Home / Colunas / Wrestling – Guia Ilustrado para aprender o Double Leg passo a passo

Wrestling – Guia Ilustrado para aprender o Double Leg passo a passo

gsp-takedown-2_medium
Análise técnica por Bruno Soares e introdução por Bruno Fugazza
O Double Leg, chamada de “Baiana” no Jiu Jitsu ou “Morote gari” entre os judocas é sem dúvida uma das técnicas de queda mais populares do mundo da luta. Jiujiteiros, judocas, lutadores de MMA, de Sambo, dentre outros artistas marciais, invariavelmente possuem essa técnica em seu arsenal.
No entanto, ninguém no mundo domina a técnica e a execução do Double Leg como os Wrestlers. Matt Hughes, Chael Sonnen, Jordan Burroughs, Ben Askren dentre diversas outras feras do MMA já mostraram no octógono que por mais simples que pareça, existem infinitos detalhes técnicos no Double Leg que podem fazer a diferença entre cravar seu adversário com as costas no chão, ou vê-lo fazer um Sprawl e defender seu ataque.

Por isso o BJJ Fórum foi na raiz,  e inauguramos aqui uma Coluna específica para falar sobre Wrestling, escrita pelo colaborador Bruno Soares, praticante da modalidade há alguns anos  e apaixonado por artes marciais, exatamente com uma análise detalhada desta técnica, com apoio de imagens e vídeos. Esperamos que vocês curtam!

Double Leg – Conceitos e Detalhes Técnicos

por Bruno Soares

Um Double Leg é uma queda que não dá muitas possibilidades de scrambles e transições ao seu adversário se feito de forma correta. O primeiro passo, antes de executar um double leg, é mudar a base, alterando seu “nível”, semelhante a se agachar:

Imagem
execução correta de double leg
Imagem
Após esse ajuste na sua postura, vamos aos detalhes de execução.
1º passo: O seu joelho deverá ser posicionado no chão ao lado da ponta do pé oposto do adversário. Se possível, segure os na altura dos joelho do adversário ou um pouco abaixo. Se conseguir prendê-los, melhor. Segurando dessa forma não há como o adversário aplicar sprawl eficiente. Sera um sprawl sem força alguma e será possível aguentar o peso do adversário.
Imagem2º passo: A perna do mesmo lado levanta
Imagem
Ao se levantar, se deve levantar de uma vez, semelhante quando se agacha ou se faz levantamento terra. Nunca em 2 tempos.Forma correta se levantar
Imagem
Levantando em 2 tempos não há como suportar o oponente.forma incorreta de se levantar
Imagem
3º passo. O pé do mesmo lado do oponente passa o pé dele
Imagem
continua avançado os pés
Imagem
Quando cair, distribuir o peso corretamente
ImagemAgora vamos analisar alguns dos erros mais comuns ao aplicar o Double Leg.
No 1º passo, deve se mirar a ponta do pé do adversário com seu joelho. Se o 1º passo for muito fundo, ou seja, o joelho do atacante passar muito da ponta do pé do oponente, o atacante fica totalmente desequilibrado:
Imagem
O oponente apenas se esparramará sobre o atacante
Imagem
ou simplesmente ira correr em direção ao atacanteImagem
Outro erro é se o passo for muito antes do joelho
Imagem
Nesse caso, você não terá como sustentar o peso do sprawl do adversário
Imagem
e irá ser prensado no chão
Imagem
dando oportunidade ao oponente de atacar suas costas
ImagemTambém não se deve ficar de joelhos , apoiado em uma só perna ou se levantar em 2 tempos pelo mesmo motivo, não suportar o peso do sprawl.
Imagem
ficando de joelho não há como suportar o peso do sprawl
Imagem
Quando se da um passo muito largo ou se faz o 2º passo no meio das pernas do oponente também se fica desequilibrado
Imagem
Outro erro comum é tentar executar a queda apoiado em um pé só, ainda ajoelhado:
Imagem
Imagem
Imagem
Após conseguir a queda, atente para não cair de costas, ou o oponente conseguira a reversão (ou “raspagem” no Jiu Jitsu):
Imagem
Imagemtambém não se deve cair com a perna perto do braço do oponente
Imagem
Esses são alguns dos principais detalhes aprendidos nos treinamentos de Wrestling sobre a execução do Double Leg, espero que vocês tenham gostado. Agora que você já sabe a teoria, coloque em prática esses detalhes no tatame, com repetições e mais repetições, até que a movimentação fique rápida e precisa, e você esteja derrubando geral!