Home / Colunas / BJJF Entrevista / Bate papo com Amanda Accioli – Guerreiros do Tatame

Bate papo com Amanda Accioli – Guerreiros do Tatame

VOCÊS IMAGINARIAM TANTAS EQUIPES UNIDAS, TROCANDO EXPERIÊNCIAS COM ENTUSIASMO E HUMILDADE?? POIS É…ESTÁ ACONTECENDO NOS ENCONTROS DOS GUERREIROS DO TATAME! LEIAM ABAIXO A ENREVISTA COM A IDEALIZADORA DO GRUPO “GUERREIROS DO TATAME – UNIDOS PELO JIU-JITSU”

tatame1

Foto do II Encontro dos Guerreiros do Tatame – Escadaria do Mercadão Municipal, onde está localizada a Team Mercadão – B9 (foto: Marcela Tavares)

AMANDA, COMO SURGIU O GRUPO “GUERREIROS DO TATAME”?

Na verdade o grupo em si começou com outro nome e como um grupo de discussão no facebook. Eu tinha um grande sonho, na verdade uma utopia, que vinha lá de trás, quando treinei jiu-jitsu por pouco mais de um ano no fim dos anos 90 começo dos anos 2000, onde havia muita rivalidade entre equipes dentro e fora dos tatames, e eu no fundo, nunca aceitei muito isso. Pensava comigo: se todos amam a arte-suave, todos deveriam se ajudar, se unir, se encontrar de vez em quando para agregar, somar conhecimentos e deixar a rivalidade para os campeonatos apenas. Mas isso claro, eu guardava comigo. Não ousava falar para ninguém. Depois saí do tatame por mais de uma década, história essa que o BJJForum já contou em entrevista comigo (link: http://bjjforum.com.br/bate-papo-amanda-accioli-do-blog-be-more/) e tudo ficou em um arquivo aqui dentro de mim…

Em 2015 despretenciosamente montei um grupo de discussão no Facebook como contei, mas o arquivo daquele sonho, daquela, diria, utopia, estava lá dentro de mim, me puxando pela lapela e me mandando pra área de luta dos meus sonhos.

Na virada do ano, após pular as 7 ondas, pedi a Deus para abençoar esse sonho e juro, naquela madrugada do dia 01 de janeiro de 2016, montei um grupo no whatsapp com números de telefones de atletas do jiu-jitsu que eu já tinha (louca né? em pleno ano novo rsrsrs) e comecei à explicar aos poucos minha idéia… alguns acharam muito bacana, outros disseram que eu estava louca, outros disseram que se eu conseguisse seria um “grande feito”. Juro, nunca achei impossível e com as novas diretrizes do jiu-jitsu na atualidade, achei mais do que possível. Eu tinha certeza que teríamos nosso primeiro encontro de equipes em breve.

O primeiro à acreditar na minha idéia foi o atleta de jiu-jitsu e mma, o Alisson Lira, que apresentou minha idéia aos professores da Team Mercadão da equipe B9 (professores Marlon Madureira, Paulo Divas, Ricardo Romero entre outros) e eles adoraram e abriram a casa pela primeira vez no dia 16 de janeiro deste ano, 16 dias após eu dar publicidade à esta idéia – e assim conteceu nosso primeiro encontro!

ENTÃO OS GUERREIROS DO TATAME SÃO UMA UNIÃO DE EQUIPES, E ALI TODOS SEM BANDEIRA???

Exato! Os Guerreiros do Tatame nasceram de um grande sonho: zelar pela união do jiu-jitsu e seus praticantes, pelo aprendizado e troca de experiências e histórias, pelo respeito ao seu colega de treino e das demais equipes, e à todas as equipes no geral! Lá somos um só, UNIDOS POR UM ÚNICO AMOR: o JIU-JITSU!

Vou deixar aqui os links dos álbuns das fotos dos nossos encontros ok???

