Home / Competições / ADCC – Análise da categoria até 99kg

ADCC – Análise da categoria até 99kg

A cidade de Espoo na Finlândia irá receber mais uma edição do ADCC, torneio de submission mais tradicional do cenário das lutas agarradas. O evento, que chega a sua décima primeira edição, retorna ao continente europeu após seis anos (Em 2011, o evento foi sediado em Nottingham, na Inglaterra). O formato de seleção dos atletas continua o mesmo, uma parte recebe convite da organização e outra parte se credencia através de uma seletiva continental.

O sistema de categorias continua o mesmo: Até 66 quilos, até 77 quilos, até 88 quilos, até 99 quilos e acima de 99 quilos para os homens e até 60 kg e acima de 60 quilos para as mulheres. Não aconteceram mudanças das regras do evento. Os pontos só são contablizados a partir do quinto minuto de cada luta. As lutas classificatórias tem duração de 10 minutos, já as finais, tem duração de 20 minutos. Em caso de empate, uma prorrogação será realizada para desempatar.

O BJJForum traz a análise da categoria até 99kg, que não terá o seu atual campeão Rodolfo Vieira, que abriu mão do ADCC para se dedicar ao MMA. Outra baixa de última hora foi a de Luiz Panza, que teve que abandonar a disputa por conta de uma lesão. Uma adição importante na categoria é a presença de Yuri Simões, que foi campeão da última edição do evento na categoria até 88 kg e subiu para tentar o título na categoria até 99 kg. Confira os atletas:

Roman Dolidze

Equipe: Absolute MMA

Forma de ingresso no evento: Vencedor da primeira seletiva asiática

Diretamente da Geórgia, Roman Dolidze chega para o ADCC após vencer a primeira seletiva asiática realizada em Almaty, no Cazaquistão. Faixa roxa de Jiu-Jitsu e um cartel de 3-0 no MMA (Três finalizações e duas por chave de calcanhar) são as principais informações que temos sobre o Georgiano.

Kamil Uminski

Equipe: Berserkers BJJ

Forma de ingresso no evento: Vencedor da primeira seletiva européia

Kamil Uminski é um dos líderes da Berserkers BJJ e técnico de Jiu-Jitsu de alguns lutadores de MMA do KSW (Evento de MMA polonês com maior relevância), como Michal Materla. Uminski chega a sua segunda participação no ADCC. Em 2015, o polonês venceu Tom De Blass e perdeu para João Assis no segundo round.

Eliot Kelly

Equipe: Yemaso

Forma de ingresso no evento: Vencedor da primeira seletiva norteamericana

Faixa preta de Jiu-Jitsu e Wrestler de primeira divisão na NCAA, Eliot Kelly chega a sua primeira edição de ADCC. Com boa mobilidade e um bom jogo de quedas, Kelly quer brigar por uma vaga no pódio do evento. Além de atleta, Eliot Kelly possui mestrado em pedagogia.

Mahamed Aly

Equipe: Team Lloyd Irvin

Forma de ingresso no evento: Vencedor da primeira seletiva sulamericana

Mahamed Aly chega ao seu primeiro ADCC com chances reais de obter um pódio na categoria. Com muita disposição, um bom trabalho de Wrestling,uma boa guarda e um ótimo jogo de quedas, o atleta da Team Lloyd Irvin quer escrever seu nome na história do evento.

Salomão Ribeiro

Equipe: Alliance Jiu-Jitsu

Forma de ingresso no evento: Vencedor da segunda seletiva sulamericana

Faixa preta de Alexandre Paiva, Salomão Ribeiro chega ao ADCC após vencer a seletiva sulamericana realizada no Rio de Janeiro. Apesar de não ser conhecido do grande público, Salomão superou bons nomes e se garantiu no evento. Com um estilo passador de guarda e com um bom jogo de quedas, o faixa preta da Alliance também complementou seus treinos com David Vieira.

Yukiyasu Ozawa

Equipe: Team Kaze

Forma de ingresso no evento: Vencedor da segunda seletiva asiática

Yukiyasu Ozawa chega a sua oitava edição do ADCC, porém nunca venceu uma luta no evento. Em 2015, foi eliminado por Xande Ribeiro no primeiro round. O objetivo do japonês de 40 anos é chegar mais longe no evento.

Paul Ardilla Ibarra

Equipe: American Top Team

Forma de ingresso no evento: Vencedor da segunda seletiva norteamericana

Faixa preta de Roan Jucão, Paul Ardila-Ibarra chega ao ADCC após garantir sua vaga na segunda seletiva norteamericana derrotando nomes consagrados como: Roberto Tussa e Nick Schrock. Seu passado no Wrestling pode contribuir para avançar no evento.

