Home / Destaques / Brasileiro 2017 – Análise das categorias na faixa preta masculino (Meio-pesado a Pesadíssimo)

Brasileiro 2017 – Análise das categorias na faixa preta masculino (Meio-pesado a Pesadíssimo)

O campeonato mais tradicional de Jiu-Jitsu do Brasil desembarca em Barueri para a sua vigésima quarta edição. Com quase 6 mil inscritos, a edição desse ano já entra para a história como a maior em número de participantes. Ao contrário das edições anteriores, a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) dividiu o campeonato em duas partes, no fim de semana passado, os atletas juvenis e infantis invadiram o Ginásio José Correa, em Barueri. Com um calendário mais dilatado, os faixas pretas puderam contar com um final de semana dedicado a eles.

Dando continuidade a nossa análise das categorias, trazemos um artigo sobre as seguintes categorias: Meio-pesado, Pesado, Super-Pesado e Pesadíssimo.

Meio-Pesado

Com 32 atletas ao todo, a categoria meio-pesado é uma das mais equilibradas da competição. Patrick Gaudio (GFTEAM) e Rodrigo “Pimpolho” Fajardo (Gracie Barra) surgem com um leve favoritismo por conta de suas conquistas recentes (Gaudio foi campeão Panamericano e Fajardo foi campeão Europeu). Renato Cardoso (Alliance), Horlando Monteiro (Nova União), Matheus Spirandelli (NS Brotherhood) e Pedro Henrique Conti (Checkmat) surgem como nomes fortes que podem chegar no topo da categoria.

Pesado

Com trinta atletas no total, o peso pesado tem a presença do multicampeão Claudio Calasans (Atos), que subiu duas categorias para disputar o Brasileiro (essa subida de categoria talvez seja justificada pela superluta do ADCC que acontecerá em Setembro, contra seu companheiro de equipe André Galvão). Calasans encontrará adversários duros na categoria, como: Dimitrius Souza e Guilherme Augusto da Alliance e Jurandir Vieira (G13).

Super-Pesado

Leandro Lo e Erberth Santos são os protagonistas da categoria Super Pesado (Imagem por Flograppling)

Sem sombra de dúvidas a categoria super pesado é a categoria que todo o público quer assistir. A rivalidade entre Leandro Lo (NS Brotherhood) e Erberth Santos (Almeida JJ), começou ano passado, após uma derrota de Erberth para Alex Aparecido (companheiro de Leandro Lo) na final do Brasileiro. Eles lutaram na final do GP dos Médios ano passado em Buenos Aires, com vitória para Lo. Além da rivalidade, a liderança do ranking geral da IBJJF está em jogo. O primeiro colocado do ranking leva para casa 15 mil dólares, se Lo vencer Erberth (atual número 1) no peso e no absoluto, ficará com o prêmio. Rodrigo Cavaca (Zenith) com toda a sua experiência, também não pode ser desprezado.

Pesadíssimo

Com 23 atletas no total, a categoria Pesadíssimo possui muitos nomes com chance de título. Nomes como: Victor Honório (GFTEAM), Max Gimenis (GFTEAM), Gabriel “Fedor” Lucas (Checkmat), Alex Aparecido “Biloca” (NS Brotherhood), Igor “Tigrão” Schneider (NS Brotherhood), Kitner Moura (Almeida JJ), Otávio Nalati (Guigo) e Admilson Gobi (Team Lloyd Irvin), todos esses possuem credenciais para o ouro.

 

Fique ligado no BJJFORUM e acompanhe tudo sobre o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu! A próxima análise do campeonato trará todas as categorias do feminino.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com