Home / Competições / ADCC – Análise da categoria até 77 kg

ADCC – Análise da categoria até 77 kg

A cidade de Espoo na Finlândia irá receber mais uma edição do ADCC, torneio de submission mais tradicional do cenário das lutas agarradas. O evento, que chega a sua décima primeira edição, retorna ao continente europeu após seis anos (Em 2011, o evento foi sediado em Nottingham, na Inglaterra). O formato de seleção dos atletas continua o mesmo, uma parte recebe convite da organização e outra parte se credencia através de uma seletiva continental.

O sistema de categorias continua o mesmo: Até 66 quilos, até 77 quilos, até 88 quilos, até 99 quilos e acima de 99 quilos para os homens e até 60 kg e acima de 60 quilos para as mulheres. Não aconteceram mudanças das regras do evento. Os pontos só são contablizados a partir do quinto minuto de cada luta. As lutas classificatórias tem duração de 10 minutos, já as finais, tem duração de 20 minutos. Em caso de empate, uma prorrogação será realizada para desempatar.

O BJJFORUM fará uma série de artigos analisando as categorias e cada lutador que disputará a coroa de campeão. Nesse artigo falaremos da categoria até 77 kg, que não terá a presença do atual campeão Davi Ramos, que abriu mão da disputa para se dedicar ao MMA.

Lachlan Gilles

Forma de ingresso no evento: Vencedor da primeira seletiva asiática

Equipe: Absolute MMA

Qualificado para a sua segunda participação no ADCC, Lachlan Giles espera chegar mais longe nessa edição. Na edição passada, o australiano foi derrotado por Gilbert Durinho na primeira fase. Giles divide seu tempo entre as competições e as aulas que ele ministra na academia Absolute MMA, em Melbourne.

Tero Pyylampi

Forma de ingresso no evento: Vencedor da primeira seletiva européia

Equipe: TJJK

Contando com o apoio da torcida local, Tero Pyylampi chega a mais uma edição do ADCC disposto a fazer história diante da sua torcida. Com uma participação na edição de 2013 (onde foi eliminado na primeira fase por Lucas Lepri), Pyylampi vem para mais uma edição disposto a ir mais longe.

Mansher Khera

Forma de ingresso no evento: Vencedor da primeira seletiva norteamericana

Equipe: Zenith

Mansher Khera chega ao ADCC após vencer a seletiva da costa leste americana sem levar um ponto. Apesar do talento, Mansher Khera (juntamente com seu parceiro Dillon Danis) foram protagonistas de algumas polêmicas, fruto da rixa estabelecida entre os alunos de John Danaher e os alunos de Marcelo Garcia. Tal atitude fora dos tatames, fez com que Marcelo Garcia expulsasse Khera de sua academia. Hoje treinando com Robert Drysdale, Khera quer apenas uma boa performance no ADCC para apagar a má imagem.

Felipe Cesar

Forma de ingresso no evento: Vencedor da primeira seletiva sulamericana

Equipe: Barbosa Jiu-Jitsu – B9

Felipe Cesar tem as ferramentas necessárias para medalhar no ADCC. Com um bom jogo de guarda, Felipe César tem aprimorado a parte técnica com seu companheiro de equipe Murilo Santana na Unity Jiu-Jitsu, em Nova Iorque. Para se credenciar a disputa do ADCC, Felipinho derrotou fortes adversários como: Gabriel Rollo e Cláudio Caloquinha.

Marcelo Mafra

Forma de ingresso no evento: Vencedor da segunda seletiva sulamericana

Equipe: Checkmat

Nome experiente no circuito de competições, Marcelo Mafra venceu Gabriel Rollo e garantiu a vaga no ADCC. Com um ótimo desempenho em eventos Nogi e um histórico no MMA de 6-0, Marcelo Mafra chega ao ADCC para endurecer o jogo contra os rivais. Em sua última aparição, o atleta da Checkmat venceu Richie “Boogie” Martinez no Five Grappling.

Osmanzhan Kassimov

Forma de ingresso no evento: Vencedor da segunda seletiva asiática

Equipe: Kazakhstan National Team / Alash Pride

Atleta de Sambo e com uma ótima base em Wrestling, Osmanzhan Kassimov chega ao ADCC após vencer a segunda seletiva asiática (Na primeira seletiva, Kassimov ficou em terceiro lugar). Além de todo o background em Wrestling e Sambo, Kassimov possui um cartel de 4-0 no MMA e algumas medalhas no circuito da UAEJJF na faixa branca.