Abdurakhman Bilarov

Equipe: Berkut

Forma de ingresso no evento: Vencedor da segunda seletiva européia

Diretamente do Daguestão, Abdurakhman Bilarov chega ao seu primeiro ADCC após vencer a segunda edição da seletiva européia do ADCC. Bilarov causou espanto na faixa marrom, quando venceu o experiente Claudio Calasans na época. O russo não participa de competições da IBJJF, porém é figura carimbada nos eventos promovidos pelo ACBJJ.

Yuri Simões

Equipe: Brasa / Caio Terra Association

Forma de ingresso no evento: Atual campeão do ADCC na categoria até 88kg

Yuri Simões teve uma performance impecável no último ADCC. Com um jogo de quedas avassalador, o atleta não tomou conhecimento dos adversários e venceu a categoria até 88kg sem tomar nenhum ponto. Nessa edição, Yuri resolveu se testar na categoria até 99kg. Apesar de ter contraído uma lesão no joelho que o afastou das competições por um tempo, Yuri tem grandes chances de chegar ao pódio nessa edição em Espoo.

Rafael Lovato

Equipe: Ribeiro Jiu-Jitsu

Forma de ingresso no evento: Convidado

Rafael Lovato é um dos norteamericanos mais bem sucedidos no Jiu-Jitsu. Segundo norteamericano a se tornar campeão mundial pela IBJJF e único a conquistar o Brasileiro no peso e absoluto, Lovato chega a mais uma edição do ADCC para ampliar a sua história. Lovato atualmente tem conciliado a carreira no Jiu-Jitsu com a carreira no MMA, atualmente sob contrato com o Bellator, Lovato está com um cartel de 6-0.

Felipe Preguiça

Equipe: Gracie Barra

Forma de ingresso no evento: Convidado

Felipe Preguiça protagonizou uma das melhores lutas da última edição do ADCC contra Rodolfo Vieira, naquela ocasião Preguiça saiu derrotado. Apesar de não ter conquistado o Mundial da IBJJF esse ano, Preguiça teve um ótimo ano. Com o título do World Pro, do ACBJJ na categoria até 95 kg e do Marianas Open, Preguiça chega como um dos favoritos do título até 99 kg.

João Assis

Equipe: Checkmat

Forma de ingresso no evento: Convidado

Campeão do ADCC em 2013, João Assis retorna para mais uma edição do evento. Na última edição, Assis ficou com o bronze após vencer Xande Ribeiro. Sua última aparição foi no F2W, quando venceu Tom de Blass em uma luta bastante movimentada. Sua experiência o transforma em adversário difícil para qualquer inscrito na categoria.

Jake Shields

 

Equipe: Cesar Gracie

Forma de ingresso no evento: Convidado

Jake Shields chega para mais uma edição do ADCC após 12 anos. Na ocasião, Shields venceu Leo Santos e garantiu o bronze. Com uma carreira sólida no MMA, que teve como ponto alto a conquista do cinturão do Strikeforce contra Dan Henderson, Jake Shields vem para o ADCC em uma categoria que não costuma ser a sua (Shields sempre competiu entre 77 e 88 kg). Com um bom jogo de quedas e uma base de wrestler, Shields pode ser uma pedra no sapato de alguns adversários.

Mike Perez

Equipe: Atos

Forma de ingresso no evento: Convidado

Faixa marrom de André Galvão, Mike Perez chega a sua segunda edição de ADCC.  Em 2015, Perez foi eliminado no primeiro round por Claudio Calasans. Com um bom jogo de passagem e alguns ataques no pé, Perez espera ir mais longe nessa edição do ADCC.

Jeff Monson

Equipe: American Top Team

Forma de ingresso no evento: Convidado

Com 46 anos de idade e com muita disposição, Jeff Monson vem para mais uma edição do ADCC na mesma categoria que conquistou em 1999. Com passagem por todos os eventos de MMAbem sucedidos e um cartel no MMA com 60 vitórias, fazem de Jeff Monson o competidor mais experiente dentre todos os participantes.

Jackson Sousa

Equipe: Checkmat

Forma de ingresso no evento: Convidado

Convidado de última hora para substituir seu companheiro de equipe Luiz Panza, Jackson Sousa não teve tempo para realizar um camp recomendado para uma competição como o ADCC. Porém isso não pode ser um ponto de desânimo para Jackson, pois ele possui um ótimo Jiu-Jitsu. Jackson recentemene conqusitou ouro no IBJJF Moscou Open, agora o atleta vai tirar o kimono e vai buscar um resultado positivo no ADCC.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com