamos qualquer tipo de atividade que ainda não conhecemos, seja uma nova escola, uma nova faculdade ou uma nova modalidade de luta. Diante disso, o que nós, veteranos, podemos fazer para que os iniciantes sejam bem recebidos e tenham a oportunidade de também se apaixonarem pelo Jiu-Jitsu?

A nossa Arte Suave transcende muito o conceito de luta, de arte marcial. É um verdadeiro estilo de vida e, sendo assim, pode às vezes ganhar características de “grupo fechado”, “irmandade restrita”, dificultando a chegada de novos membros. Sendo assim, devemos ter alguns cuidados bem simples para receber novos companheiros em nossos times.

Em primeiro lugar, não há nenhuma necessidade de se cultivar um clima hostil no tatame. A academia é um lugar para treinar, socializar e aproveitar a companhia e as diversas experiências que devem ser compartilhadas pelos parceiros de treino. O tatame não é um campo de concentração.

O professor tem papel fundamental na ambientação do novo faixa branca. Sabemos que diversas equipes possuem didáticas próprias, mas é aconselhável que os faixas brancas sejam mantidos treinando separados dos graduados enquanto ainda não sabem técnicas básicas para rolar e, principalmente, se defenderem dos golpes.

Outra atitude importante deve partir dos alunos mais graduados, dando as boas vindas aos novatos e estando sempre à disposição para ajudar o professor na ministração das técnicas elementares.

Mais um aspecto importante é respeitar o faixa branca na hora de rolar. O graduado tem sempre que saber que o iniciante está no começo da caminhada, no primeiro degrau da escada, e que ainda não tem uma grande variedade de técnicas assimiladas. Sendo assim, o faixa branca vai espernear, fazer força absurdamente, mas por puro instinto de sobrevivência! O graduado vai ajudar bastante fazendo pausas durante o rola para explicar determinadas situações ao iniciante, deixando-o confortável e evitando que ele seja amassado, sinta-se envergonhado e abandone os treinos.

O professor e seus graduados devem ter a sensibilidade para perceber se os faixas brancas estão à vontade no tatame, se estão assimilando bem as aulas de técnicas, se conseguem entrosar-se bem com os demais alunos. Isso tudo é fundamental para evitar ou pelo menos reduzir consideravelmente a evasão de faixas brancas.

Hora do treino!

Até a próxima!

Curta BJJForum e participe dos debates!

OSS

  • Fábio Bennington

    Tem uma concepção diferentemente desta opinião, por isso que eu jiu-jitsu hoje em dia está se popularizando crescendo mais uma forma de quantidade e não de qualidade, os atletas estão mais preocupados com a vaidade e o ego ao invés de treinar verdadeiramente, claro que qualquer graduado dentro do jiu-jitsu que está dando um treino com faixa branca lisa ou até o faixa branca de 2° grau vai aliviar vai ajudar vai dar conselhos, acredito que em um determinado ponto da branca do terceiro grau em diante, O atleta iniciante faixa branca já tem um bom tempo de bagagem para começar com esse verdadeiramente o jiu-jitsu, acredito que a partir desse ponto terceiro grau na branca quarto lugar na branca em diante, você não pode colocar como branca iniciante que não sabe absolutamente nada,e que ele querendo ou não vai ter que evoluir a evolução tem ajuda dos nossos companheiros mas nosso crescimento “é individual” querendo ou não eu não vou crescer pelo meu parceiro e nem meu parceiro vai crescer por mim, na medida que a gente vai se graduando isso vai se tornando cada vez mais nítido, acredito que até certo ponto nós devemos auxiliar-lo como falei até determinado. Após isso naturalmente como na vida selvagem ele vai ter que dar os passos deles próprios em sua mente criando seu jogo seus ataques suas defesas suas qualidades seus defeitos aprendendo com os mais graduados observando os treinos, E naturalmente ele vai crescendo dentro do esporte e aprendendo a caminhar com as próprias pernas e desde cedo se dedicando tanto sua alma verdadeiramente os graduados com certeza irão respeitar cada vez mais, É como andar de bicicleta seu período de aprendizado até um determinado ponto após disso cada um vai ter que andar com suas próprias pernas agregando mais de mais conhecimento, aprendi muito desde cedo, depois de um certo tempo até aprendi andar com as próprias pernas isso foi demais fundamental conhecimento auto estima autoconfiança auto controle, principalmente ao conhecimento sem tar como uma mãe que sempre está passando a mão na cabeça, por isso também ocorre vários e vários relatos pelo Brasil inteiro espalhados de faixas brancas amassando roxa marrom e preta, porque esses mesmos roxos marrons pretas na suas bases iniciais não tiveram base sólida e com o conhecimento verdadeiro do Jiu jitsu que é do autoconhecimento auto controle auto confiança, A minha concepção a minha opinião não é absoluta verdade, apenas olhar diferente do artigo proposto.

