Home / Colunas / A Mente do Atleta Campeão: O que faz o atleta melhorar mais rápido?

A Mente do Atleta Campeão: O que faz o atleta melhorar mais rápido?

Fernando Terere, que venceu o Mundial de azul, roxa, marrom e preta em anos seguidos

Há algumas semanas, fui convidada para dar uma aula de patinação para atletas de um clube de São Vicente. No momento, eu pensei em dizer não, afinal eu não sou técnica de patinação. Mas eu gosto de desafios, então, obviamente, aceitei o convite!

Por alguns dias, eu fiquei analisando como eu poderia dar essa aula, já que tecnicamente eu estava desatualizada.

Então, lembrei que quando eu fazia cursos com técnicos renomados, não eram os detalhes de instruções específicas que me faziam acertar determinado salto ou corrupio. Os ensinamentos ajudavam a adquirir mais conhecimento, sim! Mas não me ajudavam a acertar o salto na hora. Mas por que?

Na verdade o que acontece é que, muita informação técnica e correção podem atrapalhar!

Tem uma explicação científica pra isso, mas eu vou tentar explicar de forma simples.

Quando o atleta recebe muita instrução técnica, ele fica confuso e ansioso. Os músculos do rosto ficam tensos, as sobrancelhas franzidas, e provavelmente quando ele lembrar o que deve fazer com o braço, vai esquecer do que fazer com a perna. A preocupação de seguir o passo a passo de cada membro do corpo causa tensão no atleta e, atleta tenso não acerta o que tem que acertar!

O atleta acerta quando está relaxado!

Então, eu pedi para as meninas da patinação inventarem uma coreografia e dentre os elementos obrigatórios, um salto que elas consideravam muito difícil!

Dentro dessa aula, eu trabalhei com elas diversas habilidades como criatividade, determinação, mentalidade, resistência, desafio, expressão artística, e o resultado foi muito bacana. E o que aconteceu com o salto obrigatório que era super difícil? Muitas conseguiram executar muito melhor do que já haviam feito. Por que? Porque elas estavam relaxadas e se divertindo!

 Outro detalhe importante na hora de dar instrução ou corrigir:
Imagens são melhores que palavras! Ou seja, mostrar é sempre melhor que falar! 
Uma ótima estratégia de aprendizado é usar vídeos nas aulas. 

Se essa mensagem faz sentido pra você, compartilhe essa mensagem. Você pode ajudar muitos atletas a atingirem o próximo nível 

***

 

Mayra Ramos Kawamoto
Ex-atleta da seleção brasileira de Patinação Artística
Atualmente, Mayra mora nos Estados Unidos e atua como coach de alta performance para atletas de diversas modalidades esportivas.
mayrakawamoto@gmail.com

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com