I Encontro dos Guerreiros do Tatame: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.562302743939340.1073741829.547900738712874&type=3

II Encontro dos Guerreiros do Tatame: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.564000283769586.1073741830.547900738712874&type=3

III Encontro dos Guerreiros do Tatame: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1691971697758137.1073741847.1486697188285590&type=3

CAMISETAS DOS GUERREIROS SÃO VENDIDAS DIRETO COM O FABRICANTE SEM CUSTO ADICIONAL: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.582076518628629.1073741832.547900738712874&type=3

tatame2

A Sensei Patricia Lage com a idealizadora Amanda Accioli ( Patricia Lage é um dos grandes nomes de mestres que estão no grupo, ajudam na administração, e acreditam na idéia!)

VOCÊ ADMINISTRA O GRUPO SOZINHA?

Em muitas coisas sim, mas na maioria, como o grupo no whatsapp e para os encontros eu conto com grandes colaboradores e administradores, todos que fazem parte do jiu-jitsu de alguma forma, e que com certeza, sem eles, este sonho não poderia ter sido concretizado! Foi com a união da idéia com o esforço de cada um que nós chegamos até aqui e queremos ir muito além!

Um dos nossos guerreiros, o Filipe de Oliveira, da Projettare Design fez a nossa linda logo http://www.projettaredesign.com em parceria e já registrei a marca/logo no INPI para que possamos sempre trabalhar em prol do crescimento do grupo.

Tudo fazemos com grandes parceiros, não temos dinheiro para investir em nada, só uma grande vontade desse projeto crescer muito e ajudar ainda muitas pessoas.

E QUANTOS ENCONTROS VOCÊS JÁ TIVERAM E O QUE ACONTECE NELES?

Bom dia, 22 de maio agora estamos indo para o IV encontro e já reunimos até 14 equipes diferentes com até 60 atletas no mesmo tatame da Team Mercadão-B9.

O clima é sensacional. Vários faixas pretas de equipes diversas nos ensinando, passando posições para nós menos graduados, passando suas experiências de vidas em conversas paralelas, sorteios de nossos parceiros e colaboradores, também fazemos um lanchinho com aqueles que nos ajudam (salada de frutas, açaí etc), momentos de “rolas” entre os integrantes… já recebi diversas mensagens de grandes mestres elogiando a iniciativa e o grupo… que realmente realizamos o que há bem pouco tempo atrás seria quase impossível.

tatame3

Esse foi nosso primeiro encontro, poucas pessoas mas fiéis – neste dia 16 de janeiro de 2016 foi dado o ponta-pé inicial deste sonho! Foto Marcela Tavares

E TODOS OS ENCONTROS SÓ ACONTECEM NO MESMO LUGAR, NO MESMO TATAME?

Até agora foi mas estamos abertos à fazer os encontros em outras academias, estádios etc, pois não temos bandeira, somos uma união.

É claro que a Team Mercadão por ter acreditado na idéia e ter sido a academia que nos recebeu de braços abertos, tem minha eterna gratidão e será a casa de coração dos Guerreiros: foi a “primeira casa”, o primeiro tatame, à nos receber nos primeiros encontros e à acreditar no propósito do grupo!

Mas estamos abertos à realizar o encontro em outras academias, basta contactar: amandicaaccioli@yahoo.com.br ou pelo Facebook: https://www.facebook.com/amandicabjj/?fref=ts – meu pessoal ok?

Os encontros são mensais, não cobramos entrada, apenas ajudamos uma entidade de animais, precisando levar doação para cães ou gatos (1 kilo de alimento, produtos de higiene etc), mas isso pode mudar conforme as necessidades, mas sempre apoiando um projeto ou uma causa.

E COMO FAZER PARTE DO GRUPO E IR NOS ENCONTROS MENSAIS?

SE QUISER FAZER PARTE DO NOSSO GRANDE GRUPO, PRIMEIRO TEM QUE ESTAR NO GRUPO DO FACEBOOK, ENTRE AQUI:https://www.facebook.com/groups/soulfihtersbjj/?fref=ts, lá dentro montamos o evento e as pessoas confirmam por lá!

Sejam todos bem vindos e todos pela união do jiu-jitsu!

tatame4

Nosso III Encontro dos Guerreiros do Tatame (foto de Sidney Ganho)

E QUAIS SUAS IDÉIAS PARA O FUTURO?

