Home / Colunas / Análise e palpites / Análise e palpites do UFC 203

Análise e palpites do UFC 203

ufc-203-ppv-poster-2-400x280

 

E ai galera, blz? Começo essa minha coluna solo agradecendo a todos pela audiência em nosso site. Em breve teremos novidades, existe um processo de criação do site “MMAFORUM” que será um site parceiro do nosso querido “BJJFORUM”, e enquanto a criança não nasce estaremos apresentando nosso trabalho sobre MMA aqui. Espero que gostem dessa coluna, onde irei procurar abordar todas as lutas dos cards do UFC e desta forma informar você nosso leitor. Sempre de forma descontraída, mas sempre procurando manter um padrão de qualidade. Aliás, colocarei o link para o cartel dos lutadores do sherdog, se for aprovado continuo para as próximas colunas, combinado? Vamos lá, segue o que acho do UFC 203:

Stipe Miocic vs Alistair Overeem

miocic

Miocic: 15-2 MMA, 9-2 UFC

Overeem:  41-14 MMA, 6-3 UFC

O campeão Stipe Miocic faz sua primeira defesa de cinturão em Cleveland, sua terra natal, diante do ex-campeão do Strikeforce Alistair Overeem. Enquanto Overeem é conhecida pela sua qualidade no kickboxing, o campeão Miocic tem o boxe como seu carro forte. Considero Overeem um striker melhor, mais polido, no entanto Miocic possui um boxe muito eficiente, mãos muito rápidas e forte punch. Nessa área, o confronto se equilibra, ainda mais se nos lembrarmos do queixo nada resistente de Overeem.  No jogo de grappling, enquanto Miocic tem a vantagem no wrestling, Overeem leva vantagem no jiu jitsu.

Uma luta com bastante equilíbrio na teoria, e que provavelmente irá se consumar na prática. Por causa desse equilíbrio, e principalmente pela versão cautelosa atual de Overeem (by Greg Jackson), podemos ter um combate chato, monótono.

Miocic tem tudo para levar o combate na resistência, melhor preparo físico e no seu boxe de alto nível. Se ele for esperto, fica “jabeando” até encontrar uma brecha na defesa de Overeem, ou leva a luta em uma decisão chata, mas tranquila. No entanto, estou com uma intuição que Overeem irá começar bem cauteloso, e no terceiro round irá acertar um overhand que irá levar o campeão para lona. E vamos lembrar, apesar do queixo suspeito de Overeem, Miocic já conseguiu a proeza de ser nocauteado pelo gigante holandês Stefan Struve.

Palpite: Alistair Overeem vence por nocaute no 3º round.

ODDS:

 

Fabricio Werdum vs Travis Browne

werdum

Fabricio Werdum: 20-6 MMA, 6-1 UFC

Travis Browne: 18-4-1 MMA, 9-4-1

O ex-campeão Fabricio Werdum tenta se recuperar da perda do cinturão diante do havaiano Travis Browne, em uma revanche que acredito que ninguém queria ver. Browne é um bom striker, mas que vem encontrando dificuldades em seu jogo desde que se juntou ao treinador de sua namorada Ronda Rousey, o Edmond Tarverdyan, na Glendale Fighting Club. Outro fato que pesa contra o havaiano é a expressiva melhora de Werdum na trocação. Antes um condecorado lutador de jiu jitsu lutando MMA, agora Werdum apresenta um Muay Thai de alto nível afiado pelo excelente treinador Rafael Cordeiro. Como foi no primeiro confronto, a luta vai se desenvolver em pé. Werdum tem um excelente jiu jitsu, se a luta fosse para o chão poderia finalizar rapidamente, no entanto o brasileiro nunca se destacou por um jogo bom de quedas, o que faz com que a luta permaneça em pé. Acredito que Werdum virá cauteloso, e ganhará em uma decisão tranquila devido ao maior volume de golpes. Deveremos ter uma luta parecida com a última deles (do 2º ao 5º round principalmente), e mais ainda parecida com a luta entre Werdum vs Roy Nelson em 2012.

Palpite: Fabricio Werdum vence por decisão.

ODDS:

CM Punk vs. Mickey Gall

cm-punk

CM Punk: Estreante no MMA

Mickey Gall: 2-0 MMA, 1-0 UFC

A estrela da WWE, CM Punk vai finalmente fazer a sua estreia no MMA diante do invicto e promissor Mickey Gall. Desde que CM Punk anunciou que lutaria no UFC, ficamos na expectativa de quem iria enfrentar o astro da WWE, que ao contrário de outra estrela que migrou para UFC, o gigante albino Brock Lesnar, não teve um passado ligado a nenhuma arte marcial. Vamos lembrar que Lesnar foi um condecorado wrestler, enquanto CM Punk nunca treinou nenhuma luta a sério. Para piorar sua situação, o escolhido para ser seu oponente, é um garoto talentoso e promissor. Gall vai para sua 3º luta como profissional, 2º no UFC e que se somam a dois combates no MMA Amador. Com base no jiu-jítsu, afiado pelos irmãos Miller, o jovem de 24 anos é muito favorito em uma luta que deve mudar sua vida. Do outro lado, CM Punk é completamente inexperiente, ainda um novato e teve várias lesões durante sua participação no WWE que devem estar cobrando o preço no seu corpo aos seus 37 anos. CM Punk vai atrair os olhares de seus fãs do WWE, mas não vejo nenhuma chance dele ganhar. Aliás, se o Gall entrar acelerado capaz de termos uma luta bem rápida.

