Home / Colunas / Coluna do Andrei: O Pulo do Gato

Coluna do Andrei: O Pulo do Gato

Como arte complexa que é, o Jiu-Jitsu não se resume a um único aspecto principal, a uma única verdade. O Jiu-Jitsu, para ser bem executado e bem entendido, precisa que um conjunto de fatores esteja sempre bem alinhado e funcionando em perfeita sincronia. Na coluna de hoje, vamos falar sobre algumas dessas características.

Para começar, treine muito! E sim, descanse muito também! O perfeito balanceamento entre o volume de treinamento e os períodos de descanso vai fazer com que o seu corpo renda melhor e vai diminuir a possibilidade de surgimento de lesões.

Dedicação. Palavra-chave para que se consiga enfrentar a rotina sacrificante de treinos para alcançar os objetivos. Toda semana o lutador perde e ganha, e quando a derrota vem, traz consigo o desânimo. Mas a busca pela melhora, através da dedicação, é que vai proporcionar evolução.

Ter a mente aberta para novas técnicas, novas possibilidades, também ajuda muito. Mesmo que a nova técnica não funcione 100% para o seu biótipo ou ainda que você não a use no seu jogo, busque aprendê-la. Entender a posição é fundamental para saber defendê-la com segurança, tornando seu jogo completo e equilibrado.

Valorize seu gás. Mesmo sendo, algumas vezes, inferior tecnicamente aos seus companheiros de treino, o ótimo preparo físico pode ser fator importante para surpreender os adversários nos finzinho dos combates. Gás em dia permite que o lutador consiga pensar durante todo o treino e também durante toda a luta.

Mais um ponto importante a ser considerado como pulo do gato é quando o lutador começa a compreender as razões pelas quais executa os movimentos, os objetivos das técnicas aprendidas. Inicialmente, replicamos mecanicamente as técnicas que nos são mostradas pelos nossos professores, como se fôssemos meros robôs. Quando o conhecimento segue se acumulando e o lutador consegue entender a filosofia e a mecânica do Jiu Jitsu, ele passa a maximizar seu aprendizado, evoluindo e tornando-se um lutador melhor. Mas isso acontece no tempo de cada um, mais cedo para alguns, mais tarde para outros.

Concordam? Discordam? Vamos debater aqui, no BJJForum!

Hora do treino! Até a próxima!

Curtam #BJJFORUM

OSS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com