Home / Competições / ADCC Trials: Confira uma análise sobre as categorias

ADCC Trials: Confira uma análise sobre as categorias

No próximo final de semana, o ginásio do Esporte Clube Sírio receberá mais uma edição da seletiva para o ADCC, maior evento de submission do mundo. Organizado desde 1998, o ADCC acontece de dois em dois anos, e no próximo mês de setembro, o evento desembarcará em Anaheim – Califórnia para a sua décima terceira edição.

Como já é costume, a organização realiza seletivas continentais para selecionar alguns atletas para o evento. Nesse ano, a organização optou por realizar somente uma seletiva na América do Sul, aumentando ainda mais a dificuldade de se conseguir um lugar no maior evento de grappling do planeta.

Em relação as regras, o ADCC continua com as suas regras originais, onde a primeira metade dos combates não contabilizam pontos. Além da mudança no formato da pontuação, em relação ao Jiu-Jitsu, o ADCC permite golpes como: bate-estaca e chave de calcanhar.

Como já é costume em eventos de grande importância, o BJJForum faz uma análise de todas as categorias e seus respectivos atletas. No caso do ADCC, o que se leva em conta é apenas a divisão de peso. Além dos praticantes de Jiu-Jitsu, muitos praticantes de Luta Livre Esportiva também se inscrevem na seletiva do ADCC, almejando uma vaga no maior evento de luta agarrada do mundo.

Categoria até 66 kg

Com cinquenta e dois inscritos, a categoria até 66 kg reúne alguns atletas que já participaram de edições anteriores do ADCC como: Alexandre Vieira (BTT), que foi Campeão Brasileiro NOGI ano passado, e Gabriel Marangoni (BRASA CTA), que venceu uma das seletivas para o ADCC em 2015. Além desses dois nomes citaddos anteriormente, temos a presença do faixa roxa sensação da Alliance, Fabrício Andrey, que resolveu se jogar na seletiva para tentar igualar o feito conquistado por Kaynan Duarte em 2017.

Além dos lutadores de Jiu-Jitsu, as seletivas também costumam receber atletas de MMA. Nesse ano, a categoria até 66 kg receberá a presença de nomes como: Matheus Nicolau (atual atleta do UFC), Iliarde Santos (Experiente atleta com passagem pelo UFC e outros eventos internacionais) e Herbert “Índio” Reis, promessa da Constrictor Team.

Categoria até 77 kg

Cm 79 inscritos no total, a categoria até 77 kg está recheada de grandes nomes. No grupo dos atletas com experiência anterior no ADCC, podemos citar alguns nomes como: Marcelo “Lapela” Mafra (Checkmat), Miltinho Vieira (Rio Fighters) e o representante da Luta Livre Esportiva, Leozada Nogueira (Clube da Luta).

Ainda dentro do universo do Jiu-Jitsu, a categoria até 77 kg terá a presença do faixa marrom Matheus Lutes, que vem se destacando tanto com kimono, mas principalmente sem kimono. O aluno de Marcelinho Garcia é o atual campeão peso e absoluto do Mundial NOGI da IBJJF na faixa marrom. Léo Lara (Almeida Jiu-Jitsu), Gabriel Rollo (Checkmat) e Sérvio Túlio (Gracie Barra) também possuem grandes chances de vitória.

Categoria até 88 kg

Com sessenta e quatro inscritos no total, a categoria até 88 kg não traz nenhum veterano do ADCC, todavia, a categoria traz nomes que estão em alta no cenário do Jiu-Jitsu competitivo. O principal nome é Isaque Bahiense (Alliance), que venceu o Pan-Americano de Jiu-Jitsu no último domingo. O aluno de Fábio Gurgel perdeu a final da seletiva de 2015 para Felipe Preguiça, quando ainda era faixa roxa, e agora quer conquistar o seu lugar no maior campeonato de submission do mundo.

Além de Isaque Bahiense, outros nomes famosos do Jiu-Jitsu marcam presença nessa categoria, como o atual campeão do GP do KASAI Grappling, Matheus Diniz (Alliance Marcelo Garcia) , Gabriel Almeida (Checkmat) e o experiente Valdir “BB Monstro” Oliveira (Fight Sports).

No bloco dos atletas de MMA, podemos citar a presença dos ex-lutadores do UFC, Elias Silvério (Barbosa B9) e Hernani Perpétuo (Nova União), além do ex-lutador do Bellator e representante da Luta Livre Esportiva, André Chatuba (Renovação Fight Team).

Categoria até 99 kg

Com quarenta e quatro inscritos no total, a categoria até 99 kg traz dois veteranos do ADCC entre os inscritos. Salomão Ribeiro (Alliance) e o experiente Cristiano “Titi” Lazzarini (Gracie Barra BH / BH Rhinos), Essa experiência prévia é de suma importância para a disputa da seletiva.

No bloco dos atletas de Jiu-Jitsu, nomes como Thiago Sá (Checkmat), Helton José Jr (Atos), Paulo Pinto “COHAB” (Alliance) e David Vieira (David Vieira Jiu-Jitsu) surgem com boas chances de conseguir ir longe na competição.

Categoria acima de 99 kg

Com trinta e um inscritos no total, a categoria acima de 99 kg traz diversos nomes que possuem um ótimo histórico no Jiu-Jitsu. Nomes como: Antonio Braga Neto (Gordo Jiu-Jitsu),  Bruno Bastos (Bruno Bastos Association), Gabriel Fedor (Checkmat), Duzão Lopes (Guigo) e Kitner Moura (IFC Life Brothers) surgem no primeiro pelotão de inscritos da categoria.

Dentre os atletas de MMA que estão inscritos na categoria acima de 99 kg, podemos citar o experiente Joaquim Mamute (Gracie Barra BH), que foi o primeiro atleta a derrotar Junior Cigano no MMA.

Categoria até 60 kg – Feminino

Com treze inscritas, a categoria até 60 kg feminino traz como principais atletas: A experiente Ana Michelle Tavares (Nova Geração), que já disputou inúmeras edições do ADCC, e Mayssa Bastos (GFTeam), recém graduada faixa preta, que vem faturando todos os títulos na sua categoria. A vaga no ADCC dificilmente não será de uma dessas duas atletas.

Categoria acima de 60 kg – Feminino

Com dez inscritas no total, a categoria acima de 60 kg traz Carina anti (G13) e Fernanda Mazzelli (Striker) como principais favoritas ao título da seletiva do ADCC.