Home / Top News / Horlando Monteiro vibra com ouro absoluto no Sul-Americano e sobre no ranking da IBJJF

Horlando Monteiro vibra com ouro absoluto no Sul-Americano e sobre no ranking da IBJJF

Fotos: Camila Nobre/Focados no tatame

Horlando Monteiro, 23 anos, foi o grande nome do Sul-Americano da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), encerrado no último fim de semana, em Barueri, São Paulo. O faixa-preta da Kimura/GD Jiu-Jitsu dominou o absoluto, divisão aberta para todos os pesos, ao vencer Higor Brito (Cícero Costha) na disputa pelo o ouro.

Antes da glória no peso aberto, Horlando havia vencido a categoria meio-pesado. No fim do dia, o jovem competidor fez um total de 7 lutas entre o peso e o absoluto, e finalizou em quatro oportunidades.

“Foi o campeonato em que eu estava bastante no gás, estava bem treinado, focado e lutei para frente. Não esperei em nenhum momento durante as lutas. O diferencial foi lutar para frente. Fiz sete lutas e finalizei 4 delas entre a categoria e o absoluto”, conta Horlando, antes de analisar a final do absoluto.

“É um moleque eu chegou agora na faixa-preta, mas na faixa-marrom foi um atleta destaque, foi campeão brasileiro na faixa-marrom. Ele foi o campeão da categoria pesado no Sul-Americano. Durante a luta, consegui fazer algumas vantagens por tentar passar a guarda e, no fim, eu consegui grampear as costas. Pude sair com a vitória.”

De volta ao Brasil, onde pretende tiras alguns dias de férias e treinar para a temporada 2019, Horlando aproveitou para detalhar como funciona sua rotina por aqui.

“Voltei ao Brasil, para Natal, para treinar e ver minha família e isso me ajudou bastante na competição porque quando estou aqui fico muito feliz, minha alma fica alegre, isso é bastante importante para um atleta. Quando estou aqui, eu surfo, fico na praia, estou em contato com a natureza… É muito bom estar aqui na minha academia Kimura, é sempre bom estar com minha família aqui em Natal”, diz o campeão.

Atual campeão europeu e sexto melhor faixa-preta do mundo, de acordo com o ranking da IBJJF, Horlando projeta um ano vitorioso em 2019.

“Vou tirar uma ou duas semanas de folga para surfar e dar uma relaxada. E, quando voltar, é foco total no Europeu e nas grandes competições, que são o Brasileiro, Pan e Mundial da IBJJF. Tenho certeza que 2019 vai ser um ano melhor ainda que o ano de 2018”, encerra Horlando.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com