Home / Competições / King Of Mats: João Gabriel Rocha brilha em Moscou e fatura o cinturão dos pesos pesados

King Of Mats: João Gabriel Rocha brilha em Moscou e fatura o cinturão dos pesos pesados

Nesse sábado, os pesos pesados entraram em ação na Triumph Arena para mais uma edição do King of Mats, evento promovido pela UAEJJF. O grande destaque foi João Gabriel Rocha (Soul Fighters), que com muita estratégia e resiliência, conquistou o título após vencer Kaynan Duarte (Atos) na grande final.

A trajetória de João Gabriel até a final começou com uma vitória de 5 x 0 sobre o Polonês, Gerard Labinski (Brotherhood). Em seguida, o atleta da Soul Fighters foi surpreendido por Kaynan Duarte (Atos), e acabou sendo finalizado com uma guilhotina, em um combate onde vencia por 6×2.

Após o revés sofrido na segunda rodada, João Gabriel recuperou-se da derrota e venceu Igor Silva (Commando Group) por uma vantagem a zero. Na última luta da primeira fase, o faixa preta da Double Five BJJ finalizou Jackson Sousa (Checkmat) com uma chave de pé, carimbando seu passaporte para a semifinal.

Semifinal: Em um combate disputado, João Gabriel usa a experiência e vence o novato Jonnatas Gracie

Na semifinal, João Gabriel enfrentou o novato Jonnatas Gracie (Atos), que substituiu seu companheiro de equipe Gustavo Braguinha de última hora. Jonnatas entrou como franco atirador no torneio, e mesmo sendo o mais leve dentre os dez competidores (O faixa preta de André Galvão registrou 80 kg na pesagem oficial), teve ótima performance, vencendo nomes importantes como: Adam Wardzinski (Checkmat) e Ricardo Evangelista (Commando Group).

No início do duelo, Jonnatas puxou João Gabriel pra guarda e com uma guarda bem ofensiva, quase finalizou o atual campeão do World Pro por duas vezes (Uma tentativa de armlock e outra tentativa de chave de pé). Com duas vantagens no placar, Jonnatas seguia controlando o ímpeto de João. Entretanto, o atleta da Soul Fighters valeu-se da sua vantagem física e abafou Jonnatas, passando a sua guarda e abrindo três a zero no placar no último minuto de luta. Com o resultado, João Gabriel se credenciou para a grande final, onde iria reencontrar Kaynan Duarte, que havia vencido Rudson Mateus (BRASA CTA) na outra semifinal, em uma luta bastante morna.

Final: Com estratégia perfeita, João Gabriel supera Kaynan Duarte

Na final, João Gabriel e Kaynan Duarte travaram um combate disputado, onde Kaynan começou puxando para guarda e assim seguiu até o quinto minuto, quando os dois atletas caíram na posição de 50 x 50. Durante uma tentativa de raspagem, Kaynan realizou uma pegada ilegal na boca da calça de João Gabriel e recebeu uma punição do árbitro. Com desvatagem no placar e pouco tempo para reagir, Kaynan abriu a guarda e proporcionou a João, a oportunidade para que ele fosse para as costas e terminasse o combate com uma posição de superioridade.

Com o resultado, João faturou a premiação de dez mil dólares e o direito de enfrentar o atual campeão do King of Mats na categoria peso pesado, Erberth Santos.