Home / Colunas / Arquivos Históricos / A queda da Kodokan do Jiu Jitsu

A queda da Kodokan do Jiu Jitsu

by BJJheroes.com

Academia Carlson Gracie, Rua Figueiredo Magalhães, nº 414 – 3º andar.

Para qualquer um fora do mundo do jiu jitsu essa frase é sem sentido. Para aqueles que treinam por um longo tempo, ela representa a mais antiga academia dominante de Jiu Jitsu. Uma academia que viu a ascensão do time mais dominante que o mundo do grappling já viu.

Se o instituto Kodokan é visto como o berçário do judo e todas as suas inovações criaram esse estilo de Grappling, entao a academia Carlson Gracie certamente é o equivalente para o jiu jitsu moderno. Se alguem fosse quantifcar a importancia dese templo, pense: esse é o lugar onde aulas em grupo se tornaram o padrão (antes de Carlson as aulas eram individuais), foram nesses tatames que viram o desenvolvimento da guarda De La Riva, tatames onde se desenvolveram a guarda fechada e  seu rival a passagem em pé segurando a manga, criação pessoal de Carlson Gracie, e muitas outras técnicas começaram a ser desenvolidas lá.

Early 1980s.. yes, that is a very young Wallid Ismail second from the left.Começo dos anos 1980, o Segundo da esquerda é o jovem Wallid.O time foi criado em 1965 na Av. Copacabana, nº 583 e foi transferido para a Figueiredo Magalhães por volta de 1970, o lugar onde os mais formidáveis grapplers do mundo foram forjados. De 1970 até o final dos anos 1990 foram famosos por ganhar cerca de 50% de toros os títulos do mundo do jiu jitsu. Esse grupo incrível de indivíduos começou a perder força com a ida de seu lendário instrutor para os Estados Unidos (1997). Sem a sua forte liderança, os leões treinados por Carlson começaram a se dispersar e formar os seus próprios bandos, fundando grandes escolas. O time nunca mais foi o mesmo, mas os que ficaram defenderam o forte pelo tanto de tempo que conseguiram.

A geração de ouro da Carlson Graice: 1982-1995Mesmo que Carlson não estivesse no comando de seus alunos na Figueiredo Magalhães, depois que faleceu em 2006 o time sentiu uma grande perda. Para piorar ainda mais Marcelo Saporito, Ari Galo e Alan Moraes sempre eram lembrados que o future da Figueiredo Magalhães estavam contados: o dono do prédio queria o imóvel de volta (falava de fazer um albergue para as Olimpíadas de 2016) e essa ameaça sempre estava presente na cabeça dos treinadores. Como sinal de respeito, o dono prometeu que enquanto a lendária Dona Marly Gracie (viúva de Carlson) permancesse no commando da academia ele adiaria a idéia de retomar o local.Recentemente, Dona Marly  sofreu um ataque do coração, que ela está se recuperando bem, mas com sua condição médica frágil os médicos a proibiram de trabalhar, o que significava que o destino da academia de jiu jitsu mais dominante da história estava decretado.

O tatame que viu Zé Mario Sperry ficar 11 anos sem perder, que viu Sérgio Bolão e Ricardo De La Riva revolucionarem o jogo de guarda, Ricardo Arona se toranr uma estrela do ADCC, onde Ricardo Liborio ganhou status de lenda, o lugar onde, como dizia Wallid, o filho chora e a mão não vê, está preparado para fechar.

Carlson e seu estudante Carlao Barreto

O legado e a marca Carlson Gracie continuarão com Alan Moraes na Figueiredo Magalhães numero 701, na academia Podium

matéria origina: http://www.bjjheroes.com/editorial/the-fall-of-jiu-jitsus-kodokan