Home / Competições / Abu Dhabi Grand Slam Moscou: UAEJJF inicia a temporada 2019/2020 com muitas novidades

Abu Dhabi Grand Slam Moscou: UAEJJF inicia a temporada 2019/2020 com muitas novidades

No próximo final de semana, a UAEJJF desembarca pela primeira vez na Rússia para abrir a temporada 2019/2020 do seu calendário competitivo. A temporada começará com a primeira etapa do Abu Dhabi Grand Slam, que fará sua estreia na Terra do Kremlin. O local escolhido para sediar o campeonato foi a Arena Triumph, localizada dentro do lendário Estádio Lujniki, que foi palco dos Jogos Olímpicos de Moscou, além de ter sediado a Final da Copa do Mundo de 2018. Com isso, a UAEJJF expande seus tentáculos ao redor do mundo, aumentando para cinco, o número de eventos do tipo Grand Slam.

Além da adição de mais um Grand Slam no calendário, a UAEJJF alterou algumas regras em relação ao ranking e em relação ao limite máximo de peso dos competidores. No que diz respeito ao ranking, a UAEJJF irá considerar os sete melhores resultados dos atletas ao longo da temporada. Até o ano passado, não havia esse controle por parte da federação, causando uma discrepância na pontuação. Podemos citar o caso de Eldar Rafigaev, que na temporada 2017/2018 esteve no topo do ranking apenas com os resultados conquistados em eventos de menor expressão no Leste Europeu. Outra mudança relevante foi o aumento do limite máximo da categoria mais pesada. Até o ano passado, o limite máximo de peso no masculino era 110 kg, e 90 kg no feminino. Esse ano, o limite máximo do masculino passou para 120 kg, enquanto o feminino passou para 95 kg.

Como já é costume, o BJJForum faz um resumo das categorias na faixa preta. Por ser um evento que acontecerá apenas duas semanas depois do Mundial da IBJJF, o Grand Slam de Moscou terá um baixo quórum por parte dos atletas na faixa preta. Entretanto, as categorias prometem lutas empolgantes, além de contar com novos nomes recém graduados após Mundial IBJJF.

Masculino até 56 kg

Após uma trajetória vitoriosa nas faixas coloridas, Thalison Soares (Cícero Costha) fará sua estreia na faixa preta no Grand Slam da Rússia. Provavelmente, o aluno de Cícero Costha fará a final contra Bebeto Oliveira (GFTeam).

Masculino até 62 kg

Campeão do Ranking anual da UAEJJF na temporada 2018/2019, Gabriel Sousa (ZR Team) chega como favorito ao ouro no Grand Slam. Em uma chave com três atletas, o aluno de Zé Radiola deve ser um dos finalistas, assim como Jonas Andrade (Cícero Costha), que também fará a sua estreia como faixa preta.

Masculino até 69 kg

Com a ausência de grandes nomes como Paulo Miyao e Isaac Doederlein, a categoria até 69 kg apresenta um panorama aberto. Diego “Pato” Batista (Cícero Costha), Israel Almeida (GFTeam) e Lucas “Lukete” Silva (Cassão Team) serão os principais nomes em ação na Rússia.

Masculino até 77 kg

Diego “Sem Noção” Ramalho surge com amplo favoritismo na categoria até 77 kg. O atleta da ZR Team quer repetir a performance obtida na temporada passada, onde figurou entre os principais nomes na disputa do ranking da UAEJJF.

Masculino até 85 kg

Com seis atletas inscritos, a categoria até 85 kg tem em Rudson Mateus (Caio Terra), o principal nome na busca pelo ouro. Para deter o atual campeão do World Pro, Jonnatas Gracie (Atos) surge como um nome em potencial. O aluno de André Galvão também fará sua estreia na faixa preta em Moscou.

Masculino até 94 kg

Kaynan Duarte (Atos) surge como o principal favorito ao ouro na categoria até 94 kg. Para tentar frear o ritmo de conquistas do aluno de André Galvão, Jackson Sousa (Checkmat) e Gerard Labisnki (Brotherhood) terão que apresentar uma boa estratégia.

Masculino até 120 kg

Com o maior número de inscritos dentre todas as categorias da faixa preta, a categoria até 120 kg tem como principais favoritos Ricardo Evangelista (Commando Group) e João Gabriel Rocha (Soul Fighters). Além dos faixas pretas tarimbados, a categoria contará com a estreia d Victor Hugo (Ribeiro Jiu-Jitsu), que conquistou medalha de ouro em todas as competições disputadas nessa temporada como faixa marrom.

Feminino

49 kg: Mayssa Bastos (GFTeam)

55 kg: Amal Amjahid (C.E.N.S Academy) e Sayuri Toledo (Alliance)

62 kg: Larissa Paes (Palms Sports)

70 kg: Martina Linnea (Checkmat)

95 kg: Gabi Pessanha (Infight) e Yara Soares (Guigo)