Home / Top News / Bruno Bastos e os 3 pilares para você se dar bem no Jiu-Jitsu

Bruno Bastos e os 3 pilares para você se dar bem no Jiu-Jitsu

Foto: Vitor Freitas

Renomado competidor de Jiu-Jitsu e hoje especialista na didática para jovens atletas da modalidade, Bruno Bastos é dono de bons conselhos para ser bem sucedido dentro e fora dos tatames.
Campeão mundial e Pan-Americano master pela IBJJF, o faixa-preta da Lead BJJ aproveita o tempo entre as aulas para analisar pontos importantes na evolução de cada aluno, desde a parte psicológica até a parte técnica.
“Acredito que um dos motivos do sucesso dos meus alunos seja o fato de eu ainda competir em alto nível, trazer atletas de alto nível para seminários e semanas de treinamento conosco”, revela Bruno, antes de deixar seus três principais conselhos para você se dar bem no Jiu-Jitsu hoje mesmo.
1. Siga um sistema, mas improvise
“Tenha um sistema definido. Todo atleta tem que ter liberdade e poder de improviso. Na minha academia, tenho um sistema que permite aos alunos terem estilos diferentes dentro do mesmo sistema. Esse ano, por exemplo, tive quatro atletas conquistando títulos mundiais da IBJJF. Um no juvenil e três no Master: Emily Fernandez (juvenil), Carson Williams (master 2), Mauro Matai (master 2) e Dustin Shelhamer (master 4). Todos tem estilos diferentes um do outro, mas seguindo o mesmo sistema. Minhas aulas são padronizadas. Toda a semana de treino é planejada. Quando se planeja, você tem sucesso. A lição que fica é: tenha um plano e um sistema a seguir”.
2. Busque excelência 
“Acredito que um dos motivos do sucesso dos meus alunos seja o fato de eu ainda competir em alto nível, trazer atletas de alto nível para seminários e semanas de treinamento. Dessa forma os alunos são expostos ao que tem de melhor, tendo um parâmetro técnico de onde precisam chegar pra alcançar seus objetivos. Além disso, sempre incentivo meus alunos a treinarem em outras academias quando estão viajando. Entro em contato com outros professores, dou informação dos meus alunos, para que dessa forma eles tenham sempre boas experiencias. Recentemente, trouxe Claudia do Val, Mahamed Aly, Carol Vieira e Luana  Alzuguir para seminários.”
3. Monte sua estrutura 
“Saiba a importância de alinhar treino técnico, físico e mental. Tenha um planejamento anual e, se for o caso, tenha seu plano de carreira também. Sua disciplina vai te ajudar nos dias em que não estiver motivado, lembre-se disso. A disciplina é a mãe dos bons resultados. Utilize competições menores como avaliação para a competição alvo. Tenha pessoas positivas ao seu lado, isso é importante.”
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com