Vagner Rocha

Forma de ingresso no evento: Vencedor da segunda seletiva norteamericana

Equipe: Fight Sports

Veterano do ADCC e com passagens pelo UFC, Bellator e pelo extinto Strikeforce, Vagner Rocha chega a mais uma edição do ADCC após vencer a segunda seletiva norteamericana, derrotando nomes fortes como Jon Satava e seu desafeto AJ Agazarm. Na última edição do ADCC, Vagner Rocha surpreendeu a todos quando venceu Romulo Barral na primeira rodada do Absoluto. A última aparição de Rocha em um evento de submission foi na derrota para DJ Jackson no Grappling Pro 3.

Oliver Taza

Forma de ingresso no evento: Vencedor da segunda seletiva européia

Equipe: Danaher Death Squad / Tristar

Faixa marrom de John Danaher e com algumas aparições nos eventos promovidos por Eddie Bravo (Eddie Bravo Invitational – EBI), Oliver Taza é mais um atleta que vem aparecendo nos eventos de submission norteamericanos. Seguindo a linha da escola John Danaher, o forte de Oliver são os ataques no pé.

Garry Tonon

Forma de ingresso no evento: Convidado

Equipe: Danaher Death Squad / Team Renzo Gracie

O ano de 2017 tem sido ótimo para Garry Tonon, em cinco aparições, o atleta obtece 4 vitórias, sendo que a única derrota foi para Antônio “Cara de Sapato” que era quinze quilos mais pesado. Garry já demonstrou que não tem medo de tamanho e já se aventurou em vários formatos de luta, tanto com limite de peso, quanto no absoluto. O aluno de John Danaher e Renzo Gracie chega para mais uma edição buscando algo que falta a sua coleção, uma medalha do evento de submission mais tradicional do circuito.

Lucas Lepri

Forma de ingresso no evento: Convidado

Equipe: Alliance

Pentacampeão Mundial e tricampeão Mundial Nogi, Lucas Lepri chega ao ADCC como um dos favoritos ao ouro. Lepri bateu na trave na última edição, quando perdeu para Davi Ramos na final. Dono de um jogo sólido tanto em pé quanto no chão, Lepri vai para o ADCC disposto a trazer o único título que falta a sua vasta coleção de medalhas. Em 2017, o atleta da Alliance já conquistou o Panamericano (Sem tomar nenhum ponto) e o Mundial.

JT Torres

Forma de ingresso no evento: Convidado

Equipe: Atos

JT Torres retornou ao cenário de competições após um longo tempo organizando sua academia e cuidando de compromissos particulares. O faixa preta de André Galvão competiu pouco em 2017, porém com sucesso. JT conseguiu ouro duplo no NY Spring Open da IBJJF, tendo vencido inclusive um possível adversário no ADCC, Felipe Cesar.

DJ Jackson

Forma de ingresso no evento: Convidado

Equipe: Team Lloyd Irvin

DJ Jackson vem obtendo ótimos resultados em 2017. Após vencer o GP dos Médios da Copa Pódio e ter feito duas defesas bem sucedidas do título do F2W, o atleta de Lloyd Irvin chega ao seu primeiro ADCC disposto a impor seu jogo por cima. Com uma base sólida no Wrestling, DJ Jackson oferece um perigo tremendo com suas quedas e com a sua base forte por cima.

Celso Venicius

Forma de ingresso no evento: Convidado

Equipe: Ryan Gracie / Gordo Jiu-Jitsu

Experiente e com uma ótima meia guarda, Celsinho Venicius chega ao seu primeiro ADCC após anos como um dos competidores de topo na categoria leve. Celso vem de vitória no GraciePro, além de ter vencido o atleta do UFC Charles do Bronx em uma luta de submission válida pelo evento Arzalet Fight Combat. No MMA, Celsinho possui um cartel de 5-1.

Leonardo Saggioro

Forma de ingresso no evento: Convidado

Equipe: Brazilian Top Team

Convidado para o lugar de Gabriel Arges, Leonardo “Cascão” Saggioro chega a sua primeira edição do ADCC disposto a surpreender igual fez no último Mundial de Jiu-Jitsu, quando foi parado apenas por Cobrinha na final. Sua última aparição foi no GP dos Leves do Five Super League, onde conquistou a terceira posição.

Enrico Cocco

Forma de ingresso no evento: Convidado

Equipe: Fight Sports

Último convidado para a categoria até 77 kg, Enrico Cocco tem a experiência de já ter participado de três edições do ADCC. A única aparição de Cocco em 2017 foi no evento Sapateiro Invitational, onde saiu na primeira rodada. O ponto forte do seu jogo são os ataques no pé.

 

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com