Palpite: Mickey Gall vence por finalização no 1º round.

ODDS:

Urijah Faber vs. Jimmie Rivera

faber

Urijah Faber: 33-9 MMA, 9-5 UFC

Jimmie Rivera: 19-1 MMA, 3-0 UFC

Um confronto de gerações, que coloca de um lado o experiente Urijah Faber diante do prospect Jimmie Rivera. Faber e Rivera tem estilos bastante semelhantes, onde a idade/quilometragem é a maior diferença entre eles. Faber vem de uma “provável” última disputa pelo cinturão, onde chegou a declarar que talvez pudesse se aposentar após a derrota para Cruz. Já Rivera vem de 3 vitórias consistentes e virá motivado por estar no card principal e por lutar com um grande nome como Faber. Uma luta bastante equilibrada, mas que ficarei com maior motivação/momento de Rivera. Vejo Faber em fase final de sua gloriosa carreira, já ganhou um title shot pelo nome e rivalidade com Cruz e que já vinha com apresentações bastantes medianas nas últimas lutas.

Palpite: Jimmie Rivera vence por decisão.

ODDS:

Joanne Calderwood vs. Jessica Andrade

jojo

Joanne Calderwood: 11-1 MMA, 3-1 UFC

Jessica Andrade: 14-5 MMA, 5-3 UFC

Duas lutadoras promissoras dentro da categoria peso-palha, a escocesa Joanne Calderwood enfrenta a brasileira Jessica Andrade pela provável chance de disputar o cinturão após a luta entre as polonesas Joanna Jedrzejczyk e Karolina Kowalkiewicz. Calderwood apresenta uma trocação mais técnica, refinada e é mais rápida. Apresenta boas joelhadas e cotoveladas, que são uma arma poderosa em seu excelente Muay Thai. A brasileira apresenta um jogo mais compacto de MMA e aparentou ter finalmente encontrado sua categoria na surra que aplicou em Jessica Penne. Jessica Andrade tem um bom punch, está mais rápida nesta categoria e tem um jiu jitsu afiado. Provável de ser uma luta bem movimentada, candidata a luta da noite. As duas podem sair vitoriosas e penso quem mais rapidamente encontrar a distância deverá levar vantagem no combate. Um fato que pode virá a luta a favor da brasileira, seria Jessica investir no seu superior jogo de grappling e levar Joanne para o chão.

Palpite: Joanne Calderwood vence por decisão.

ODDS:

Jessica Eye vs. Bethe Correia

jessica-eye

Jessica Eye: 11-5-1 MMA, 1-4-1 UFC

Bethe Correia: 9-2 MMA, 3-2 UFC

Fechando o card preliminar, temos Jessica Eye lutando em casa contra a brasileira Bethe Correia. Começo falando que esse combate provavelmente é um “RH eliminator”. As duas não passam por boa fase, principalmente Jessica Eye, lutadora que tem boas qualidades, beleza, prestigio, mas que não disse ao que veio ainda no UFC. Na minha opinião a categoria de Jessica Eye seria peso mosca (56kg), e acho que ela poderia tentar até baixar para o peso palha. A americana apresenta o boxe como sua qualidade principal, não a única, pois apresenta um regular jogo de wrestling. Já a brasileira, é uma lutadora bem limitada, que praticamente só tem o boxe e que conseguiu uma disputa de cinturão contra Ronda Rousey, exclusivamente pelo trash talking feito após vitórias sobre suas parceiras de treino do Four Horsewomen. Em qualquer momento, Jessica seria favorita. O que me preocupa, foi a forma como ela se apresentou em sua última luta, muito desmotivada e fora de forma. Se vier motivada e bem preparada tem tudo para ganhar com tranquilidade. E estando lutando em sua terra natal, acredito que isso irá acontecer.

Palpite: Jessica Eye vence por nocaute no 2º round.

ODDS:

Nik Lentz vs. Michael McBride

lentz

Nik Lentz: 26-7-2-1 MMA, 10-4-1-1

Michael McBride: 8-1 MMA

O experiente Nik Lentz iria enfrentar o duro Mairbek Taisumov, no entanto com a lesão do russo a pouco dias do combate, agora irá lutar com o estreante Michael McBride. A estratégia de Lentz é clara, derrubar seu adversário e tentar a vitória por finalização ou nocaute via ground and pound. Das suas 26 vitórias, Lentz ganhou 10 por finalização.

