Home / Destaques / Uma análise sobre o Judô eficiente de Erberth Santos

Uma análise sobre o Judô eficiente de Erberth Santos

Por Hywell Teague – Artigo Original escrito por Flograppling

Erberth Santos é mais que uma realidade! Campeão do World Pro, Campeão Europeu, Campeão Brasileiro, Ouro no Tokyo Grand Slam e número quatro em nossa Lista de Faixas Pretas com menos de 25 anos. Erberth é um competidor explosivo que usa uma notável combinação entre Judô e Jiu-Jitsu para quedar seus oponentes como bonecas de pano.

Pesando cerca de 94 kg, Erberth luta tanto na categoria dos Pesados, quanto na categoria dos Super-Pesados. Porém, essa mudança de categoria não influencia na sua forma de lutar. Quando ele agarra seus adversários, é para lançar-los de cabeça no chão.

O Judô de Erberth não é bonito,  mas é bastante efetivo para as competições de Jiu-Jitsu. Nós fizemos uma análise das últimas seis lutas dele e apontamos as suas principais quedas.

“Cara no tatame”

O Seoi Nage clássico é aquele no qual o oponente passa por cima dos ombros de quem executa o golpe, caindo com as costas no tatame. Mas Erberth não executa dessa forma, o Seoi Nage de Erberth é algo devastador. Ele literalmente arremessa seus adversários de cabeça no chão, dando duas escolhas aos adversários: Ou cede os dois pontos, ou corre o risco de cair nocauteado com o choque.

Truques e Fintas

Uma coisa que devemos abordar no jogo de Judô de Erberth Santos é a versatilidade de atacar com ambas as pernas, enquanto a maioria dos praticantes de Judô utilizam uma base fixa. Entretanto, o jogo híbrido de Erberth emprega diferentes sequencias de golpes de acordo com a base está sendo utilizada.

Quando a base está com a perna direita a frente, Erberth faz a pegada na gola para fazer ataques tradicionais, como por exemplo, o Harai Goshi. O gif abaixo ilustra bem como ele faz a finta com o pé direito, isso faz com que o oponente fique preocupado com um golpe (a finta é para um osoto-gari) e faça o recuo. Esse recuo é propício para que Erberth aplique um Harai Goshi

View post on imgur.com

Caso o oponente não ofereça a distância necessária para a aplicação do Harai Goshi, Erberth vai para a queda de sacrifício, puxando o oponente para a guarda e colocando um gancho para levanta-lo e assim executar uma espécie de Sumi Gaeshi.

View post on imgur.com

A queda de sacrifício também pode ser utilizada diretamente, sem nenhuma finta preliminar.

View post on imgur.com

O contra-ataque ao single leg

Uma desvantagem da postura ereta de um judoca tradicional é a fragilidade diante dos ataques de pernas (Single leg e Double Leg). Porém Erberth possui uma ótima base e boa defesa de single-legs.

No Gif abaixo, vemos que Erberth oferece a perna de isca para o adversário entrar no Single leg, Quando o adversário tenta realizar a queda, Erberth faz a pegada na calça do oponente e o lança em direção a perna agarrada. Essa é uma posição que exige bastante força por parte de quem aplica.

View post on imgur.com

“Em caso de dúvida, apenas jogue-os de cabeça”

Em algumas situações, a técnica somente não é suficiente! É necessário uma dose de força para chegar ao objetivo. Aqui vemos Erberth tentar um Te-Guruma e o adversário a defende. Ao invés de tentar atacar a perna que mantém o adversário em pé (Como um wrestler convencional faria), Erberth opta por  projetá-lo de cabeça ao tatame, como vemos no gif abaixo.

View post on imgur.com

 

  • Dominique

    SIMPLESMENTE FODAAAAAAAA ESSE ERBERTH.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com