Home / Colunas / Coluna do Dr. Thairon – SÍNDROME DO IMPACTO DO OMBRO (SIO)

Coluna do Dr. Thairon – SÍNDROME DO IMPACTO DO OMBRO (SIO)

O ombro é uma articulação bastante móvel e nas atividades do jiu jítsu é sempre bem solicitada, do aquecimento ao rola, onde fazemos grandes esforços com ele. Por isso, não é atoa, que muitos atletas sofrem com lesões agudas ou crônicas nesta articulação.

RELEMBRANDO A ANATOMIA DO OMBRO:

A articulação glenoumeral une a cabeça do úmero a cavidade glenóide na escapula. Ela é uma articulação rasa que permite uma grande movimentação e flexibilidade do ombro, porém, para garantir a estabilidade desta articulação existem várias estruturas capsoligamentares que mantem o úmero preso a escápula, sendo as principais o lábio da glenóide, cápsula articular e tendões do manguito rotador que é a confluência dos tendões de quatro músculos:

1- Subescapular               3- Infra-espinhal

2- Supra-espinhal             4- Redondo menor

 

O QUE É A SIO?

Essa síndrome é caracterizada por dor crônica no ombro, geralmente desencadeado pela compressão dos tendões do manguito rotador entre a cabeça do úmero e o arco coracoacromial. Atividade repetitiva com movimentos acima da linha do ombro (70º a 120° de elevação) levam a microtraumatismos do manguito rotador e provoca anormalidades localizadas como inflamação, edema, bursite crônica e lesão do tendão do supra-espinhal e podendo haver também, lesão associada nos demais tendões do manguito.

As lesões, se não tratadas, são progressivas com os anos, iniciando com edema e hemorragia da bursa e da musculatura, evoluindo com tendinite e fibrose irreversível, degeneração e ruptura dos tendões.

EM QUAIS MOVIMENTOS POSSO SOBRECARREGAR O OMBRO?

Qualquer movimento repetitivo acima do ombro pode gerar sobrecarga e o lutador de jiu-jitsu está constantemente realizado tais movimentos, desde o aquecimento com polichinelos, ˜burps˜, sugados, ˜sprawl˜, subir cordas, nos treinos de ataques e defesas de quedas e durante o rola. Por isso, devemos sempre ficar atentos para o diagnóstico dessa lesão e principalmente para a prevenção da mesma.

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO DA SIO?

O ortopedista consegue fazer o diagnóstico através da história e do exame físico do atleta, realizando testes irritativos no ombro.

Radiografias especiais do ombro conseguem ver a redução do espaço do ombro, formação óssea do acrômio e a presença de calcificações ou artrose no ombro.

Ressonância auxilia na avaliação do estágio da lesão e no diagnostico diferencial de outras lesões do ombro.

COMO PREVINIR A LESÃO?

As principais medidas são reduzir as atividades repetitivas com o braço acima da cabeça e realizar equilíbrio muscular do manguito rotador e cintura escapular.  O condicionamento do atleta, alongamento e o fortalecimento com atenção rigorosa à técnica podem ajudar a atenuar as lesões resultantes do uso excessivo.

QUAL O TRATAMENTO PARA A SIO?

Além das medidas profiláticas, o tratamento na fase de dor tem o objetivo de reduzir a inflamação e reequilibrar as forças e o alongamento do ombro melhorando novamente a função do ombro.  Medicações anti-inflamatórias e analgésicas, gelo local, uso de órteses podem auxiliar nesse processo de alivio da dor e inflamação e a reabilitação é feita com fisioterapia. A infiltração ainda pode ser realizada em casos refratários ou que a dor é muito intensa e impede o atleta de evoluir em sua reabilitação.

Uma grande barreira no tratamento conservador é segurar o atleta em atividades de maior carga durante o tratamento que pode durar por vários meses.

QUANDO REALIZAR A CIRURGIA E COMO ELA FUNCIONA?

A maioria dos casos apresentam bons resultados quando a reabilitação é feita corretamente, porém em uma minoria dos pacientes que não apresentaram melhora satisfatória ao tratamento conservador, a videoartroscopia é indicada para a descompressão do espaço onde passa o tendão e limpeza do tendão inflamado.

 

***

DR THAIRON MEDEIROS:

Médico ( UFPA )  ortopedista ( IJOT – FMJ ), cirurgião de quadril (HC-FMUSP) e pós graduando em medicina esportiva ( CETE – UNIFESP )

Faixa Preta de Jiu Jitsu ( Guigo Jiu jitsu) / Faixa Marrom de Judô ( Sensei Nicodemos Jr. )

CRM SP: 142001 / CRM MA 9153 / TEOT: 13443

Email:drthairon@yahoo.com  / Instragram: @drthaironmedeiros

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com