Tenho dois grandes sonhos dentro deste outro sonho que já está sendo realizado:

  1. Ter um representante em cada Estado do Brasil, e em cidades diversas que levem nossos encontros e nosso escopo, nosso objetivo de união de equipes dentros destes encontros, para os seus tatames, usando nossa logo para representar a união sem bandeiras, e lógico, sempre que for possível, me farei presente. Mas quando não der darei todo o suporte daqui de divulgação através das redes etc. Mas tudo dentro e conforme os encontros que são realizados aqui, sem fins lucrativos e com apoio à projeto ou causa.

Quem tiver interesse em levar para sua cidade ou academia, pode me chamar no email que já dei e abaixo deixarei todos os meus contatos.

  1. Ajudar e incentivar as crianças carentes ao jiu-jitsu. Estou aos poucos tentando viabilizar isso, mas não tenho muito tempo. Tenho trabalho, casa, filha, meus treinos então são muitos afazeres.

Mas estamos só no começo né???

É o IV Encontro e temos muito, muito à crescer! Quero fazer tudo com calma e corretamente para que possamos prosperar sempre nos nossos objetivos.

O QUE MAIS VOCÊ GOSTARIA DE DIZER AMANDA?

Felicidade independe de inúmeras circunstâncias para inaugurar recomeços. E eu sou uma mulher de muitos inícios (só quem conhece minha história de amor à arte suave, saberá do que estou falando), então na verdade gostaria de agradecer.

Então, eu agradeço à Deus pelo meu 2o ano ininterrupto de felicidade de volta ao tatame e por ter me dado tantas bênçãos para montar este grupo.

Agradeço ao meu mestre Adriano Ribeiro Ornellas, da Ornellas Team, pelos ensinamentos semanais, pela sua paciência e persistência comigo e com todos os seus alunos comprometidos e que me ajudam nos treinos – GRATIDÃO ETERNA!

E esse ano tenho mais um motivo para agradecer: a realização de uma UTOPIA, que se consolidou com os “Guerreiros do Tatame”, que só foi possível com a ajuda de outras tantas pessoas que acreditaram e estão ajudando à realizar esse sonho.

Sei que teremos muito trabalho pela frente, mas sei que somos capazes, sem pressa, galgando um dia após o outro, sem desistir, por dias com mais trocas: de experiências, de ajudas entre os parceiros, de sorrisos, de técnicas, de incentivos, sem maldades, malandragens, tentando viver de verdade o Bushido hoje em dia! Difícil? Não, se isso começar dentro de você!

***UTOPIA: (bom esclarecer para quem não sabe)
1- lugar ou estado ideal, de completa felicidade e harmonia entre os indivíduos.
2.qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar da coletividade.

É EXATAMENTE ISSO QUE ESSE LINDO GRUPO ESTÁ FAZENDO DENTRO DO JIU-JITSU: NAS COMUNICAÇÕES DIÁRIAS E EM NOSSOS ENCONTROS MENSAIS! SOMOS UM EMBRIÃO, MAS A CRIANÇA ESTÁ CRESCENDO FORTE E GUERREIRA!

MUITO OBRIGADA À TODOS – SEM VOCÊS NADA DISSO SERIA POSSÍVEL! OSS

CONTATOS AMANDA ACCIOLI PARA OS GUERREIROS DO TATAME:

– Nosso grupo: https://www.facebook.com/groups/soulfihtersbjj/?fref=ts

– Nossa Fan Page: https://www.facebook.com/Guerreiros-do-Tatame-547900738712874/?fref=ts
– Contatos para parcerias, apoios e estar realizando este evento em sua academia, cidade ou Estado, etc: amandicaaccioli@yahoo.com.br / amandicaaccioli@yahoo.com.br

– Whatsapp: 11- 9 96690432 (Amanda Accioli)

Perfil no facebook: https://www.facebook.com/amandicaindica

Fan Page pessoal: https://www.facebook.com/amandicabjj/?fref=ts