Home / Competições / Kaynan Duarte é pego no doping, perde ouro do Mundial 2019 e recebe suspensão da USADA

Kaynan Duarte é pego no doping, perde ouro do Mundial 2019 e recebe suspensão da USADA

A USADA confirmou na data de hoje, 07/02/2020, que o atleta Kaynan Duarte (Atos San Diego) testou positivo no exame antidoping durante o Mundial IBJJF 2019 e aceitou cumprir uma suspensão de um ano.

Kaynan, de 22 anos, testou positivo para Ostarine, também conhecido como Enobosarm, um medicamento utilizado para ganho de massa muscular que, segundo a USADA, atualmente não é comercializada em nenhum lugar do mundo mesmo com prescrição médica.

A suspensão de Kaynan seria originalmente de 2 anos, mas durante as investigações a USADA concluiu que o atleta cooperou com as investigações, e que há possibilidade de ter ocorrido uma contaminação cruzada uma vez que uma pessoa próxima a Kaynan esteve em posse de produto que continha Ostarina.

Desta forma, a punição ao atleta da Atos será de 1 ano, a partir de 02 de Junho de 2019, o que o impedirá de competir no Mundial IBJJF 2020, agendado para 27 de maio. Além disso, Kaynan foi automaticamente desclassificado de competições da IBJJF e afiliadas que tenham ocorrido a partir de 30/05/2019, perdendo automaticamente quaisquer prêmios e medalhas obtidos.

Portanto, Kaynan perde o título Mundial conquistado entre os pesos pesados em 2019, que passará a ser de Leandro Lo (NS Brotherhood).