Home / Competições / Europeu 2020 – Confira uma análise das categorias na faixa preta

Europeu 2020 – Confira uma análise das categorias na faixa preta

Como já é costume no calendário de Jiu-Jitsu competitivo, o Campeonato Europeu da IBJJF é a principal atração do mês de janeiro. Ao contrário das outras edições, a IBJJF instituiu pontuação mínima no ranking para a inscrição de faixas pretas. Com a pontuação mínima, as categorias tiveram uma redução no número de atletas, que impactará positivamente na qualidade das lutas.

Ao contrário do ano passado, o Europeu desse ano conta com algumas baixas importantes. O atual campeão absoluto Gustavo Braguinha não se inscreveu para defender o seu título. O mesmo aconteceu com o vice campeão, Lucas Lepri e com o principal nome do Jiu-Jitsu em 2019, Kaynan Duarte. Entretanto, o peso galo ganhou o reforço do Decacampeão mundial, Bruno Malfacine e o peso pluma foi reforçado com a presença de Mikey Musumesci. Confira uma análise das categorias.

Peso Galo

Atual campeão: Rodnei Júnior

Com a presença de Bruno Malfacine (Alliance), o peso galo ganha projeção para o grande público do Jiu-Jitsu. O decacampeão mundial entra de baia na chave 1 e pode pegar logo na primeira luta, o jovem prodígio da Cícero Costha, Thalison Soares, que chega ao seu primeiro Europeu como faixa preta. Do outro lado da chave, Cleber Clandestino (Almeida Jiu-Jitsu / Atos) e Tomoyuki Hashimoto (Carpe Diem) são os principais nomes.

Peso Pluma

Atual campeão: O pódio foi fechado pela Equipe Cícero Costha

Após alguns anos sendo dominada pela Equipe Cícero Costha, o peso pluma conta com novos postulantes que podem ameaçar o domínio dos pupilos de Cícero Costha. A principal ameaça é o bicampeão mundial, Mikey Musumeci (Caio Terra), que subiu de categoria para o campeonato. Hiago George e Diego Pato são os principais nomes da Cícero Costha em busca de mais um fechamento, Bebeto Oliveira (GFTeam) corre por fora.

Peso Pena

Atual campeão: Paulo Miyao (Cícero Costha)

Com o maior número de atletas inscritos, o peso pena tem bons valores na disputa da medalha de ouro. Leonardo Saggioro (BTT) e Isaac Doederlein surgem como os principais candidatos ao título. No segundo pelotão, Alex Sodré (Nova União), Gianni Grippo (Alliance) também surgem com boas chances de pódio. Os jovens Israel Almeida (GFTeam) e Gabriel Sousa (ZR Team) correm por fora na disputa.

Peso Leve

Atual campeão: Levi-Jones Leary (Unity)

Com a ausência do atual campeão Levi-Jones Leary, que chocou o mundo ao vencer Lucas Lepri ano passado, o peso leve nesse ano conta com ótimos nomes da nova geração. Jonnatas Gracie (Atos), Guthierry Barbosa (Carlson Gracie) e Natan Chueng (Cícero Costha) são os principais expoentes da nova geração na corrida pelo ouro. Vitor Oliveira é o representante da “velha guarda” com chances de ouro.

Peso Médio

Atual campeão: Isaque Bahiense (Alliance)

O peso médio é a categoria mais “européia” dentre todas as categorias na faixa preta. Com diversos competidores europeus, a categoria representa de forma plural, a evolução do esporte no mundo. O principal representante europeu é Tommy Langaker (Kimura), atual vice campeão. Ronaldo Júnior (Atos) e Max Lindblad (Checkmat) também possuem boas chances.

Peso Meio-Pesado

Atual campeão: Rudson Mateus (Caio Terra)

Em busca do bicampeonato, Rudson Mateus surge como o principal nome da categoria. Para tentar destronar o Manauara, Gabriel Almeida (Checkmat), Manuel Ribamar (Rodrigo Pinheiro) e Espen Mathiesen (Kimura) aparecem como os principais rivais do atual campeão na disputa pelo ouro.

Peso Pesado

Atual campeão: Gustavo Braguinha e Kaynan Duarte fecharam a categoria para a Atos

Sem os dois campeões de 2019, a disputa da categoria peso pesado ganha um leque de possibilidades. De um lado da chave, Jackson Sousa (Checkmat) e Keenan Cornelius (Legion American Jiu-Jitsu) são os principais favoritos a uma possível semifinal. Do outro lado da chave, Dimitrius Souza (Alliance) e Adam Wardzinski (Checkmat) são as principais forças em busca do ouro.

Peso Super-Pesado

Atual campeão: Fellipe Andrew (Zenith)

Em busca do bicampeonato, Fellipe Andrew já entrará na disputa direto na semifinal. Do outro lado da chave, a principal ameaça será Patrick Gaudio, que recentemente mudou de equipe e se juntou ao time sensação da atualidade, Dream Art.

Peso Pesadíssimo

Atual campeão: Victor Honório (Qatar BJJ)

Com a ausência de Victor Honório na categoria, Mahamed Aly (Team Lloyd Irvin) e o atual vice-campeão europeu, Tanner Rice (Double Five), são os principais nomes da categoria. Igor Tigrão (Brotherhood) e Gabriel Fedor (Qatar BJJ) correm por fora na disputa.