Home / Top News / Finalizador nato, Rudson Mateus revela quatro segredos para melhorar a guarda fechada no Jiu-Jitsu

Finalizador nato, Rudson Mateus revela quatro segredos para melhorar a guarda fechada no Jiu-Jitsu

Fotos: Vitor Freitas / Fight Talk Comunicação 
Rudson Mateus, 23 anos, é conhecido pelo seu forte jogo de guarda fechada que, lapidada desde a faixa-azul, tornou-se sua posição favorita.
Só na faixa-preta, que Rudson amarra na cintura desde 2017, o jovem atleta da Caio Terra Association (CTA) acumula 21 finalizações em 32 vitórias, de acordo com o site BJJ Heroes.  Das 21 finalizações, Rudson usou o armlock da guarda fechada em 6 oportunidades.
Mas o que faria a guarda de Rudson tão poderosa? Antes de revelar as quatro dicas, precisamos contar o início de tudo.
Bom, desde jovem Rudson foi acostumado a nadar contra a represa nos rios de Manacapuru, lugar onde nasceu em Manaus, no Amazonas, o que acabou desenvolvendo bastante a sua força. O mergulho tornou-se passatempo favorito de Rudson quando não está na academia, fazendo seus treinos específicos para turbinar seu ponto forte, a guarda fechada.
Atual campeão brasileiro pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), Rudson detalha, a seguir, quatro conceitos que não deixa de priorizar todo os dias no tatame para afiar sua guarda fechada e seu armlock.
Estude e depois pratique, sempre auxiliado pelo seu professor.
1 A repetição 
Parece clichê, mas a repetição é o que vai te levar ao sucesso e Rudson confirma: “Desde a minha faixa-laranja, eu treino bastante o armlock. Eu realmente entendi o conceito da posição, as pegadas e o movimento do quadril. De qualquer posição, eu consigo visualizar o armlock e da guarda fechada é uma delas. Repito muitas vezes a posição todo dia”, conta Rudson.
2 Foque nos detalhes 
A metodologia de Rudson vem do passo a passo, como ele gosta de dizer: “Preste atenção nos ajustes das pegadas, saída de quadril e, principalmente, posicionamento de pernas. Nunca feche a guarda com as pernas baixas, mantenha as pernas firme na mesma altura do quadril do adversário”, detalha Rudson.
3 Treine seu quadril 
“Um dos aspectos essenciais é treinar o quadril, faça sempre exercícios para deixar o quadril forte. A fuga de quadril é um ótimo começo, faça”, indica Rudson, ao ser questionado sobre como treina o quadril no Jiu-Jitsu
4 Pense na frente e não tenha medo 
“Quando você pensa na frente, você age primeiro e isso é bom. Jamais deixe de tentar uma posição por medo de errar. Eu nunca penso em errar um armlock voador, por exemplo. Eu sempre tento”, finaliza Rudson.