McBride possui um bom cartel no circuito regional americano, incluindo uma vitória no Bellator, mas sempre pegando oponentes sem qualificação. O lutador mais qualificado que ele pegou foi o Emmanuel Sanchez e saiu derrotado por decisão no evento RFA 10 em 2013. Não espero muitas coisas de McBride e acredito que Lentz terá uma vitória tranquila.

Palpite: Nik Lentz vence por finalização no 1º round.

ODDS:

Caio Monstro vs. Brad Tavares

caio-monstro

Caio Monstro: 9-2 MMA, 4-2 UFC

Brad Tavares: 13-4 MMA, 6-4 UFC

Confronto pela categoria do peso médio entre o americano Brad Tavares e o brasileiro Caio Monstro. Brad Tavares é um bom striker que possui boas qualidades também no wrestling.  Caio Monstro é um grappler de origem, que vem apresentando evolução no jogo em pé resultado de treinamentos com Glover Teixeira nos EUA. Acho a trocação do Brad mais qualificada e aliada a sua boa defesa de quedas, lhe dá o favoritismo em detrimento ao brasileiro. Caio vai ter que confiar na mão dura para sair vencedor aqui. A estratégia ideal para o brasileiro seria usar o jogo de clinch, encurtando, e tentando o nocaute na curta distância.

Palpite: Brad Tavares vence por decisão.

ODDS:

Yancy Medeiros vs. Sean Spencer

sean-spencer

Yancy Medeiros: 12-4-1 MMA, 3-4-1 UFC

Sean Spencer: 12-5 MMA, 3-4 UFC

Mais uma luta do facão aqui. Yancy Medeiros sobe para a categoria dos meio-médios e enfrenta o Sean Spencer. Uma luta de dois strikers, que irão lutar bem pressionados pela real possibilidade de demissão. Os dois lutadores têm uma boa trocação mas apresentam falhas defensivas. Luta bem equilibrada nesse aspecto, com Spencer mais forte fisicamente e Yancy talvez mais técnico. No jogo de chão a superioridade é do Yancy, que tem um jiu jitsu de bom nível. No entanto Spencer tem uma boa defesa de queda, e a luta deve se desenrolar em pé. Luta equilibrada e de difícil palpite.

Palpite: Yancy Medeiros vence por decisão.

ODDS:

CB Dollaway vs. Francimar Bodão

bodao

CB Dollaway: 15-8 MMA, 9-8 UFC

Francimar Bodão: 18-5 MMA, 3-2 UFC

CB Dollaway tenta se recuperar de 3 derrotas em sequência diante do brasileiro Francimar Bodão. Considero CB Dollaway um bom lutador, no entanto ele não conseguiu até agora engrenar dentro do UFC, alternando altos e baixos. Lutador que tem boa trocação, punch e base no wrestling. Eu acreditava que, após as vitórias sobre Mutante e Carmont, ele poderia figurar no TOP 10 da categoria. No entanto, as derrotas em sequência foram um balde de água fria sobre esta empolgação. Bodão é um lutador chato, que o melhor que sabe fazer é amarrar uma luta. Ele não conseguirá fazer isso diante de CB, que tem tudo para ganhar e figurar no TOP 15 da nova categoria, já que antes CB estava entre os médios.

Palpite: CB Dollaway vence por decisão.

ODDS:

Drew Dober vs. Jason Gonzalez

dober

Drew Dober: 16-7-1 MMA, 2-3-1 UFC

Jason Gonzalez:  10-2 MMA

Drew Dober tentará engatar sua primeira sequência de vitórias no UFC diante do estreante Jason Gonzalez. O oponente original de Dober era o Erick Koch, que saiu da luta por lesão e deu a possibilidade do ex-integrante do TUF 22 Jason Gonzalez de estrear no UFC.  Dober é lutador mediano, que vem sendo bastante irregular no UFC. Ele costuma ir para cima do adversário com tudo por ter um bom queixo e sempre tentando uma queda, para depois utilizar seu bom jogo de finalizações. Gonzalez vem de 6 vitórias em eventos regionais nos EUA, mas o que me vem à cabeça é a derrota dele no TUF 22 para o fraco espanhol Abner Lloveras. Vejo alguns especialistas apostando no estreante, mas sinceramente prefiro apostar na experiência de Dober dentro do UFC.

Palpites: Drew Dober vence por finalização no 1º round.

ODDS:

 

Esses foram meus palpites. Caso discorde, concorde ou queira interagir sobre qualquer luta, fiquem a vontade para deixarem seus comentários logo abaixo ou então em nossas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Não deixe de curtir a nossa nova página no Facebook, a página do MMAForum. Espero que tenham curtido, abraço à todos e até a próxima.

*O material acima representa a opinião pessoal dos autores, não retratando necessariamente a opinião do BJJFórum*

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com