Home / Colunas / Coluna do Dr. Thairon – Bursite Trocantérica do Quadril

Coluna do Dr. Thairon – Bursite Trocantérica do Quadril

A Dor ao redor do quadril também pode ser uma queixa frequente dentro dos tatames e para esclarecer as dúvidas dos amigos seguidores, abordaremos o tema nesta matéria.

O QUE É A BURSITE TROCANTÉRICA?

É uma inflamação da bursa (pequena bolsa que contém um liquido e tem a função de reduzir o atrito entre o tendão e o osso e amortecer impacto nesta região) situada na parte lateral do quadril entre o osso do grande trocanter e a musculatura lateral da coxa.

O QUE CAUSA A BURSITE TROCANTÉRIA?

As principais causas de bursite são:

  • Trauma direto na região lateral do quadril: principalmente nos treinamentos de quedas com grande volume de repetição, em que o atleta bate várias vezes com a quadril de lado no solo.

  • Treinamento em excesso: principalmente em atividades aeróbicas de corrida, subida e descida de escadas e ladeiras. Também podendo ocorrer em atletas que fazem bastante trabalho de guarda aberta e reposição, onde os movimentos repetidos de abdução, adução, rotação interna e externa do quadril, podem aumentar o atrito na região. Trabalhar na meia guarda com grande pressão do adversário também pode trazer desconforto ao quadril que está sendo comprimido no solo.

  • Mecanismo de compensação: lesões de coluna, escoliose, hiperlordose, diferenças de tamanho dos membros, lesões nos joelhos podem alterar a forma do atleta andar ou lutar e sobrecarregar a articulação do quadril.
  • É mais comum nas mulheres pois a pelve é mais larga que nos homens, estando mais suscetíveis ao atrito sobre o trocanter maior.

COMO PREVENIR A LESÃO?

Realizar aquecimento antes dos treinos, manter uma musculatura equilibrada com atividades que fortaleçam o CORE, trabalhar o alongamento da musculatura pélvica e ter atenção ao “overuse” e aos sinais que o seu corpo dá de que aquela região está sendo sobrecarregada.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

A principal queixa é dor na região lateral do quadril, podendo irradiar para parte lateral da coxa. A dor pode começar de maneira lenta e progressiva ou abrupta após uma queda.

QUAS EXAMES REALIZAR?

Um ortopedista experiente consegue realizar o diagnostico diretamente com a história e ao exame físico do paciente, sendo os exames de imagens na maioria das vezes solicitados para excluir outras causas de lesões do quadril do atleta.

Ressonância magnética é o exame mais sensível para demonstrar o aumento de liquido ou inflamação na bolsa, também fazendo diagnóstico de outras lesões associadas como a tendinite da musculatura glútea e o atrito do trato iliotibial.

COMO TRATAR?

A primeira linha de tratamento é a reabilitação de forma conservadora que inclui repouso relativo das atividades provocativas de dor, alongamento das musculaturas do trato iliotibial, tensor da fáscia lata, músculos glúteos, correção dos desequilíbrios musculares, transtornos da marcha e a utilização de medicação anti-inflamatória. Técnicas com iontoforese, ultrassom, terapia de ondas de choque, liberação miofascial podem auxiliar no tratamento. A injeção de esteroide no ponto de dor máxima pode ser benéfica quando a dor do atleta é recorrente.

CIRURGIAŚ raramente são necessárias, exceto em caso de dor persiste apesar do correto tratamento conservador. A maioria dos procedimentos realizam a liberação do trato iliotibial, com desbridamento da bolsa trocantérica com bons resultados.

QUANDO VOLTAR AS ATIVIDADES ?

Em geral, podem ser necessários vários dias a vários meses antes que o atleta esteja apto a retornar à atividade plenamente. Com frequência, o atleta consegue continuar a participar das atividades mesmo com algum desconforto.

***

DR THAIRON MEDEIROS:

Médico ( UFPA )  ortopedista ( IJOT – FMJ ), cirurgião de quadril (HC-FMUSP) e pós graduando em medicina esportiva ( CETE – UNIFESP )

Faixa Preta de Jiu Jitsu ( Guigo Jiu jitsu) / Faixa Marrom de Judô ( Sensei Nicodemos Jr. )

CRM SP: 142001 / CRM MA 9153 / TEOT: 13443

Email:drthairon@yahoo.com  / Instragram: @drthaironmedeiros

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com