    Por isso que hoje em dia se diz Jiu jitsu raiz e Jiu jitsu Nutella rs

    Sou faixa marrom, tenho um 26 anos, treino a sete anos, espero ter dado uma nova visão uma nova concepção.

    Ossssss

  • Fábio Bennington

    Tem uma concepção diferentemente desta opinião, por isso que eu jiu-jitsu hoje em dia está se popularizando crescendo mais uma forma de quantidade e não de qualidade, os atletas estão mais preocupados com a vaidade e o ego ao invés de treinar verdadeiramente, claro que qualquer graduado dentro do jiu-jitsu que está dando um treino com faixa branca lisa ou até o faixa branca de 2° grau vai aliviar vai ajudar vai dar conselhos, acredito que em um determinado ponto da branca do terceiro grau em diante, O atleta iniciante faixa branca já tem um bom tempo de bagagem para começar com esse verdadeiramente o jiu-jitsu, acredito que a partir desse ponto terceiro grau na branca quarto lugar na branca em diante, você não pode colocar como branca iniciante que não sabe absolutamente nada,e que ele querendo ou não vai ter que evoluir a evolução tem ajuda dos nossos companheiros mas nosso crescimento “é individual” querendo ou não eu não vou crescer pelo meu parceiro e nem meu parceiro vai crescer por mim, na medida que a gente vai se graduando isso vai se tornando cada vez mais nítido, acredito que até certo ponto nós devemos auxiliar-lo como falei até determinado. Após isso naturalmente como na vida selvagem ele vai ter que dar os passos deles próprios em sua mente criando seu jogo seus ataques suas defesas suas qualidades seus defeitos aprendendo com os mais graduados observando os treinos, E naturalmente ele vai crescendo dentro do esporte e aprendendo a caminhar com as próprias pernas e desde cedo se dedicando tanto sua alma verdadeiramente os graduados com certeza irão respeitar cada vez mais, É como andar de bicicleta seu período de aprendizado até um determinado ponto após disso cada um vai ter que andar com suas próprias pernas agregando mais de mais conhecimento, aprendi muito desde cedo, depois de um certo tempo até aprendi andar com as próprias pernas isso foi demais fundamental conhecimento auto estima autoconfiança auto controle, principalmente ao conhecimento sem tar como uma mãe que sempre está passando a mão na cabeça, por isso também ocorre vários e vários relatos pelo Brasil inteiro espalhados de faixas brancas amassando roxa marrom e preta, porque esses mesmos roxos marrons pretas na suas bases iniciais não tiveram base sólida e com o conhecimento verdadeiro do Jiu jitsu que é do autoconhecimento auto controle auto confiança, A minha concepção a minha opinião não é absoluta verdade, apenas olhar diferente do artigo proposto, minha concepção é legenda na foto que diz que os brancas não são uma presa, E não como tratar o iniciante que claro todos tem que ser tratados melhor forma possível até porque é seu cliente

    Por isso que hoje em dia se diz Jiu jitsu raiz e Jiu jitsu Nutella rs

    Sou faixa marrom, tenho um 26 anos, treino a sete anos, espero ter dado uma nova visão uma nova concepção.

    Ossssss

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com